terça-feira, 21 de julho de 2020

ENSINO RELIGIOSO- E.E.D.J.A.D 7º ANO

ATIVIDADE 21- 03/12/2020

CORREÇÃO DE ATIVIDADE PELO MEET SOBRE RACISMO, PRECONCEITO E CONSCIÊNCIA NEGRA.
REPOSTEI QUESTIONÁRIO DE REVISÃO (1A10), O DE CONSCIÊNCIA NEGRA E OUTRO RETOMANDO ATIVIDADES DE 11 A 20.



ATIVIDADE 20- 19/11/2020


Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no link a seguir:






ATIVIDADE 19- 05/11/2020

Encontro pelo google meet para correção das atividades: 15, 16 e 18.


ATIVIDADE 18- 22/10/2020


TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:








fonte: https://youtu.be/7wbIQRzggTI Vídeo 01



fonte: https://youtu.be/zoC-_joJgYA (vídeo 02)



Fonte:https://youtu.be/RkGvgoWY1BY  (vídeo 03)




fonte: https://youtu.be/2mOkjkBxAJg (vídeo 04)


1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*****************************************************************



ATIVIDADE 17- 08/10/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir: 



Fonte:



A tarde teremos aula pelo google meet.

_______________________________________________________


ATIVIDADE 16 - 17/09/2020

 De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.




_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 15- 10/09/2020 
Tema: Violência contra a mulher e suas implicações.


1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: 
(Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?


b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual(quais) o(s) número(s)  a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?



******************************************************
ATIVIDADE 14- 03/09/2020 

TEMA: O preconceito e seus efeitos.
ACEITANDO PELO O QUE É

O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda".
    Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
    -"Qual é o preço dos cachorrinhos?"
    O dono respondeu:
    - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00".
    O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
    - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?".
    O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
    - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou.
    O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou:
    - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!".
    E o homem respondeu:
    - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente".
    O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
    - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo".
    O homem respondeu:
    - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos".
    O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
    - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda".
    O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
    - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você".

    Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.

ANALISANDO O TEXTO

01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?

02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.

03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?


04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que  todos gostem de você?


05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.

06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.





__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


********************************************************************


ATIVIDADE 13- 12/08/2020 

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.




Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e a escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)


Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.










*********************************************************************


AULA 12 - 05/08/2020

CONTEÚDO: O que é racismo?




1-Pesquise o que é racismo e o que é preconceito.

2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase que segue de Nelson Mandela:








__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou  alguma atitude racista sim ou não? Comente.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:






6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.

7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?


8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.




******************************************************************************************

AULA 11 - 29/07/2020


OBSERVAÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR – BASTA RESPONDER QUESTIONÁRIO DE REVISÃO E CONFERIR SEUS ACERTOS.
LINK DO QUESTIONÁRIO: 

 (A pontuação é apenas para simples conferência de quantidade de acertos, ok. Não é avaliação, logo está valendo a participação independente do resultado, não se preocupe.)

*********************************

AULA 10 - 22/07/2020

CONTEÚDO:  O QUE É BULLYING?


VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS.





Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.

            As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying  pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...

             Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.

            O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.

Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
Texto adaptado.
Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

Atividade

I- PRODUZA UM TEXTO COM NO MÍNIMO DEZ LINHAS MOSTRANDO QUE VOCÊ ENTENDEU A DIFERENÇA ENTRE BULLYING E BRINCADEIRA; OS TIPOS DE BULLYING, A QUEM PEDIR AJUDA, COMO COMBATER, IMPACTOS PARA A VIDA DA VÍTIMA, ENTRE OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE ACHAR PERTINENTE.

II- VEJA ALGUNS RELATOS DE QUEM JÁ SOFREU BULLYING  E DIGA O QUE VOCÊ PERCEBE EM COMUM. (EM RELAÇÃO AO QUE AS CRIANÇAS SENTEM,COMO REAGIRAM, O QUE ACONSELHAM)

Acesse o link logo abaixo, para assistir ao vídeo "E SE AS CRIANÇAS FALASSEM SOBRE BULLYING", ele está no fim da página.

III- ENTREVISTE UM(A) COLEGA E ATRAVÉS DAS PERGUNTAS TENTE SABER:

1- SE ELE (A) JÁ SOFREU OU SOFRE BULLYING.

2- SE NÃO SOFRE, O QUE ELE (A)  ACONSELHARIA PARA QUEM SOFRE.

     SE SOFRE O QUE ELE (A)  TEM FEITO PARA SUPERAR.

3- SE ELE JÁ PRATICOU OU PRATICA BULLYING E SE A RESPOSTA É SIM O QUE O MOTIVA OU MOTIVOU A FAZER ISSO.

      SE NUNCA PRATICOU OU DEIXOU DE PRATICAR PROCURE SABER COMO ELE(A)  AVALIA/PENSA SOBRE ISSO.


4- PEÇA PARA QUE ELE(A) DIGA UMA FRASE QUE MOTIVE A SI MESMO(A) E A QUALQUER PESSOA QUE SOFRE BULLYING A NÃO SE ABALAR COM A MALDADE ALHEIA.



***************************************************************
TAREFAS ANTERIORES AO RECESSO


TAREFA 01-  08/04/2020-  Conceitos básicos e sondagem .

1)Ler atenciosamente todas as orientações dadas, assistir ao vídeo que fiz para acolher e reforçar os conteúdos.

 2)Responder atividade.

********************************************************************************************************

 TAREFA 02- 15/04/2020- O eu, o outro o nós e o coronavírus.
1)Ler atenciosamente todas as orientações dadas, assistir ao vídeo da professora Rafaela Gomes “O eu, o outro, o nós e o coronavírus”

 2)Responder atividade com questões subjetivas.

Postagem da atividade no meu blog:


********************************************************************************************************

 TAREFA 03- 22/04/2020- Motivação/reflexão


1)Ler atenciosamente todas as orientações dadas, assistir ao vídeo do “sapinho” disponível no blog (sobre  motivação/reflexão)

 2)Responder atividade com questões subjetivas e fazer leitura de charge.
**********************************************************

 TAREFA 04- 29/04/2020- A construção da nossa identidade


1)Ler atenciosamente todas as orientações dadas, assistir ao vídeo da fábula “Eco” disponível no blog (sobre  motivação/reflexão)

 2)Responder atividade com questões subjetivas.

*******************************************************************************************

TAREFA 05 A 08 – (6 A 27/05)APOSTILA- LINK DO DRIVE DA APOSTILA


06/05/ 2020 - As pessoas e suas espiritualidades;
13/ 05 /2020-  O diálogo inter- religioso e a construção da paz;
20/05/2020- A convivência ética entre as pessoas e as diversas religiões;
27/05/2020- O Cristianismo e o ecumenismo.

**********************************************************************************************

Tarefa 09- 15/07/2020- Como vencer a timidez?



Nenhum comentário:

Postar um comentário