Olá alunos, boa tarde. Espero que estejam bem e se cuidem.
Copiem a tarefa no caderno para no retorno fazermos as correções.
Caso queiram falar comigo usem os comentários e se identifique, nome e turma.
Continuarei usando o sigeduc e disponibilizando nesse link as atividades posteriores. Se quiserem enviar a atividade por e-mail, caso não tenha como usar sigeduc, ou tirar dúvida podem escrever para o e-mail: religioesdomundo@hotmail.com 7º ANO
ATENÇÃO:
NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS DAS ATIVIDADES, COPIEM APENAS O TÍTULO PARA SE NORTEAR QUANDO FIZERMOS A CORREÇÃO, CASO POSSA IMPRIMIR, FIQUE A VONTADE.
AULA 01- (07/05/2020) CONCEITOS BÁSICOS/SONDAGEM
ATIVIDADE 01
De acordo com o vídeo e conhecimentos prévios, responda as perguntas:
1- Qual o objetivo da disciplina Ensino Religioso na escola?
2- Qual o objeto de estudo da disciplina?
3- O que é religião?
4- De forma geral quais nomes podemos atribuir a “Deus” além de transcendente?
5- Qual origem da palavra religião?
6- Todas as pessoas acreditam na existência de Deus?
7- Defina os termos:
a) monoteísmo.
b) politeísmo.
c) Ateísmo.
8- Quais os atributos divinos que faz de “DEUS” um ser transcendente, isto é, ser que está para além da capacidade humana?
9- O que são doutrinas?
10- O que são rituais?
11- O que seria um espaço sagrado?
12-Convido você a fazer uma reflexão sobre o quem sou eu. O que você mais admira em você e o que precisa melhorar enquanto pessoa?
13- Em tempos de distanciamento social, o que sente mais falta?
CONTEÚDO 01: O EU, O OUTRO, O NÓS E O CORONAVÍRUS.
ATIVIDADE 02
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
VÍDEO DE AUTORIA DA PROFESSORA: RAFAELA GOMES
DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=6xBUVumjpKY. ACESSO EM:25 DE ABRIL DE 2020.
1- Quais as atitudes devemos tomar para prevenir o contágio do coronavírus, pensando de forma coletiva, isto é, em você e no outro?
2- Como o leão reagiu quando o ratinho se propôs retribuir o bem que recebeu? Você aprova a atitude do leão? Justifique.
3- Você acredita que nesse período de pandemia e crise financeira ficou mais evidente que precisamos cada vez mais um do outro? Explique como percebe isso.
*Pergunta do FÓRUM: Quais os sentimentos tem mais aflorado em você em tempos de distanciamento social?
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
1- Qual o ensinamento que essa fábula nos transmite?
2- Sabemos que, convivendo em sociedade, precisamos de alguns cuidados para que haja uma boa convivência. Logo, cite:
a) Três atitudes positivas para preservar o bem-estar no seu lar, sobretudo, nesse período de confinamento em que estamos mais “estressados.”
b) Duas atitudes negativas que você já cometeu na sua vida e que se pudesse voltar no tempo não faria novamente.
3- Explique a frase: “Na vida a gente você só colhe o que planta”.
*******************************
AULA 04- (29/05/2020)
CONTEÚDO 03: AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES
ATIVIDADE 04
AS PESSOAS E SUAS ESPIRITUALIDADES
I- Diante da leitura do texto acima e conhecimentos prévios, responda as questões que se seguem.
1- Qual das alternativas melhor responde o que é espiritualidade? Marque a alternativa correta.
a) Seria se isolar de todas as crenças.
b) Seria as práticas que conduzem a pessoa a um relacionamento com o mundo espiritual,com Deus, com seu Orixá, seu Guru.
c) Seria as práticas que afastam a pessoa de um relacionamento com o mundo espiritual,com Deus, com seu Orixá, seu Guru.
2- Em que lugares essa espiritualidade pode ser posta em prática?
3- O que a essa espiritualidade pode trazer para o indivíduo que as pratica?
4- O que manifesta do indivíduo para com sua divindade através da espiritualidade?
5- Cada um tem seu jeito de expressar sua espiritualidade, mas no fim o que todos buscam?
6- Entreviste um ente familiar sobre sua espiritualidade: (veja as possíveis perguntas)
a) Você se considera uma pessoa abençoada? sim ou não. E por quê?
b) Quando você passa por dificuldade e sofrimentos, a que ou a quem você clama por solução?
c) Você se considera uma pessoa grata mesmo na dificuldade?
d) O que você faz para alimentar sua espiritualidade?
e) Nesse período de Pandemia você buscou mais sua religiosidade?
7 - Pesquise, desenhe ou cole imagens de exemplos de diferentes práticas de Espiritualidade.
*Pergunta do FÓRUM:: Você participa de alguma tradição religiosa? Você já passou por alguma experiência que acredite ter sido um livramento ou um milagre (algo sobrenatural)? Conte-nos.
************************************
AULA 05- (05/06/2020)
CONTEÚDO 04: O QUE É RACISMO?
ATIVIDADE 05
1-Pesquise o que é racismo e o que é preconceito.
