quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Atividade Avaliativa - 6º ano

Escola:_________________________________________________________________________
Aluno(a)(s):______________________________________________________________________ Ano: 6º  
Atividade Avaliativa de Ensino Religioso

TEMA: BUDISMO E BULLYING
1.     Entende-se por Budismo:

a)     Literatura infantil;
b)    Religião ou filosofia de vida;
c)     Cantigas antigas que ligam o homem ao divino.

2.     Sobre o sofrimento Buda concluiu que:

a)     É resultado das ações erradas do homem.
b)    O sofrimento é vontade de Deus.
c)     O sofrimento é o caminho para a pureza da alma.
d)    É o mesmo que ressurreição.

3.     Responda:
a) O que é “Nirvana”?_________________________________________________________
b)    Qual o nome do livro sagrado do Budismo?_____________________________________
c)     O nome do Príncipe indiano conhecido por Buda é:
 (   )Jesus Cristo (   )Alá   (    )Adonai (    )Maomé  (   )Sidharta Gautama (   )Sudoddhana Gautama
4.     Assinale a alternativa CORRETA.
a)            O livro sagrado do Budismo é Vedas.
b)            Os Vedas são os textos sagrados do Hinduísmo.
c)            A Bíblia sagrada é o livro sagrado do Budismo.

  1. Para o príncipe indiano a felicidade está ....
I)              Nas riquezas de seu palácio.                                
II)             Nas ambições, em poder ter sempre mais.
III)            No egoísmo da sociedade
IV)           Na compaixão, cuidar de quem precisa.
.
6- Leia o texto e responda as questões a seguir.
Como se desenvolve o fenômeno bullying em sala de aula.

Segundo as explicações do professor Dan Olweus, é comum entre os alunos de uma classe a existência de diversos tipos de conflitos e tensões. Há ainda inúmeras outras interações agressivas, às vezes como diversão ou como forma de auto-afirmação e para se comprovarem as relações de força que os alunos estabelecem entre si. Caso exista na classe um agressor em potencial ou vários deles, seu comportamento agressivo influenciará nas atividades dos alunos, promovendo interações ásperas, veementes e violentas. Devido ao temperamento irritadiço do agressor e à sua acentuada necessidade de ameaçar, dominar e subjugar os outros de forma impositiva pelo uso da força, as adversidades e as frustrações menores que surgem acabam por provocar reações intensas. Às vezes, essas reações assumem caráter agressivo em razão da tendência do agressor a empregar meios violentos nas situações de conflitos. Em virtude de sua força física, seus ataques violentos mostram-se desagradáveis e dolorosos para os demais.
Geralmente o agressor prefere atacar os mais frágeis, pois tem certeza de poder dominá-los, porém não teme brigar com outros alunos da classe: sente-se forte e confiante. Se há na classe um aluno que apresenta características psicológicas como ansiedade, insegurança, passividade, timidez, dificuldade de impor-se e de ser agressivo e com frequência se mostra fisicamente indefeso, do tipo bode expiatório... ele logo será descoberto pelo agressor. Esse tipo de aluno representa o elo frágil da cadeia, uma vez que o agressor sabe que ele não vai revidar se atacado, que se atemorizará, vindo talvez a chorar, não se defenderá e ninguém o protegerá dos ataques que receber.
Ainda, segundo esse autor, não há dúvida que a maioria dos casos de bullying acontece no interior da escola. Entretanto, para que um comportamento seja caracterizado como bullying, é necessário distinguir os maus-tratos ocasionais e não graves dos maus-tratos habituais e graves. Portanto, os atos de bullying entre os alunos apresentam determinadas características comuns: são comportamentos produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima; apresentam uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima; ocorrem sem motivações evidentes; são comportamentos deliberados e danosos. Os comportamentos bullying podem ocorrer de duas formas: direta e indireta, ambas aversivas e prejudiciais ao psiquismo da vítima. A direta inclui agressões físicas (bater, chutar, tomar pertences) e verbais (apelidar de maneira pejorativa e discriminatória, insultar, constranger); a indireta talvez seja a que mais prejuízo provoque, uma vez que pode criar traumas irreversíveis. Essa última acontece através de disseminação de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da vítima do seu grupo social.
(FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying. 2.ed. Campinas: Verus, 2005, p. 49 -50, com adaptações)
a)     O que você entendeu por Bullying?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Quais as características das vítimas que geralmente sofrem de Bullying?

I-            São pessoas que precisam de auto-afirmação e para se comprovarem as relações de força agridem as outras sem motivo aparente;
II-             São pessoas agradáveis e se divertem com os apelidos que a colocam;
III-            São pessoas educadas, tímidas e frágeis, e não reagem aos insultos;
IV-           Todas as alternativas estão corretas.

c)     Diferencie as duas formas de Bullying cujo cita o texto.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.1- Marque a alternativa INCORRETA:

a)       Não existe uma idade ou ano escolar exclusivo para haver a prática de bulllying na escola.
b)       São características de bullying: violência e ataques físicos gozações verbais, apelidos, insultos, ameaças e intimidações.
c)       Bullying é uma nova modalidade de educação física, onde o aluno extrapola suas emoções e agressões em qualquer vítima.
d)       Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros.


6.2. Coloque V para verdadeiro e F para falso sobre o que transmite a charge.


a)     (         ) A charge acima sugere o tema solidariedade.
b)    (         ) Calvin é o rapaz que usa camisa preta que pede esmola.
c)     (         ) Calvin está sendo vítima de Bullying.
d)    (         ) O rapaz de camisa preta está fazendo uma campanha de solidariedade.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário