Olá alunos, boa tarde. Espero que estejam bem e se cuidem.
Copiem a tarefa no caderno para no retorno fazermos as correções.
Caso queiram falar comigo usem os comentários e se identifique, nome e turma.
Continuarei usando o sigeduc e disponibilizando nesse link as atividades posteriores. Se quiserem enviar a atividade por e-mail, caso não tenha como usar sigeduc, ou tirar dúvida podem escrever para o e-mail: religioesdomundo@hotmail.com 8º ANO ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS DAS ATIVIDADES, COPIEM APENAS O TÍTULO PARA SE NORTEAR QUANDO FIZERMOS A CORREÇÃO, CASO POSSA IMPRIMIR, FIQUE A VONTADE.
AULA 01- (07/05/2020) A PÁSCOA: COMO É COMEMORADA NAS DIVERSAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS.
ATIVIDADE 01
1- Para início de conversa diga-me como tem aproveitado seu tempo nesse período de distanciamento social?
2- Dizem que tudo na vida tem os dois lados da moeda, isto é, o lado bom e o ruim, tendo em vista o momento atual, de distanciamento social, como você definiria esses lados?
ASSISTA AO VíDEO E EM SEGUIDA RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR:
1- Por que a páscoa é a principal festa cristã?
2- O que sugere o vídeo refletir no período de páscoa?
3- Descreva como é celebrada a páscoa na tradição religiosa que mais lhe chamou a atenção.
1- Assistir ao vídeo e em seguida responder ao fórum.
PERGUNTA DO FÓRUM: Como você tem se percebido diante da vida. Tem se aceitado e se valorizado? Se sente um autor ou expectador da vida, uma pessoa que busca mudança ou que parou no tempo? Que luta pelo que quer ou desiste no primeiro não?
A partir dessas provocações, trace um perfil de como tem se comportado diante de suas experiências, vivências e sonhos.
2- Após ler esse texto aqui disponível, responder a tarefa.
AUTOCONHECIMENTO
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.
Gabriela Cabral
1-
A partir da leitura e reflexão do texto responda o que se pede:
1.1-
Segundo a psicologia, o autoconhecimento é: (Marque alternativa correta.)
A) ( ) Descontrole emocional do indivíduo.
B) ( ) Capacidade de ignorar opiniões de outros indivíduos
sobre si mesmo.
C) ( ) Conhecimento do indivíduo sobre si mesmo.
D) ( ) Refúgio do indivíduo dos problemas da vida.
1.2- Conhecer
a si mesmo é saber o que você realmente gosta, o que quer para sua vida, o que
é importante de fato para você e o que quer realmente fazer ou não fazer.
Coloque
V para verdadeiro e F para falso quanto às opções que podem definir
atitudes de pessoas que possuem autoconhecimento.
A
( ) Tomar decisões de acordo com a decisão de outras pessoas.
B
( ) Escolher as opções mais escolhidas por outros
C
( ) Decidir as coisas de acordo com sua vontade e suas
preferências.
D
( ) Recusar alguma coisa ainda que a maioria dos seus colegas
tenham aceitado.
2-
Como se pode buscar o autoconhecimento segundo o texto ou seu ponto de vista?
CONTEÚDO 02: QUEM SOU EU E QUAL O SENTIDO DA VIDA?
ATIVIDADE 03
Primeiro: vocês vão assistir ao vídeo "Cenas e frases motivacionais"
Segundo: Responder as questões no fórum.
PERGUNTAS DO FÓRUM:
1- O vídeo trata-se de um recorte de filmes motivacionais, qual desses recortes você mais se identifica, fica motivado ou lhe faz refletir sobre a vida? Comente.
2- Sabemos que experiências de sofrimento causam dor, por outro lado, aprendemos e nos tornamos mais fortes. Cite um dos filmes que mostra claramente esse pensamento.
