“O
bom e o mau uso da liberdade”.
A liberdade, ao lado da Inteligência,
é uma característica que nos engrandece extraordinariamente. Ela nos permite
traçar o nosso próprio caminho. Mas o uso da liberdade implica riscos: tanto
podemos escolher o caminho da felicidade como o da infelicidade. É preciso
saber usar a liberdade para não prejudicarmos a nós nem ao próximo. Quem usa
mal a liberdade pode até perdê-la, tornando-se escravo de seus instintos, dos
vícios, das coisas e dos outros.
Portanto, podemos praticar o mal
porque somos livres. Mas não devemos fazê-lo, porque ele nos prejudica, além
de, em geral, prejudicar os outros. Saber usar a liberdade significa ser
responsável. Liberdade e responsabilidade são dois termos inseparáveis. São
cara e coroa da mesma moeda. Não se pensa numa sem pensar na outra. Não se pode
ser livre sem ser responsável e vice-versa.
Para sermos responsáveis devemos
responder por nossos atos. Ninguém poderá fazê-lo por nós. Desde cedo somos
ensinados a ser responsáveis na família, na escola e na sociedade. A
responsabilidade se desenvolve aos poucos no ser humano. Quando bebês,
dependemos de nossos pais para sobreviver. Aos poucos, vamos ficando
independentes e responsáveis por nossos atos.
A responsabilidade é essencial à vida
humana. Quem não assume suas responsabilidades degrada-se como pessoa. E quando
os membros de uma sociedade não são responsáveis, todos sofrem, embora uns mais
que outros. O analfabetismo, a desnutrição, o alto índice de mortalidade
infantil, a falta de moradia, o desemprego, os acidentes de trabalho e de
trânsito são todos, na maioria das vezes, frutos da irresponsabilidade. Quando
cada um assumir a sua responsabilidade, o mundo melhorará; caso contrário,
continuará doente.
Autor desconhecido.
Estudo
Dirigido:
1-
Complete
a frase:
a)
Liberdade
é a capacidade que temos de
escolher
................................................................................................................................
2-
Escolher
faz parte de nossa vida diária. Responda:
a)
Você
já esteve numa situação de escolha hoje?Qual?
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)
Você
ficou satisfeito com a escolha realizada? Explique por quê.
..........................................................................................................................................................................................................................................................
3-
Por
que se diz que o uso da liberdade implica riscos?
....................................................................................................................................................................................................................................................................
4-
Complete
as frases. Cada trecho escrito no quadro refere-se a uma das frases abaixo:
|
a)
A
liberdade é uma característica ............................................................................
b)
A
liberdade nos permite
traçar................................................................................
c)
O
uso da liberdade...................................................................................................
d)
Quem
usa mal a
liberdade......................................................................................
5-
Formule
frases verdadeiras relacionando as frases das letras a e b com as frases
abaixo cujos parênteses estão vazios.
(a) O bom uso da liberdade.
(b) O mau uso da liberdade.
( ) nos prejudica.
( ) nos engrandece.
( ) nos torna responsáveis.
( ) nos torna escravo dos vícios.
( ) nos faz crescer.
( ) nos traz alegria.
( ) nos traz infelicidade.
6-
Releia
a parte grifada do texto e dê alguns exemplos concretos.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7-
Analise
cada situação e associe a alternativa que complete o seu sentido.
(a)
É
difícil, mas faz crescer.
(b)
É
fácil, mas não faz crescer.
( ) Deixar que os outros decidam em
lugar da gente...
( ) Decidir por si próprio...
( ) Assumir as consequências das
próprias decisões...
( ) Deixar que os outros se
responsabilizem por nossos atos...
8-
Reflita
e assinale as sentenças verdadeiras: “sou responsável quando”...
( ) esqueço parte do material escolar
em casa.
( ) termino as atividades por mim
iniciadas.
( ) deixo desordens para terceiros
arrumarem.
( ) cumpro minhas tarefas sem ser
mandado.
( ) assumo as consequências dos meus
atos.
( )abandono as tarefas pela metade.
( ) devolvo em tempo o que tomei
emprestado.
( ) esqueço o que devo.
9-
Marque
corretamente as opções que completam as frases.
a)
Quando
os membros de um grupo não são responsáveis:
# todos sofrem;
# todos se alegram.
# todos sofrem;
# todos se alegram.
b)
Quem
não assume sua responsabilidade:
# promove-se;
# degrada-se.
# promove-se;
# degrada-se.
c)
A
responsabilidade é essencial:
# à
vida humana;
#à vida
animal.
10- Pesquise no texto e responda. Quais os
sinais da irresponsabilidade da sociedade humana?
....................................................................................................................................................................................................................................................................
11- Produza, no mínimo cinco linhas, sobre o que você entende sobre a Liberdade e Responsabilidade.----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
12- Seja criativo e nos respectivos quadros desenhe algo que represente a liberdade e no outro a perda da liberdade.
OBS: PARA EXEMPLIFICAR SELECIONEI DOIS DESENHOS FEITOS POR MEUS ALUNOS.
Gostei muito, vou adaptar para o 5o ano! Obrigada!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns!
ResponderExcluirEXCELENTE TRABALHO, AMEI!
ResponderExcluirGostei do texto das ativides bem construtivo
ResponderExcluirBom texto
ResponderExcluirMuito bom parabéns.
ResponderExcluirLegal sua atividade. Muito obrigada por compartilhar. Farei adaptações para utilizá-la com meus alunos.
ResponderExcluir