domingo, 30 de junho de 2019

“O respeito à pessoa com deficiência”


1- Passar vídeo visão histórica da deficiência: https://www.youtube.com/watch?v=dGaaVtYeklU

2- Vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=NGYdCWaok6gPESSOAS com DEFICIÊNCIA estão CANSADAS DE OUVIR

3- Vídeo cuerdas: https://www.youtube.com/watch?v=4INwx_tmTKw4- Sugestão de charge para trabalhar:. 









                                       Atividade

Sobre o tema “o respeito à pessoa com deficiência”, responda.
a) O que você entende por pessoa com deficiência?
b) historicamente as pessoas com deficiência sofreram preconceito e exclusão. Como eram vistas na “antiguidade”?
c) Quais as barreiras, geralmente, enfrentadas por pessoas com deficiências?
d) Como você define a acessibilidade para a pessoa com deficiência?
2-Coloque V para verdadeiro e F para falso.
a)        (    ) As deficiências podem ser congênitas ou adquiridas.
b)        (           ) As pessoas com deficiências têm os mesmos direitos que qualquer cidadão.
c)         (         ) Portadores de deficiências seria a forma correta de chamar as pessoas que apresentam qualquer deficiência.
d)        (        ) Todas as pessoas com deficiência são absolutamente incapazes.
3- Tente explicar os termos:
a)        Exclusão
b)        Segregação
c)         Integração
d)        Inclusão
4- Como você explicaria a diferença entre IGUALDADE E EQUIDADE?














IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO


A autoestima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada um deles. Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem se desesperam quando algo acontece?
O diferencial que faz com que uma pessoa consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento. O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? Porque não sabe quem você é.
Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a autoestima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.
Quando uma pessoa está bem com ela mesma você percebe isso não pela roupa que está usando, ou o carro que está dirigindo, mas pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito. Como alguém que dorme mal toda noite pode sentir paz? Como alguém que está constantemente se criticando, se culpando, se achando errada, pode se amar? Amar-se é condição básica para elevar a autoestima. É importante identificar os fatores que estão te impedindo de elevar sua autoestima.
Podemos perceber que a autoestima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.
Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando aumentar seu autoconhecimento para assim elevar sua autoestima. Para aumentar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos, pois só assim será capaz de mudar aquilo que te incomoda ou te faz sofrer e valorizar o que tem de bom.
Se você tem mais características externas ficará mais vulnerável à opinião dos outros e assim, mais facilmente manipulável. Dependerá cada vez mais de aprovação, mas infelizmente nunca da sua própria. Isso quer dizer que toda vez que algo que dependa no mundo externo ou de outras pessoas não correspondam a sua expectativa, você se sentirá frustrada e sua autoestima tenderá a baixar. Seu valor estará sempre na dependência do que dirão sobre você, não importando muito sua própria opinião. Tudo isso pode baixar sua autoestima e se sentirá incapaz de continuar e desistirá no meio do caminho. Abandona assim seus sonhos, seus objetivos.
Para aumentar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos.
Isso acontece quando a principal fonte de autoestima está naquilo que faz pelo externo, sempre querendo fazer algo para as pessoas em busca de aprovação e reconhecimento. E esse é o caminho mais curto para se machucar. Coloca assim todo seu valor nas opiniões ou respostas no mundo externo e, como quase sempre nada disso corresponde ao que espera, e nem ao que você é realmente, se permite depender cada vez mais de como te avaliam, gerando um círculo vicioso.
O importante é desenvolver a capacidade e ter a consciência de saber que o que faz é o reflexo de quem você é. Ao reconhecer seus pontos negativos, poderá mudar um por um. E reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua capacidade de conseguir o que quer que deseje, independente das críticas ou opiniões que terão sobre você, pois acredita ser capaz de conseguir tudo o que deseja! E ainda que ninguém te aprove, você terá autoconhecimento suficiente para você mesma se aprovar e principalmente se amar!
Se autoconhecer é um processo para a vida e perceber seus próprios gostos, necessidades e limitações é uma forma de chegar lá.
Segundo a psicóloga Mariana Massari, a palavra autoconhecimento é usada quando cada indivíduo começa a perceber sua identidade e seu valor pessoal. Isso começa de uma forma boba lá no início da vida, quando o bebê se reconhece no espelho, e depois não tem fim - vira uma busca eterna.
Quando se trata de carreira, deixar de investir em autoconhecimento é arriscar 20% das chances de sucesso.

Exercício
Escreva dez coisas que você gosta em si mesmo(a).

Escreva dez coisas que você não gosta em si mesmo(a) ou que gostaria de mudar.

Escreva 10 coisas pelas quais você é grato (a)
2 - Qual lista foi mais fácil de completar?
3 - Respostas Pessoais
3.1 - O que eu tenho de melhor?(talento)
3.2 - O que me faz feliz?
3.3 - Estou no caminho certo para alcançar meus objetivos?
3.4 - Qual o aprendizado que me falta?
3.5 - Aonde quero chegar?

4 - Interpretação do texto
4.1 - O que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem se desesperam quando algo acontece?
4.2 - Por que o autor diz que “É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo.
4.3 - Quando podemos perceber que a autoestima está baixa?
4.4 - O que é preciso fazer para aumentar o autoconhecimento?


