ATIVIDADE
AVALIATIVA DE ENSINO RELIGIOSO
1. A
partir do trecho da Revista Veja e do que vimos em sala de aula sobre o tema
justiça teça um breve comentário sobre o que você entende por: justiça.
“O PT me transformou em bandido,”desabafa.Valério
sabe que essa rotina em breve será interrompida. Ele é o único dos 37 réus do
mensalão que não tem um átimo de dúvida sobre seu futuro. Na semana passada, o
publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena
mínima de três anos de prisão.” Veja,19 de setembro,2012,p.63
Justiça: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia o
fragmento abaixo e identifique qual o
problema que ele trata e diga o que
falta entre os povos para haver paz religiosa.
“É
odioso, condenável, grotesco e deseducado fazer troça da religião de outras
pessoas- e até da própria. A fé se confunde com a mais profunda consciência que
as pessoas têm de si mesmas. Portanto, é natural que as ofensas religiosas
sejam percebidas como ataques pessoais.” Revista Veja, 26 de setembro,
2012,p.82.
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3- A paz
social é aquela que resulta de...
a)
diálogo inter-religioso com forte traços de caridade como forma de acabar com a
pobreza.
b) de uma
justa distribuição da riqueza econômica e cultural do país entre todos os
cidadãos.
c) valorização
da mão de obra barata e corrupção política e solidária.
4- Sobre o tema família, já
abordado em sala, marque a alternativa INCORRETA.
a) A
família é constituída por pessoas que independem do sexo.
b) A
família é apenas constituída pela união de heterossexuais.
c)
A família é a união de pessoas que se amam e se
cuidam.
Existe esperança.
Não havia como deixar de relatar fato inusitado ocorrido conosco
neste início de segunda-feira. Não eram nem 7h, as ruas estavam tomadas
basicamente por jovens estudantes. Minha esposa estava a levar nossa filha para
a escola. Bem à frente dela, seguia um sonolento ônibus. Até aqui, nada de
diferente. Eis que o inusitado acontece: na movimentada Avenida Coronel
Martiniano, o imenso ônibus parou em uma faixa de pedestres para que as crianças
pudessem atravessar a avenida. Repito: o motorista parou por vontade própria,
não havia sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de pedestres
pintada no asfalto. O motorista simplesmente parou o coletivo.
Estaríamos nós em algum país europeu? Na Suíça talvez, Luxemburgo,
talvez na Bélgica? Num país, numa cidade onde os motoristas respeitam a vida
humana, respeitam literalmente o próximo? Nada disso: foi bem aqui em Caicó.
A vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e
recomendá-lo para as autoridades constituídas para receber uma medalha de honra
ao mérito. Infelizmente esta postura, que deveria ser regra, passa a ser
merecedora de prêmio em uma cidade com um trânsito desumanizado, agressivo e
mal-humorado.
Se 50%, pelo menos isso, a metade dos motoristas de nossa Caicó,
agissem como este anônimo motorista de ônibus, juro, me daria por satisfeito.
Parabéns, desconhecido motorista, minha filha recebeu encantada esta bela aula
de cidadania, de amor ao próximo. Se a grande maioria dos motoristas daqui pudesse
aprender e se espelhar em você, já seria uma grande vitória da vida, da
civilidade.
Texto adaptado por Maria Aparecida; novembro de 2009.
COM BASE NO TEXTO, ASSINALE A ÚNICA
ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 05 A 10
05.O fato inusitado relatado no
texto diz respeito a um condutor de ônibus que...
(A) parou
o veículo por vontade própria, para preservar a vida de jovens estudantes.
(B) foi
parado por um guarda de trânsito quando orientava a travessia de estudantes.
(C)
atravessou uma faixa de pedestres em obediência à orientação de um guarda de
trânsito.
(D) se
viu obrigado a respeitar a sinalização em uma faixa para a travessia de
pedestres.
06.
O título do texto, “Existe esperança”, indica que, para o autor...
(A)
apenas a metade dos motoristas que trabalham nas cidades são agressivos e
mal-humorados.
(B) os
estudantes precisam sempre receber aulas de cidadania e de civilidade para se
tornarem bons
Motoristas.
(C) só
será possível tornar o trânsito das cidades mais humano e organizado premiando
os bons
motoristas.
(D) mesmo
em cidades que têm um trânsito agressivo e violento, é possível encontrar
motoristas
civilizados,
que respeitam as leis.
07.
Em “Infelizmente esta postura, que deveria ser regra, passa a ser
merecedora de prêmio”, o autor...
(A)
afirma que só em países estrangeiros existem motoristas que respeitam a vida
humana.
(B)
critica a ausência de sinais de trânsito em ruas movimentadas por onde circulam
jovens estudantes.
(C)
lamenta que nem todos os condutores se comportem de modo civilizado como o
motorista do
coletivo.
(D)
justifica o comportamento do motorista que trabalha em uma cidade cujo trânsito
é violento e
desumanizado.
08.
O motorista do texto não pode ser caracterizado como...
(A)
civilizado e cortês.
(B)
paciente e amável.
(C)
urbano e respeitador.
(D)
sonolento e indiferente.
09.
No enunciado “Não havia
como deixar de relatar fato inusitado
ocorrido conosco neste início de
segunda-feira”
a palavra destacada significa...
(A)
inabitual
(B)
ordinário.
(C)
costumeiro.
(D)
extravagante.
10.
Em todos os enunciados
abaixo, há referência ao veículo dirigido pelo motorista que motivou a
crônica,
EXCETO em...
(A) “O
motorista simplesmente parou o coletivo”.
(B) “não
havia sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de pedestres
pintada no
asfalto”.
(C) “A
vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e recomendá-lo
para as autoridades
constituídas”.
(D) “na
movimentada Av. Coronel Martiniano, o imenso transporte parou em uma faixa de
pedestres para que as crianças pudessem atravessar a rua”.
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