1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:
“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/
a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?
2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?”JUSTIFIQUE.
3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.
4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.
De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.
O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando: -"Qual é o preço dos cachorrinhos?" O dono respondeu: - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00". O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas: - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?". O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando. - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou. O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou: - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!". E o homem respondeu: - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente". O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse: - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo". O homem respondeu: - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos". O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse: - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda". O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse: - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você". Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.
ANALISANDO O TEXTO
01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?
02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.
03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?
04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que todos gostem de você?
05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.
06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.
Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.
Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafodizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e a escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.
Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)
Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.
Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:
6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.
7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?
8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.
(A pontuação é apenas para simples conferência de quantidade de acertos, ok. Não é avaliação, logo está valendo a participação independente do resultado, não se preocupe.)
*********************************
AULA 10 - 22/07/2020
CONTEÚDO: O QUE É BULLYING?
VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS.
Bullying
é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as
formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas,
que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos,
causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa
sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro
de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na
escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
As vítimas desse tipo de violência
geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são
metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o
que é considerado Bullyingpela
Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência
(Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer;
discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir;
ignorar; intimidar; perseguir...
Existe vária formas de bullying,
internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no
anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras,
publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
O importante para se proteger das
praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a
conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e
adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda,
sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem
atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime
e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa
humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e
nem dê “pilha ao palhaço”.
I- PRODUZA UM TEXTO COM NO
MÍNIMO DEZ LINHAS MOSTRANDO QUE VOCÊ ENTENDEU A DIFERENÇA ENTRE BULLYING E
BRINCADEIRA; OS TIPOS DE BULLYING, A QUEM PEDIR AJUDA, COMO COMBATER, IMPACTOS
PARA A VIDA DA VÍTIMA, ENTRE OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE ACHAR PERTINENTE.
II- VEJA ALGUNS RELATOS DE
QUEM JÁ SOFREU BULLYINGE DIGA O QUE VOCÊ
PERCEBE EM COMUM. (EM RELAÇÃO AO QUE AS CRIANÇAS SENTEM,COMO REAGIRAM, O QUE
ACONSELHAM)
Acesse o link logo abaixo,
para assistir ao vídeo "E SE AS CRIANÇAS FALASSEM SOBRE BULLYING",
ele está no fim da página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário