Escola:_________________________________________________________________________
Aluno(a)(s):______________________________________________________________________
Ano: 6º
Atividade Avaliativa
de Ensino Religioso
TEMA: BUDISMO E BULLYING
1. Entende-se por Budismo:
a)
Literatura
infantil;
b)
Religião
ou filosofia de vida;
c)
Cantigas
antigas que ligam o homem ao divino.
2. Sobre o sofrimento Buda concluiu que:
a)
É
resultado das ações erradas do homem.
b)
O
sofrimento é vontade de Deus.
c)
O
sofrimento é o caminho para a pureza da alma.
d)
É
o mesmo que ressurreição.
3. Responda:
a) O que é
“Nirvana”?_________________________________________________________
b)
Qual
o nome do livro sagrado do
Budismo?_____________________________________
c)
O
nome do Príncipe indiano conhecido por Buda é:
(
)Jesus Cristo ( )Alá (
)Adonai ( )Maomé (
)Sidharta Gautama ( )Sudoddhana
Gautama
4. Assinale a alternativa CORRETA.
a)
O
livro sagrado do Budismo é Vedas.
b)
Os
Vedas são os textos sagrados do Hinduísmo.
c)
A
Bíblia sagrada é o livro sagrado do Budismo.
- Para o príncipe
indiano a felicidade está ....
I)
Nas
riquezas de seu palácio.
II)
Nas
ambições, em poder ter sempre mais.
III)
No
egoísmo da sociedade
IV)
Na
compaixão, cuidar de quem precisa.
.
6-
Leia o texto e responda as questões a seguir.
Como se desenvolve o
fenômeno bullying em sala de aula.
Segundo
as explicações do professor Dan Olweus, é comum entre os alunos de uma classe a
existência de diversos tipos de conflitos e tensões. Há ainda inúmeras outras
interações agressivas, às vezes como diversão ou como forma de auto-afirmação e
para se comprovarem as relações de força que os alunos estabelecem entre si.
Caso exista na classe um agressor em potencial ou vários deles, seu comportamento
agressivo influenciará nas atividades dos alunos, promovendo interações
ásperas, veementes e violentas. Devido ao temperamento irritadiço do agressor e
à sua acentuada necessidade de ameaçar, dominar e subjugar os outros de forma
impositiva pelo uso da força, as adversidades e as frustrações menores que
surgem acabam por provocar reações intensas. Às vezes, essas reações assumem
caráter agressivo em razão da tendência do agressor a empregar meios violentos
nas situações de conflitos. Em virtude de sua força física, seus ataques
violentos mostram-se desagradáveis e dolorosos para os demais.
Geralmente
o agressor prefere atacar os mais frágeis, pois tem certeza de poder
dominá-los, porém não teme brigar com outros alunos da classe: sente-se forte e
confiante. Se há na classe um aluno que apresenta características psicológicas
como ansiedade, insegurança, passividade, timidez, dificuldade de impor-se e de
ser agressivo e com frequência se mostra fisicamente indefeso, do tipo bode
expiatório... ele logo será descoberto pelo agressor. Esse tipo de aluno
representa o elo frágil da cadeia, uma vez que o agressor sabe que ele não vai
revidar se atacado, que se atemorizará, vindo talvez a chorar, não se defenderá
e ninguém o protegerá dos ataques que receber.
Ainda,
segundo esse autor, não há dúvida que a maioria dos casos de bullying acontece
no interior da escola. Entretanto, para que um comportamento seja caracterizado
como bullying, é necessário distinguir os maus-tratos ocasionais e não
graves dos maus-tratos habituais e graves. Portanto, os atos de bullying entre
os alunos apresentam determinadas características comuns: são comportamentos
produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma
vítima; apresentam uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a
defesa da vítima; ocorrem sem motivações evidentes; são comportamentos
deliberados e danosos. Os comportamentos bullying podem ocorrer de duas
formas: direta e indireta, ambas aversivas e prejudiciais ao psiquismo da
vítima. A direta inclui agressões físicas (bater, chutar, tomar pertences) e
verbais (apelidar de maneira pejorativa e discriminatória, insultar,
constranger); a indireta talvez seja a que mais prejuízo provoque, uma vez que
pode criar traumas irreversíveis. Essa última acontece através de disseminação
de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão
da vítima do seu grupo social.
(FANTE, Cleo. Fenômeno
Bullying. 2.ed. Campinas: Verus, 2005, p. 49 -50, com adaptações)
a) O que você entendeu por Bullying?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais as características das vítimas que geralmente
sofrem de Bullying?
I- São
pessoas que precisam de auto-afirmação e para se comprovarem as relações de
força agridem as outras sem motivo aparente;
II-
São
pessoas agradáveis e se divertem com os apelidos que a colocam;
III-
São
pessoas educadas, tímidas e frágeis, e não reagem aos insultos;
IV-
Todas
as alternativas estão corretas.
c) Diferencie as duas formas de Bullying cujo cita o texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.1-
Marque a alternativa INCORRETA:
a)
Não
existe uma idade ou ano escolar exclusivo para haver a prática de bulllying na
escola.
b)
São
características de bullying: violência e ataques físicos gozações verbais,
apelidos, insultos, ameaças e intimidações.
c)
Bullying
é uma nova modalidade de educação física, onde o aluno extrapola suas emoções e
agressões em qualquer vítima.
d)
Bullying
é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de
uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros.
6.2.
Coloque V para verdadeiro e F para falso sobre o que transmite a charge.
a)
( ) A charge acima sugere o tema
solidariedade.
c)
( ) Calvin está sendo vítima de
Bullying.
d)
( ) O rapaz de camisa preta está fazendo
uma campanha de solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário