domingo, 30 de junho de 2019

OS RITOS



Borres Guilouski
Diná Raquel D. da Costa
Ritos são gestos simbólicos, repetidos sempre pelas pessoas. Existem os ritos sociais e culturais como os diversos modos de cumprimento, a celebração do aniversário, casamento civil, etc. Os ritos cívicos estão ligados ao culto da pátria. Exemplo: hasteamento da Bandeira Nacional, posição especial para cantar o Hino Nacional, etc. Os ritos religiosos são gestos usados pelos adeptos de uma determinada religião em suas cerimônias e espiritualidades. O sinal da cruz, por exemplo, é um rito presente em alguns grupos cristãos. Existem muitos outros gestos simbólicos que aparecem nas danças, nos atos de oferendas que são usados para expressar e celebrar a fé no Transcendente ou Imanente.
Um conjunto de ritos usados numa cerimônia é chamado de ritual. Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes ocasiões. Existem os rituais litúrgicos, como o culto, a missa, a divina liturgia, as reuniões de oração; os rituais de passagem, que tem a finalidade de celebrar e marcar a mudança de uma fase da vida para outra como por exemplo o batismo, a cerimônia de oferendas aos Orixás no Candomblé, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês entre os indígenas, o Bar Mitzavah ou Bat Mitzavah dos judeus, que é uma cerimônia na qual os adolescentes são recebidos pela comunidade como membros responsáveis pela observância da lei.
O Bar Mitzavah (filho da obrigação) é o ritual no qual o menino ao completar treze anos, se coloca diante da comunidade reunida na sinagoga e lê um texto da Torá. O Bat Mitzavah (filha da obrigação) é a mesma cerimônia para as meninas, é realizada em casa ou na escola, quando a menina completa doze anos.
De acordo com cada tradição religiosa, os rituais são realizados usando certos elementos da natureza como símbolos, tais como: a água, a luz, o fogo, as plantas, as frutas entre outros. A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens, o incenso e a recitação de fórmulas e palavras sagrados também fazem parte dos rituais em muitas tradições religiosas.

ATIVIDADE

1) O que são ritos religiosos?
2) O que é um ritual?
3) Cite quatro exemplos de rituais:
4) O que significa o Bar Mitzavah e o Bat Mitzavah para os adolescentes no judaísmo?
5) Qual a finalidade dos rituais de passagem? Cite um.
6) Que elementos da natureza costumam fazer parte dos rituais? Pesquise um ritual em que um desses elementos estejam presentes.
7) São citados alguns tipos de rituais no texto, quais são eles?

8) Coloque V para verdadeiro e F para falso.

a)      (        ) Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes ocasiões.
b)      (       ) São exemplos de rituais litúrgicos: hasteamento da bandeira e o batismo.
c)      (       ) A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens e o incenso necessariamente devem fazer parte dos rituais religiosos.
d)      (           ) Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra.
9) Qual ritual cívico que você frequentemente participa?

10) Crie um cartaz representando um rito da Tradição Indígena e um da tradição Afro-Brasileira, assim como um da Igreja Católica e um da Igreja Evangélica. Pesquise ou entreviste lideranças religiosas. (seja criativo, desenhe ou cole figuras e comente).

2 comentários:

  1. Muito obrigado por sempre atualizar o site com conteúdo, está me ajudando muito nas aulas de religião que preciso desenvolver.

    ResponderExcluir