Ciranda da Bailarina
Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho*
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho*
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem...
Todo mundo tem...
Cada ser humano é único no universo, todo
ele tem além de qualidades, imperfeições e com suas características próprias
esse ser está envolto de uma diversidade cujas ações e formas de pensar e agir,
quer sejam boas ou ruins, simples ou complexas, comuns ou extraordinárias se
congregam numa mesma espécie.
Como diria Borres Guilouski vivemos num
mundo de diversidade e ela torna o nosso mundo rico e variado. Querer que todos
sejam iguais, empobrece o nosso modo de viver, limitando a possibilidade da
criatividade, da expressão, do novo e do diferente. Em relação às pessoas, essa
pluralidade se manifesta no modo ou jeito de ser de cada um, de pensar, de
acreditar, de compreender o mundo e de viver a vida, a partir de uma
determinada cultura, tradição, religião ou filosofia de vida.
Proposta de atividade para sala de aula a
partir da música Ciranda da Bailarina:
1.
Ouvir a música com
toda a turma com letra projetada na parede.
2.
Distribuir a turma
em 6 grupos para representar cada estrofe da música e cada um será responsável
por criar sua coreografia no primeiro momento e no segundo momento cada grupo
vai recitar a estrofe e resumi-la numa frase explicando “por que a bailarina
não têm...”
3.
Dizer em que verso
ou palavra o inspirou para criar sua frase para resumir a estrofe da música e
explicar.
4.
Feedback do
Professor.
A atividade foi realizada como sugerida,
na aula de ensino religioso, com a turma de 9ºano e os alunos foram criativos
na coreografia, como se imitasse ações sugeridas na música e em seguida
resumiram as estrofes, onde obtivemos o seguinte de cada grupo e suas
respectivas estrofes:
Grupo 1 (estrofe 1): “A bailarina não
adoece...”
“Marca
de bexiga ou vacina”... Porque nem rico fica livre de adoecer...
Grupo 2 (estrofe 2): “A bailarina não
teve infância...”
“Nem
casca de ferida”... Pois se ela brincasse e se arriscasse ela poderia cair e
ter...
Grupo 3 (estrofe 3): “A bailarina não tem
emoções...”
“Medo de cair...de subir e de
vertigem”... Por que ela não
sente medo? Porque simplesmente ela não vive...
Grupo 4 (estrofe 4): “A bailarina não tem
a chance de aprender...”
“Todo
mundo faz pecado”... Ela
não tem vida própria, parece uma santa...
Grupo 5 (estrofe 5): “A bailarina não tem
família...”
“Problema
na família”... Porque
ninguém vive sozinho e na família sempre haverá pensamentos divergentes e
situações de conflito...
Grupo 6 (estrofe 6): “A bailarina não tem o
que pensamos, ou seja, a perfeição... ”
Procurando bem
Todo mundo tem... Essa foi a estrofe que nos foi dada e nela inspiramos nosso pensamento. Não existe perfeição no ser humano...
Todo mundo tem... Essa foi a estrofe que nos foi dada e nela inspiramos nosso pensamento. Não existe perfeição no ser humano...
Feedback do professor:
Elogiamos a turma pela criatividade e boa apreensão
do tema da dinâmica e concluímos que por mais que idealizemos as pessoas, que
façamos estereótipos de heróis, elas não são perfeitas e como todo ser humano
“de carne e osso” uma hora vai agradar outra vai desagradar e com suas
limitações e “defeitos” devemos aprender a conviver, além de nos reconhecermos
tão falhos quanto elas.
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