I-
PLANO
DE AÇÃO PEDAGÓGICA
A proposta é trabalhar, com turmas de 9º ano, temas transversais em
forma de seminários voltados para a discussão e amadurecimento em relação a
questões pertinentes a cidadania. Tais como: Meio Ambiente e Reciclagem; Saúde
e alimentação; Adolescência e sexualidade.
A formação do grupo e escolha do tema será feita a partir do líder de
cada equipe. Sendo os alunos avaliados, enquanto grupo, com vistas à obtenção
de nota do quarto bimestre do ano letivo de 2012 para a disciplina de Ensino
Religioso cujo tempo de duração é de no máximo 45 min. Logo serão observados os
requisitos abaixo:
1-
Comportamento/Postura do grupo
2-
Coerência na apresentação do conteúdo
3-
Frequência de todos os integrantes do
grupo/Participação individual de cada integrante
4-
Forma de apresentação/ recursos e criatividade
5-
Interação com a turma
6-
Capacidade de síntese
7-
Perguntar quais foram as maiores dificuldades e
quais as alternativas de solução que buscaram.
Observações
que julgar importante:...................................................................
Os itens
2-5 e 6 terão peso 2,0 enquanto os demais peso 1,0.
II- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA
Para fins de auxilia-los, queridos professores, na elaboração da atividade e avaliação... escolhemos um grupo do 9º
ano, da Escola Municipal Presidente Kennedy em Caicó, cujo tema é: Meio ambiente e
Reciclagem. Espera-se que sejam trabalhadas os cuidados que devemos ter com o
meio, seus problemas e alternativas de solução para esses problemas ocasionados
em grande parte pelo egoísmo e ambição humana.
Em aula foram postos alguns textos bases (vale ressaltar que foram
textos extraídos da apostila do IFRN da seção de
cidadania) e um líder de cada grupo foi chamado, pela ordem de apresentação,
para fazer a escolha; depois foram orientados para lerem os textos e explorarem
como acreditarem ser mais prazeroso e mais atraente para eles e para a plateia
que irá ouvi-los; não esquecendo que terão de atender os requisitos
anteriormente expostos. Podendo usar desde o lúdico (brincadeiras/dinâmicas) ao
formal, e da cartolina ao Datashow.
III- RELATÓRIO E AVALIAÇÃO
·
O grupo
escolhido para esta exposição é formado por:
Railma, Douglas, Lara, Rafaela e Damião
·
Tema: Meio
ambiente e Reciclagem.
·
O grupo
ornamentou a sala: ambientalizando o espaço conforme o tema.
Foram confeccionadas árvores gigantes
coladas em cada lado do quadro branco (caule e copa com tnt verde e
marron);bexigas verdes.
Criaram uma maquete de uma cerâmica, rio e
árvores para demonstrar o uso indevido das florestas (ressaltando o
desmatamento e as queimadas, além de emigração de animais que saem de seu
habitat para áreas urbanas e dos riscos que correm de extinção), aqui
usaram vários materiais tais como: cartolina, isopo,tinta, cano,galhos de
árvores, incenso para lembrar a fumaça, entre outros, inclusive sons de pássaros.
E para demonstrar a poluição dos rios por
resíduos liberados sem nenhum trato afetando a vida (respiração) de animais
aquáticos o que também põe em risco o consumo humano desses alimentos; foi
usado espuma de barbear.
·
Além
desses recursos usaram vídeos retirados da internet e slides elaborados por
eles para facilitar a apresentação e entendimentos da plateia.
·
Pôde-se observar que o grupo superou nossas
expectativas, visto que foram bastante dinâmicos, coesos e coerentes, tanto na
apresentação do tema como na forma como organizaram a apresentação.
·
Para
interagir com a turma o que fizeram?
·
Primeiro
entregaram um papel com a pergunta: o que você faria para ajudar o planeta?
E o espaço do nome para assinar...aqui a
proposta era em seguida colar na árvore.
·
Foi
entregue também para a turma em forma de lembrancinha um cartaz também
confeccionados por eles sobre a importância e incentivo a reciclagem.(deram
uma balinha para agradar).
·
Foram
mais criativos ainda quando após explicação sobre coleta seletiva, testaram os
alunos se realmente associaram a cor da lixeira ao objeto. (aqui
confeccionaram umas lixeiras com cores da coleta seletiva: azul, verde;
vermelho e amarelo) levando alguns
objetos de vidro, plástico, metal e papel e escolheram ao acaso 4 alunos, em
seu caderno um do grupo anota o nome do aluno escolhido e a ordem que colocou o
lixo na lixeira, depois viraram a lixeira e revelaram onde deveriam ter
colocado o lixo de forma correta. Como
forma de motivar os alunos que acertaram deram pipoca de brinde. Ainda tiveram
o cuidado de confeccionar uma lembrancinha com material reciclável
caracterizando o tema trabalhado para entregar a cada aluno da turma e
inclusive a professora, com seus respectivos nomes.
Após avaliação desse trabalho: Surgiu a
ideia de no último dia de aula fazermos uma oficina, a partir do grupo
selecionado, para as demais turmas aprenderem a separar seu lixo e a
transformá-lo em utensílios, isto é, a proposta é fazermos multiplicadores do
conhecimento e nos ajudarmos, pois, também somos natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário