terça-feira, 21 de outubro de 2014

Exercício sobre o Filme: "A culpa é das Estrelas".

Sinopse 

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Jovens com Câncer: Hazel (Shailene Woodley), uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a um medicamento revolucionário que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters (Ansel Elgort), de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteossarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer, a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Culpa_%C3%89_das_Estrelas_(filme)
QUESTIONÁRIO
1-      De acordo com o filme “A culpa é das estrelas”, e suas experiências pessoais, responda:

a)      Encontrar-se numa situação de estado terminal, isto é, de câncer deixa qualquer pessoa fragilizada e até revoltada com a vida. Como você percebeu o comportamento de Hazel Greice Lancaster e de Augustus Waters?  E se fosse com você como reagiria, já imaginou? “É fácil amaldiçoar, será que na dor podemos também agradecer?”



b)      Você acha que terapia de grupo, onde pessoas passando por problemas parecidos se encontram, ajuda a melhorar a autoestima ou piora por ser mais visível o sofrimento do outro? Explique.


c)       Às vezes as coisas acontecem por acaso, como por exemplo, o esbarrão de Hazel Greice  e Augustus Waters. Mas, há quem diga que tudo na vida acontece devido um propósito divino. Você acredita em amor a primeira vista? Acredita que podemos crescer no sofrimento ou que podemos ser exemplo de vida para outras pessoas? Explique.



d)      Em um momento de terapia Augustus Waters é abordado se quer compartilhar seus medos com o grupo, ele respondeu que tem medo de ser esquecido, pois quer ser lembrado por ter uma vida extraordinária. Compartilhe seus medos com o grupo e dê sua opinião sobre a resposta de Augustos.

e)       Hazel Greice afirmou que ser esquecido é inevitável, sobretudo, após a morte. Sobre esse assunto, como você encara a morte? Contextualize seu posicionamento.


f)       Avalie o casal que faziam juras de amor, dizendo “sempre” e, no entanto não foram adiante e em seguida tente responder: Você acredita que existe amor eterno? Casamento é sinal de felicidade? Você enfrentaria tudo por amor até a deficiência de seu companheiro (a) se fosse o caso?  O amor é egoísta? E o que é amor?


g)      Augustus Waters convida a Hazel Greice para ver um filme e ela se esquiva. Você concorda que a vida é um risco e que o medo de sofrer pode trazer mais dor pois a cada dia que se passa é um dia a menos a ser vivido já que não podemos voltar no tempo? Explique, dê uma situação.


h)      Como você entende a metáfora que Augustus Waters gosta de dizer ao colocar o cigarro na boca? “Você põe a coisa que te mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de te matar.”

i)        Após terem saído uma única vez a Hazel Greice não desgrudava do celular, você já experimentou essa sensação de ansiedade em ser lembrado (a) por alguém que você se encantou mesmo conhecendo muito pouco dele (a)? Conte sua experiência.


j)        A amizade entre a Hazel Greice e Augustus Waters parece ter sido intensificada após terem trocado seus livros. O que isso pode significar? (Lembre-se: cada cabeça é um mundo.)


k)      Em um passeio Hazel Greice abordou Augustus sobre leva-la para aquele lugar que certamente ele levaria todas as garotas e inclusive questionou sua virgindade. Ele assegurou-a que era virgem e, sobretudo, porque só tinha uma perna. Em outros termos ele quis dizer que não era fácil ter mulheres devido ao preconceito, por ele ser diferente. E você, que critérios você considera para escolher “sua cara-metade”, ou seja, seu ou sua namorada? E sobre a virgindade, você acha que existe tempo certo para “perde-la”? Que cuidados se devem tomar?


l)        O que você pensa a respeito dessa frase: “A dor tem de ser sentida”.


m)    Quando Hazel Greice estava desanimada e relembrando o passado, em especial, sua infância ao ver um balanço no quintal, Augustus diz: “... sua tentativa de ficar longe de mim não diminue o que eu sinto por você e seus esforços para me proteger de você serão inúteis”. No lugar de Gracy, como você receberia esse comentário? Explique. 


n)      Em Amsterdã Augustus disse que estava apaixonado por Gracy após jantado e bebido champanhe, ao servi-los o garçon anteriormente diz que D. Pedro havia dito ao beber champanhe “venham rápido estou saboreando as estrelas”. Que conclusão podemos ter a partir dessa observação com o nome dado ao filme?


o)      Peter Van Houten foi por muito tempo admirado por Hazel Greice por seu livro, no entanto ela se decepcionou com tal escritor. Muitas vezes viajamos num mundo que criamos, talvez de fantasias e que pessoas parecem perfeitas, ideais, mas que de uma hora para outras mostram que são tão frágeis quanto nós seres mortais. E aí, o que fazer? Como agir? Você já se decepcionou com alguém? Conte sua experiência e não esqueceu que também já decepcionamos.


p)      Quando Augustus revela a Hazel Greice que está tomado pelo câncer e sente dor no quadril, ela sofre muito, mas continua ao seu lado, daí ele diz: “O mundo não é uma fábrica de realização de desejos”. Explique essa frase, o que será que ele quis dizer?

q)      Você se sente especial? Reconhece-se como amado? Gosta de si mesmo e valoriza o que você tem e as pessoas que fazem parte de sua vida?

r)       Diante da frase lida por Greice no funeral de Augustus, que diz: “Se quiser o arco-íris tem de aguentar a chuva.” Diga o que você compreendeu.

s)       Diga qual a cena que você mais gostou do filme e por quê.

Boa Aula

2 comentários:

  1. nao tem respostas desse questionario?

    ResponderExcluir
  2. Olá Hellen, desculpa, mas as respostas não tenho, elas vão surgindo após assistir o filme e refleti-lo. Não quero tolher o pensamento dos alunos.

    ResponderExcluir