3- Diga o nome de uma música ou escreva um trecho de uma música ou ainda de um poema que você se sente contemplado isto é, que lhe faz se sentir bem, amado, valorizado e/ou desperta sonho, tranquilidade, emoções positivas, garra para viver ou ainda lhe descreve simplesmente. Em seguida justifique o porquê da escolha.
CRENÇAS E AS SUAS INFLUÊNCIAS EM NOSSAS AÇÕES E RESULTADOS
Por Luciano Bento
Todos temos crenças, todos acreditam em algo, mas poucos param ou já pararam para refletir sobre o quanto as suas crenças tem influenciado as suas ações, atitudes e resultados.
Define-se por crença a firme convicção e a conformidade com algo. A crença é a ideia que se considera verdadeira e à qual se dá todo o crédito, ou seja, crença é tudo aquilo que você realmente acredita, seja isso uma verdade real ou não.
A grande questão é o quanto estas crenças têm influenciado ou afetado de forma positiva ou negativa os seus resultados? Talvez você nunca tenha feito esta pergunta, afirmo a você, saber a resposta a esta pergunta ajudará você a entender o porquê de seus resultados, sejam eles bons ou não.
Além de influenciar as nossas ações e interferir diretamente em nossos resultados, as nossas crenças podem se transformar em barreiras quando se tornam o que chamamos de crenças limitantes ou limitadoras.
1. Como se define a crença segundo o autor?
2. As nossas crenças tem influenciado as nossas ações, atitudes e resultados. Você poderia exemplificar alguma crença que lhe impactou de forma negativa e/ ou de forma positiva? Explique.
3. Marque alternativa correta.
3.1-Por que é importante pensar sobre as nossas crenças de acordo com o texto?
a) () Ajuda você a entender o porquê de seus resultados, sejam eles bons ou não.
b) () Pois pensamentos levam a ações apenas.
c) () Porque nem todas as nossas crenças são ruins ou prejudiciais.
3.2- Além de influenciar as nossas ações e interferir diretamente em nossos resultados, as nossas crenças podem se transformar em barreiras quando se tornam o que chamamos de crenças limitantes ou limitadoras. Segundo o autor, o que são crenças limitantes ou limitadoras?
a) () São aquelas que nos atrapalham ou nos impedem de conquistar algo ou a tomar alguma atitude que é importante para o nosso desenvolvimento.
b) () A resposta é: realizar a substituição destas crenças.
c) () São as mudanças em nosso sistema de crenças, estabelecendo novas ideias que irão ditar novos padrões de comportamento, proporcionando novas possibilidades que trarão outras conquistas.
PERGUNTA DO FÓRUM:Você acredita que as crenças, que você tem sobre si mesmo, interferem na forma como as pessoas lhe enxergam? Justifique.
Vocês vão assistir ao vídeo e em seguida vão responder ao fórum.
PERGUNTAS DO FÓRUM:
Você utiliza alguma dessas expressões? Quais, e em que situação?
Alguém já se referiu a você fazendo o uso de alguma expressão preconceituosa? Cite-as.
Faça uma lista das expressões preconceituosas que você conhece.
ATIVIDADE 05
Produza um texto de no mínimo 10 a 15
linhas, com o tema racismo. Fique a vontade para escolher o título. No texto
tente responder o que é racismo, como ele acontece (exemplos, fatos marcantes)
e como combater o racismo? Assistam ao vídeo para auxiliar na sua produção.
*Na introdução, é importante
contextualizar o problema abordado, já mostrando a sua visão sobre o tema.
*No desenvolvimento, você deve
apresentar argumentos para que seu ponto de vista seja verdadeiro.
*Para concluir seu texto, você deverá
apresentar uma proposta de intervenção para resolver os problemas apontados.
2- Leia o texto e depois responda as
questões a seguir.
O caso do menino Miguel.
"Patroa fazia as unhas quando Miguel caiu do nono andar e
morreu", diz tia do menino.
Segundo Lourdes Cristina, tia do menino Miguel
Otávio Santana da Silva, de 5 anos, a primeira-dama de Tamandaré, Sari Gaspar
Corte Real, esposa do prefeito Sérgio Hacker, estava fazendo as unhas quando o
menino caiu do nono andar de um prédio no Centro do Recife, na terça-feira, dia
2.