OS RITOS



Borres Guilouski
Diná Raquel D. da Costa
Ritos são gestos simbólicos, repetidos sempre pelas pessoas. Existem os ritos sociais e culturais como os diversos modos de cumprimento, a celebração do aniversário, casamento civil, etc. Os ritos cívicos estão ligados ao culto da pátria. Exemplo: hasteamento da Bandeira Nacional, posição especial para cantar o Hino Nacional, etc. Os ritos religiosos são gestos usados pelos adeptos de uma determinada religião em suas cerimônias e espiritualidades. O sinal da cruz, por exemplo, é um rito presente em alguns grupos cristãos. Existem muitos outros gestos simbólicos que aparecem nas danças, nos atos de oferendas que são usados para expressar e celebrar a fé no Transcendente ou Imanente.
Um conjunto de ritos usados numa cerimônia é chamado de ritual. Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes ocasiões. Existem os rituais litúrgicos, como o culto, a missa, a divina liturgia, as reuniões de oração; os rituais de passagem, que tem a finalidade de celebrar e marcar a mudança de uma fase da vida para outra como por exemplo o batismo, a cerimônia de oferendas aos Orixás no Candomblé, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês entre os indígenas, o Bar Mitzavah ou Bat Mitzavah dos judeus, que é uma cerimônia na qual os adolescentes são recebidos pela comunidade como membros responsáveis pela observância da lei.
O Bar Mitzavah (filho da obrigação) é o ritual no qual o menino ao completar treze anos, se coloca diante da comunidade reunida na sinagoga e lê um texto da Torá. O Bat Mitzavah (filha da obrigação) é a mesma cerimônia para as meninas, é realizada em casa ou na escola, quando a menina completa doze anos.
De acordo com cada tradição religiosa, os rituais são realizados usando certos elementos da natureza como símbolos, tais como: a água, a luz, o fogo, as plantas, as frutas entre outros. A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens, o incenso e a recitação de fórmulas e palavras sagrados também fazem parte dos rituais em muitas tradições religiosas.

ATIVIDADE

1) O que são ritos religiosos?
2) O que é um ritual?
3) Cite quatro exemplos de rituais:
4) O que significa o Bar Mitzavah e o Bat Mitzavah para os adolescentes no judaísmo?
5) Qual a finalidade dos rituais de passagem? Cite um.
6) Que elementos da natureza costumam fazer parte dos rituais? Pesquise um ritual em que um desses elementos estejam presentes.
7) São citados alguns tipos de rituais no texto, quais são eles?

8) Coloque V para verdadeiro e F para falso.

a)      (        ) Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes ocasiões.
b)      (       ) São exemplos de rituais litúrgicos: hasteamento da bandeira e o batismo.
c)      (       ) A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens e o incenso necessariamente devem fazer parte dos rituais religiosos.
d)      (           ) Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra.
9) Qual ritual cívico que você frequentemente participa?

10) Crie um cartaz representando um rito da Tradição Indígena e um da tradição Afro-Brasileira, assim como um da Igreja Católica e um da Igreja Evangélica. Pesquise ou entreviste lideranças religiosas. (seja criativo, desenhe ou cole figuras e comente).

Atividade: tema "Cidadania"


Regras básicas da Cidadania

Ser Solidário: É a palavra de ordem para a harmonia social. Fazer o bem aos semelhantes e ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter. Uma das ferramentas mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.
Ter Respeito: Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus. Respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não se esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.
Ser Sincero: Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos: em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade das outras pessoas.
Dizer sempre a Verdade: Dizendo a verdade, se ganha confiança dos outros. Com a confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, e muito, dessa qualidade.
Cooperar: Participar é sempre fundamental.  A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.
Não agredir seu semelhante: Seja por palavras, seja fisicamente. Violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência ou agressão.
Ter bondade, educação e responsabilidade: Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações e com todas as nossas responsabilidades.
Perdoar: Ao permanecermos ressentidos com alguém, nunca teremos o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar algum, apenas serve para criar mais problemas.
Dialogar: Muitos problemas, brigas, discussões e incompreensões poderiam ser facilmente resolvidos se existisse diálogo entre as pessoas envolvidas.
Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais: Não estamos sozinhos no mundo, e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer às outras pessoas. Aprender a conviver é essencial para melhor saborear a nossa vida.
Vários Autores. Passo a passo: no caminho do saber: São Paulo: DCL, 2001. p. 480-481.
OBS: Algumas adaptações.



Atividade 
1.De acordo com o texto, quais são as regras básicas para a cidadania?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Qual é o significado da palavra cidadania? Cite exemplos de cidadania e comente como devemos exercê-la?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.De acordo com o texto, quais são as vantagens para quem sempre diz a verdade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.Volte ao texto e analise as regras básicas para a cidadania. Quais fazem parte da sua prática diária? E quais você não costuma praticar?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
5.Qual regra básica para a cidadania você julga ser a mais importante para o convívio em sociedade? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Na sua opinião qual é a melhor maneira de acabar com o desrespeito e com a exclusão social?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Você acredita que a escola contribui para a formação cidadã dos seus alunos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.Você acredita que seria solução para o país, em relação a criminalidade, reduzir a maioridade penal para 16 anos?justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.Faça um acróstico com a palavra CIDADANIA. Explore os outros valores.

C
I
D
A
D
A
N
I
A