terça-feira, 21 de julho de 2020

ENSINO RELIGIOSO- E.E.D.J.A.D 9º ANO

ATIVIDADE 21- 03/12/2020

CORREÇÃO DE ATIVIDADE PELO MEET SOBRE RACISMO, ESTEREÓTIPO E CONSCIÊNCIA NEGRA.
REPOSTEI QUESTIONÁRIO DE REVISÃO (1A10), O DE CONSCIÊNCIA NEGRA E OUTRO RETOMANDO ATIVIDADES DE 11 A 20.


ATIVIDADE 20- 19/11/2020


Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no link a seguir:





ATIVIDADE 19- 05/11/2020

Encontro pelo google meet para correção das atividades: 15, 16 e 18.




ATIVIDADE 18- 22/10/2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:


1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*****************************************************************



ATIVIDADE 17- 08/10/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir: 




A tarde teremos aula pelo google meet.

_______________________________________________________

ATIVIDADE 16 - 17/09/2020

 De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.




_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



ATIVIDADE 15- 10/09/2020 
Tema: Violência contra a mulher e suas implicações.


1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: 
(Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?


b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual(quais) o(s) número(s)  a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?


******************************************************


ATIVIDADE 14- 03/09/2020 

OBS: Não precisa copiar texto.


              1-   VEJA O VÍDEO ACIMA E EM SEGUIDA DEFINA O QUE É ESTEREÓTIPO?

          2- Leia o texto e depois responda as questões a seguir.

O caso do menino Miguel.

"Patroa fazia as unhas quando Miguel caiu do nono andar e morreu", diz tia do menino.

  Segundo Lourdes Cristina, tia do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, a primeira-dama de Tamandaré, Sari Gaspar Corte Real, esposa do prefeito Sérgio Hacker, estava fazendo as unhas quando o menino caiu do nono andar de um prédio no Centro do Recife, na terça-feira, dia 2.

  "O menino começou a chorar. Só que ela (a patroa) não ligou para chamar a mãe de volta, nem nada. Infelizmente, aconteceu o que aconteceu [...] Estava a patroa e uma pessoa trabalhando, fazendo a unha dela", disse em entrevista ao G1.

   Sari chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo pela morte da criança, que passava o dia com a mãe, a doméstica Mirtes Renata, no apartamento dos empregadores, localizado no Recife.

  A polícia informou que tudo indica que Miguel sofreu o acidente quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o cachorro dos patrões. A perícia apontou que ele caiu de uma altura de 35 metros. Na coletiva, o policial afirmou que a moradora teve participação no caso. De acordo com ele, a dona do apartamento e patroa da mãe de Miguel "era a responsável legal pela guarda momentânea dele".

   Mãe de Miguel desabafou para a imprensa: "Se fosse eu, meu rosto estaria estampado, como já vi vários casos na televisão. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as mídias. Mas o dela não pode estar na mídia, não pode ser divulgado", disse Mirtes à Globo.

  "Ela confiava os filhos dela a mim e a minha mãe. No momento em que confiei meu filho a ela, infelizmente ela não teve paciência para cuidar, para tirar (do elevador). Eu sei, eu não nego para ninguém: meu filho era uma criança um pouco teimosa, queria ser dono de si e tudo mais. Mas assim, é criança. Era criança."
  

3-Na narrativa do texto: O caso do menino Miguel quem são respectivamente  Lourdes Cristina e Sari Gaspar Corte Real:
a- (   )Mãe e avó de Miguel 
b- (   )A tia de Miguel e a mulher do prefeito
c- (   )A mulher do prefeito e a avó de Miguel

4-Por que a patroa da mãe de Miguel foi a maior culpada pela morte do menino?

5-Você percebe que o estereótipo é posto em cheque na leitura do texto quando a mãe de Miguel fala “se fosse eu...”?  (O que a difere da patroa?)

6- Sari chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo.

- Pesquise qual a diferença entre homicídio culposo e homicídio doloso e o que significa NEGLIGÊNCIA.


7- No vídeo você viu que algum dos participantes fala: “estereótipo mata”, inclusive deram exemplo. Você poderia citar algum? Caso prefira, pode exemplificar com casos divulgados na mídia.



*****************************************************************

ATIVIDADE 13- 12/08/2020 

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.



Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e a escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)


Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.









*********************************************************************


AULA 12 - 05/08/2020


PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE RACISMO


TAREFA: Produza um texto de no mínimo 15 linhas, com o tema racismo. Fique a vontade para escolher o título. No texto tente responder o que é racismo, como ele acontece (exemplos, fatos marcantes, dificuldades) e como combatê-lo?

Para conhecer mais sobre o tema e depois desenvolver seu texto, veja o vídeo abaixo:


Na introdução, é importante contextualizar o problema abordado, já mostrando a sua visão sobre o tema.

No desenvolvimento, você deve apresentar argumentos para que seu ponto de vista seja verdadeiro.

Para concluir seu texto, você deverá apresentar uma proposta de intervenção para resolver os problemas apontados.


*********************************
AULA 11 - 29/07/2020


OBSERVAÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR – BASTA RESPONDER QUESTIONÁRIO DE REVISÃO E CONFERIR SEUS ACERTOS.
LINK DO QUESTIONÁRIO: 

 (A pontuação é apenas para simples conferência de quantidade de acertos, ok. Não é avaliação, logo está valendo a participação independente do resultado, não se preocupe.)

*****************************


AULA 10 - 22/07/2020



CONTEÚDO: O que é racismo?

1-Pesquise o que é racismo e o que é injúria racial.


2- Veja o vídeo e em seguida explique como as mídias reforçaram, por muito tempo, estereótipos em relação as pessoas pretas.(quanto a beleza, representações,etc). 




________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou alguma atitude racista, sim ou não? Se sim, e puder, conte-nos.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:


6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário (ou no Google) e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.


7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?



8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.




Nenhum comentário:

Postar um comentário