"O menino começou a chorar.
Só que ela (a patroa) não ligou para chamar a mãe de volta, nem nada.
Infelizmente, aconteceu o que aconteceu [...] Estava a patroa e uma pessoa
trabalhando, fazendo a unha dela", disse em entrevista ao G1.
Sari chegou a ser presa em
flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia.
Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo
pela morte da criança, que passava o dia com a mãe, a doméstica Mirtes Renata,
no apartamento dos empregadores, localizado no Recife.
A polícia informou que tudo indica que Miguel
sofreu o acidente quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o
cachorro dos patrões. A perícia apontou que ele caiu de uma altura de 35
metros. Na coletiva, o policial afirmou que a moradora teve participação no
caso. De acordo com ele, a dona do apartamento e patroa da mãe de Miguel
"era a responsável legal pela guarda momentânea dele".
Mãe de Miguel desabafou para a
imprensa: "Se fosse eu, meu rosto estaria estampado, como já vi vários
casos na televisão. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as
mídias. Mas o dela não pode estar na mídia, não pode ser divulgado", disse
Mirtes à Globo.
"Ela confiava os filhos dela
a mim e a minha mãe. No momento em que confiei meu filho a ela, infelizmente
ela não teve paciência para cuidar, para tirar (do elevador). Eu sei, eu não
nego para ninguém: meu filho era uma criança um pouco teimosa, queria ser dono
de si e tudo mais. Mas assim, é criança. Era criança."
3-Na narrativa do texto: O
caso do menino Miguel quem são respectivamenteLourdes Cristina e Sari Gaspar Corte Real:
a- ()Mãe e avó de Miguel
b- ()A tia de Miguel e a mulher do prefeito
c- ()A mulher do prefeito e a avó de Miguel
4-Por que a patroa da mãe de Miguel
foi a maior culpada pela morte do menino?
5-Você percebe que o estereótipo é
posto em cheque na leitura do texto quando a mãe de Miguel fala “se fosse eu...”?(O que a difere da patroa?)
6- Sari chegou a ser presa em
flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia.
Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo.
- Pesquise qual a diferença entre
homicídio culposo e homicídio doloso e o que significa NEGLIGÊNCIA.
7- No vídeo você viu que algum dos
participantes fala: “estereótipo mata”, inclusive deram exemplo. Você poderia
citar algum? Caso prefira, pode exemplificar com casos divulgados na mídia.
Atividade em grupo (vocês podem discutir as questões via áudio ou chamada de vídeo) de até três pessoas ou individual, não se esqueça de colocar nomes.Obs: mesmo em grupo se puderem todos a enviem pelo sigeduc.
1- Que leitura você consegue fazer da figura abaixo?
3- Selecione uma música que aborde o tema escolhas e tente responder as questões a seguir.(Faça em forma de parágrafo, as perguntas abaixo são para nortear sua construção textual.)
a) Qual o nome da música? Resuma a história que a música conta (ou se preferir diga que mensagem ela transmite).
b) Na situação apresentada pela música que momentos de aprendizagem ela enfatiza?
c) Quais sentimentos são explicitados?
d) Se a escolha foi um erro, ele foi possível de ser reparado? Ou se foi uma decisão acertada que mudança positiva trouxe a vida dos personagens da música?
e) Você acrescentaria ou tiraria alguma coisa na letra dessa música? O quê e por quê?
f) Que frase lhe chamou mais a atenção?Que observações você faria?
I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.
1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.
2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.
3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?
4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?
5) Veja logo abaixo a reflexão sobre a parábola da “águia” e resuma qual a mensagem que ela quer passar.
1- A todo o momento o homem está em busca de respostas para
entender a si, o outro e o mundo. E, por conseguinte, em busca da felicidade
para dar sentido a sua existência. Leia
o texto e em seguida responda as questões:
Qual o sentido da
vida?