2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase que segue de Nelson Mandela:
Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:
6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.
7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?
*Pergunta do FÓRUM:Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.
VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullyingpela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.
1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.
2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.
3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?
4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?
5) Veja logo abaixo a reflexão sobre a parábola da “águia” e resuma qual a mensagem que ela quer passar.
O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando: -"Qual é o preço dos cachorrinhos?" O dono respondeu: - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00". O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas: - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?". O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando. - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou. O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou: - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!". E o homem respondeu: - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente". O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse: - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo". O homem respondeu: - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos". O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse: - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda". O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse: - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você". Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.
ANALISANDO O TEXTO
01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?
02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.
03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?
04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que todos gostem de você?
05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.
06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.
Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.
Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafodizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.
Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)
Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.
Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a parentes, amigos e colegas de trabalho. Para manter esses vínculos, a internet se tornou a maior aliada das relações na era do "novo normal". "Mesmo no período pós-pandemia, os meios virtuais vão estar, definitivamente, mais presentes na nossa vida. E precisaremos buscar outras formas de relações e se apropriar dessas formas virtuais", alerta Márcia Mansur.
Para isso, valem reuniões familiares, confraternizações, atividades simultâneas, como ouvir uma música ou disputar um jogo, tudo pela tela do computador ou do celular. "O mais importante é que a gente consiga se afetar. Afetar as pessoas e sermos afetados por elas. Essas interações virtuais são formas de fortalecer esses afetos e essas relações, mesmo que à distância", explica a professora e psicóloga, que acredita que esse momento pelo qual a sociedade passa é desafiador, mas também proporciona crescimento. "Exige criatividade, flexibilidade, positividade. Eu acho que esse momento tão desafiador, mas que também aprendizado", afirma.
Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a parentes, amigos e colegas de trabalho.
1- Você acredita que passou a se comunicar mais com os seus familiares e conhecê-los melhor que antes? Comente.
2- Uma vez, ouvi dizer que a internet encurtava distâncias, mas que também esfriava as relações humanas. Nesse momento de pandemia, o que você pensa sobre isso?
3- Sobre o Vídeo abaixo: “regras de convivência”, responda: Qual ou quais regras você percebeu que precisamos adotar para haver uma boa convivência?
“Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.
De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência,os mitos da violência doméstica e familiar (link)e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.
1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:
“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/
a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?
2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?”JUSTIFIQUE.
3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.
4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.
*************************************************
ATIVIDADE 18 - 25/09/2020
Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no vídeo a seguir:
Olá queridos alunos, a atividade de hoje foi apenas interação pelo google meet, um diálogo.(PRIMEIRO)
ATIVIDADE 20 - 09/10/2020
A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!
Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.
·Objetivo: conhecer
costumes religiosos do passado que hoje parecem assustadores e sem sentido, mas
demonstram o quanto o sagrado é determinante na vida social e privada das
pessoas.
Texto : “É barra não ser mais criança”
As tradições
religiosas tribais conservam costumes que são transmitidos de geração em
geração. Um deles é a iniciação ou passagem da infância para a vida adulta.
Ocorre na idade de 11, 12 ou 13 anos, e os adolescentes são instruídos e
assistidos pelos adultos da tribo nessa ocasião.
Todos sonham ser
tratados como adultos, mas os meninos que pertencem a comunidades tribais
indígenas vivem não só a expectativa, como também certo medo, porque a
iniciação pode trazer tarefas difíceis e até dolorosas.
Já as garotas
passam por um tipo de rito de iniciação, no qual aprendem com as anciãs o
significado sagrado de ser esposa e mãe.
A iniciação prepara
os adolescentes para as responsabilidades e os riscos da vida adulta. Por outro
lado, é uma forma de entrar em comunhão com os antepassados da tribo e com os
espíritos da natureza e, de todos eles, receber benção e proteção.
Fonte: CARNIATO, Maria Inês. Expressões
do sagrado na humanidade. 7º ano. Ed. Ver.e ampl. – São Paulo: Paulinas,
2010. –(Coleção ensino religioso fundamental – Unidade I )p.17
Abordagem de conhecimentos acumulados e de fixação.
Para reforçar o texto assista ao vídeo
abaixo e veja o que acontece no ritual de passagem da adolescência para a vida
adulta.
Encontro pelo google meet, correção das atividades 05, 11 e 24. Sobre os temas preconceito, racismo e consciência negra.
ATIVIDADE 26- 27/11/2020
Encontro pelo google meet, REVISÃO das atividades 02, 03 e 04. Sobre os temas o eu, o outro e o coronavírus, a construção da nossa identidade e as espiritualidades e as pessoas.. Em seguida atividade diagnóstica 01.
Parabéns pelo trabalho! Os textos são maravilhosos! O site é espetacular e muito ajuda a nós, professores e alunos de todas as disciplinas, principalmente Ensino Religioso, como a minha. Muito obrigada!
Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirOs textos são maravilhosos!
O site é espetacular e muito ajuda a nós, professores e alunos de todas as disciplinas, principalmente Ensino Religioso, como a minha.
Muito obrigada!