sábado, 17 de novembro de 2012

DO PLANO A AÇÃO...


I-        PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

A proposta é trabalhar, com turmas de 9º ano, temas transversais em forma de seminários voltados para a discussão e amadurecimento em relação a questões pertinentes a cidadania. Tais como: Meio Ambiente e Reciclagem; Saúde e alimentação; Adolescência e sexualidade.

A formação do grupo e escolha do tema será feita a partir do líder de cada equipe. Sendo os alunos avaliados, enquanto grupo, com vistas à obtenção de nota do quarto bimestre do ano letivo de 2012 para a disciplina de Ensino Religioso cujo tempo de duração é de no máximo 45 min. Logo serão observados os requisitos abaixo:

1-      Comportamento/Postura do grupo

2-      Coerência na apresentação do conteúdo

3-      Frequência de todos os integrantes do grupo/Participação individual de cada integrante

4-      Forma de apresentação/ recursos e criatividade

5-      Interação com a turma

6-      Capacidade de síntese

7-      Perguntar quais foram as maiores dificuldades e quais as alternativas de solução que buscaram.

Observações que julgar importante:...................................................................

Os itens 2-5 e 6 terão peso 2,0 enquanto os demais peso 1,0.


II-      DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

Para fins de auxilia-los, queridos professores,  na elaboração da atividade e avaliação... escolhemos um grupo do 9º ano, da Escola Municipal Presidente Kennedy em Caicó, cujo tema é: Meio ambiente e Reciclagem. Espera-se que sejam trabalhadas os cuidados que devemos ter com o meio, seus problemas e alternativas de solução para esses problemas ocasionados em grande parte pelo egoísmo e ambição humana.

Em aula foram postos alguns textos bases (vale ressaltar que foram textos extraídos da apostila do IFRN da seção de cidadania) e um líder de cada grupo foi chamado, pela ordem de apresentação, para fazer a escolha; depois foram orientados para lerem os textos e explorarem como acreditarem ser mais prazeroso e mais atraente para eles e para a plateia que irá ouvi-los; não esquecendo que terão de atender os requisitos anteriormente expostos. Podendo usar desde o lúdico (brincadeiras/dinâmicas) ao formal, e da cartolina ao Datashow.


III-    RELATÓRIO E AVALIAÇÃO


·         O grupo escolhido para esta exposição é formado por:  Railma, Douglas, Lara, Rafaela e Damião

·         Tema: Meio ambiente e Reciclagem.

·         O grupo ornamentou a sala: ambientalizando o espaço conforme o tema.

Foram confeccionadas árvores gigantes coladas em cada lado do quadro branco (caule e copa com tnt verde e marron);bexigas verdes.

Criaram uma maquete de uma cerâmica, rio e árvores para demonstrar o uso indevido das florestas (ressaltando o desmatamento e as queimadas, além de emigração de animais que saem de seu habitat para áreas urbanas e dos riscos que correm de extinção), aqui usaram vários materiais tais como: cartolina, isopo,tinta, cano,galhos de árvores, incenso para lembrar a fumaça, entre outros, inclusive sons de pássaros. 

E para demonstrar a poluição dos rios por resíduos liberados sem nenhum trato afetando a vida (respiração) de animais aquáticos o que também põe em risco o consumo humano desses alimentos; foi usado espuma de barbear.

·         Além desses recursos usaram vídeos retirados da internet e slides elaborados por eles para facilitar a apresentação e entendimentos da plateia.

·         Pôde-se observar que o grupo superou nossas expectativas, visto que foram bastante dinâmicos, coesos e coerentes, tanto na apresentação do tema como na forma como organizaram a apresentação.

·         Para interagir com a turma o que fizeram?

·         Primeiro entregaram um papel com a pergunta: o que você faria para ajudar o planeta? E o espaço do nome para assinar...aqui a proposta era em seguida colar na árvore.

·         Foi entregue também para a turma em forma de lembrancinha um cartaz também confeccionados por eles sobre a importância e incentivo a reciclagem.(deram uma balinha para agradar).

·        Foram mais criativos ainda quando após explicação sobre coleta seletiva, testaram os alunos se realmente associaram a cor da lixeira ao objeto. (aqui confeccionaram umas lixeiras com cores da coleta seletiva: azul, verde; vermelho e amarelo) levando alguns objetos de vidro, plástico, metal e papel e escolheram ao acaso 4 alunos, em seu caderno um do grupo anota o nome do aluno escolhido e a ordem que colocou o lixo na lixeira, depois viraram a lixeira e revelaram onde deveriam ter colocado o lixo de forma correta. Como forma de motivar os alunos que acertaram deram pipoca de brinde. Ainda tiveram o cuidado de confeccionar uma lembrancinha com material reciclável caracterizando o tema trabalhado para entregar a cada aluno da turma e inclusive a professora, com seus respectivos nomes.

Após avaliação desse trabalho: Surgiu a ideia de no último dia de aula fazermos uma oficina, a partir do grupo selecionado, para as demais turmas aprenderem a separar seu lixo e a transformá-lo em utensílios, isto é, a proposta é fazermos multiplicadores do conhecimento e nos ajudarmos, pois, também somos natureza.







Nenhum comentário:

Postar um comentário