Todos buscam o sentido da vida. Ver um sentido nas
coisas significa achar que a vida tem uma causa, uma finalidade, uma razão. É
ter um motivo para viver, algo para realizar – ser feliz, construir um mundo
melhor, amar as pessoas e promover a justiça entre elas.
Mesmo assim, a pergunta é difícil e as respostas
são muitas, às vezes contraditória. Para uns,quem dá sentido à vida humana é Deus; para outros,
é o próprio ser humano; alguns, ainda,acreditam que a vida simplesmente não tem sentido.
Mas a maioria das pessoas não consegue viver sem
algum tipo de ideal ou sem buscar justamente um sentido para a vida. As religiões
procuram justamente explicar que sentido é esse. Com isto, elas trazem conforto, esperança, bem
estar, felicidade, otimismo e ações positivas.
Do ponto de vista das religiões, o ser humano se
esqueceu de que a felicidade está num mundo mais fraterno e não apenas no consumo
obsessivo de bens materiais. O sentido da vida não está em ter determinadas coisas, mas em ser
melhor e mais humano. E que somente quando nos harmonizarmos espiritualmente, a
felicidade habitará nosso coração.
Quais são nossos ideais? O que buscamos construir
na vida? O que fazemos por nossos semelhantes? Como buscamos nos harmonizarmos
espiritualmente? Como assumimos nossa responsabilidade diante do mundo? O que somos na
verdade? Recuperar os ideais de amor, de cuidado para com a
humanidade e a natureza, de paz e justiça, de fraternidade e liberdade é tarefa que
cabe a todos.
Fonte: INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar.
Todos Os Jeitos De Crer: Ideias. São Paulo: Ática, 2009.Obs: Texto adaptado por
Cleusa Schmidt Krüger
Diante dessa leitura e conhecimentos prévios, para você :
1 –Qual o sentido da vida?
2 – Você tem sonhos, metas? Justifique.
3 – Analise: seus ideais são particulares, de consumo,
humanitários ou se misturam?
4 – A vida tem alguma finalidade ou estamos aqui por acaso,
jogados na vida, sem rumo e sem porquê? O que pensa sobre isso?
5- Ouças as canções e faça um paralelo entre elas. Qual
mensagem em comum?
Epitáfio
É preciso saber viver
***********************************************
ATIVIDADE 12- 14/08/2020
Reflexão sobre o que é ser estudante.
Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.
Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafodizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.
Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)
Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.
Tema: Convivência no contexto da pandemia do coronavírus. OBS: NÃO PRECISA COPIAR TEXTO. I- Leia o texto e veja o vídeo abaixo.
Relacionamentos: novas formas de conviver na pandemia
.....
A estratégia de controlar a transmissão do novo coronavírus por meio do isolamento social obrigou milhares de pessoas a ficarem em casa em período integral. Isso afetou os relacionamentos sociais em maneiras opostas: ao mesmo tempo em que potencializa a convivência entre pessoas que moram na mesma residência, separa fisicamente as demais. Seja pelo excesso, seja pela falta, todas as relações foram, de alguma forma, afetadas pela pandemia e as pessoas foram obrigadas a descobrir novas formas de conviver. E a convivência é uma das maiores necessidades do ser humano, como observa a professora Márcia Mansur, do Curso de Psicologia. "Somos seres relacionais, precisamos uns dos outros para viver. São as relações sociais que contribuem para a construção da nossa identidade, para a nossa vida, para os nossos projetos. Conviver, ter vínculos, se sentir pertencente, se sentir incluído a um grupo, isso é muito importante", afirma a psicóloga.
Como, então, fazer com que essas relações não sejam desgastadas neste momento de vulnerabilidade, em que as pessoas estão com as emoções afloradas devido aos altos níveis de ansiedade e estresse impostos pela pandemia e suas consequências? Mais do que nunca, é hora de exercitar o respeito, a tolerância e a empatia. "Nós precisamos aprender a lidar com as diferenças. Para isso, é necessário estarmos abertos. Precisamos repensar e avaliar nossas ações diariamente", destaca a professora, que considera o direito à privacidade um fator fundamental para uma convivência harmônica. "Ter um espaço para exercer a individualidade, respeitando a singularidade de cada um dentro desse ambiente, é muito importante", ressalta.
Mas, o mesmo cenário que pode favorecer conflitos, pode também reforçar laços. Para a professora Márcia, este momento é, também, uma oportunidade de conhecer melhor as pessoas com quem convivemos todos os dias. "Antes dessa pandemia não tínhamos muito tempo e nem nos atentávamos para as diferenças e para as convivências familiares. Agora estamos tendo oportunidade, até de uma forma imposta, de conhecer melhor essas pessoas que estão ao nosso redor. Podemos aproveitar melhor esse tempo olhando mais para as pessoas, tentando enxergar potencialidades que não percebíamos durante o dia a dia, na correria e nas tarefas diárias", observa Márcia Mansur. "Então, se estivermos abertos e com o olhar um pouco mais atento, poderemos perceber coisas que não percebíamos antes nas relações familiares", completa a professora, que sugere atividades em conjunto, como ver fotos da família e cozinhar, entre outras, para proporcionar esses momentos de troca.
1- Diante da leitura do texto e visualização do vídeo acima. Responda:
"Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a parentes, amigos e colegas de trabalho."
1.1- Você acredita que passou a se comunicar mais com os seus e conhecê-los melhor que antes? Comente.
1.2- Uma vez, ouvi dizer que a internet encurta distâncias, mas que também esfria as relações humanas. Nesse momento de pandemia, o que você pensa sobre isso?
1.3- Sobre o Vídeo: “EM TEMPOS DE PANDEMIA NENHUM ESPIRRO É PERDOADO”, responda:
a) Em tempos de pandemia o que um espirro pode causar nos outros e para quem espirra em público?
b) Como você imagina o novo "normal"? Será tudo como antes? O que vai mudar ou continuar existindo nas relações sociais no pós pandemia?
**********************************
ATIVIDADE 14- 28/08/2020
Tema: Reflexões sobre o agosto lilás.
“Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.
De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um
parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se
intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do
coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e
familiar (link) e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.
1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:
“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/
a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?
2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?”JUSTIFIQUE.
3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.
4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.
*************************************************
ATIVIDADE 18 - 25/09/2020
Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no vídeo a seguir:
Olá queridos alunos, a atividade de hoje foi apenas interação pelo google meet, um diálogo.(Primeiro)
ATIVIDADE 20 - 09/10/2020
A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!
Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.
No Dicionário Aurélio, de língua portuguesa, temos valor como: qualidade que faz estimável alguém ou algo; importância de determinada coisa; preço; legitimidade.
Mas o que são valores humanos?
Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas decisões.
Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
a)Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;
b)Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.
Exemplo: Participar numa manifestação a favor da categoria dos professores em prol de melhorias de salário e qualidade no ensino pode significar que atribuímos a essa ação um valor que chamamos de solidariedade.
Os valores humanos seriam, portanto, as razões ou motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas pessoas ou que nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões.
Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas apreciações ou julgamentos que traduzem nossas preferencias.
Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:
·Valores éticos: São aqueles que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa vida. Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, bondade, altruísmo...
·Valores estéticos: São os valores de expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime (digno);trágico.
·Valores religiosos: Sãoos que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado, pureza, santidade, perfeição.
·Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
·Valores vitais: são aqueles referentes a vida, exemplo: saúde, força, entre outros.
Atividade
Leitura do Texto:
Valores humanos
Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira… A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores. Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e o quanto valiam para nós.
1) O que você entende por valores humanos? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
6) Quanto vale um amigo? Há quem diga que é “Melhor ter amigo na praça do que dinheiro na caixa.” Isto é um clichê muito ouvido quando o assunto é amizade. E você, concorda? Justifique.
8- Tente explicar o que o autor quis dizer no trecho “A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário