domingo, 4 de novembro de 2018


6 ano- 1 bimestre
Religiosidade                                                                                                                                                      
A felicidade humana nunca é completa. Por isso, o desejo de ser mais tem levado as pessoas a procurar completude no transcendente. Isso se chama religiosidade.
A religiosidade faz parte de todo ser humano, independentemente de seguir ou não uma religião. Cada povo, cada cultura tem uma forma de manifestar sua religiosidade. Ao seguir uma religião, podemos encontrar o caminho para sermos mais bondosos, mais amigos, mais sábios, mais felizes.
Ser religioso é conhecer um pouco mais, a cada dia, o segredo da vida e da felicidade que se encontram naquele ser sobrenatural, o qual chamamos de deus, e em nós mesmos.
Mas, o que é religião? O termo religião vem do latim religare que significa a religação do homem ao transcendente e a si mesmo. Também chamamos de religião a crença na existência de um ser ou seres sobrenaturais e as formas de manifestação desse tipo de crença recebe o nome de rituais, que muitas vezes vem carregado de ensinamentos, doutrinas. Em outros termos, a religião é um dos grandes patrimônios universais da humanidade, assim como a inteligência e a vontade, a linguagem e os costumes.
CORREA, Avelino Antônio, SCHNEIDERS,Amélia. De Mãos dadas: ensino religiso: 5a série. São Paulo: Scipione,2002. p.87 e 89 com adaptações.
Vocabulário:
Doutrinas: Conjunto de princípios que servem de base para determinado grupo. Em outros termos ensinamentos.
Rituais: Formas de manifestação do culto. Em outras palavras são as regras e cerimônias próprias da prática de uma religião.
ATIVIDADE
1-    A felicidade humana nunca é completa. Estamos sempre desejando mais e mais. Você concorda? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-    A partir do texto acima, responda as questões que se seguem:

A)   O que você compreendeu por religiosidade?_____________________________
B)   Dê um conceito para religião._________________________________________
C)   O que é ser religioso?________________________________________________
D)   Que nome podemos atribuir a “deus”?___________________________________
3-De acordo com o texto, coloque V para verdadeiro e F para falso. Corrija as frases incorretas.
(          ) Religião vem do latim religare.
(          ) Deus pode ser chamado de transcendente.  (          ) Religião é a crença em apenas um deus.
(          ) Rituais são formas de manifestação de culto.   (          ) Doutrina é o livro dos cristãos.


Para casa:
- Pesquisar o significado das palavras: transcendente e/ou transcendência. Representar o resultado da pesquisa por meio de: símbolo, imagem, desenho, colagem, música, poema ou outra expressão artística.
SUGESTÃO DE RESPOSTAS

O QUE É RELIGIOSIDADE
O desejo de ser mais completo e mais feliz; é a busca de um sentido para a vida; é uma profunda necessidade das pessoas encontrar o transcendente.
O QUE É SER RELIGIOSO
É conhecer um pouco mais o segredo da vida e da busca pela felicidade em nós mesmos e em “Deus”.
RELIGIÃO
Crença em um ou vários “seres sobrenaturais”.
NOMES PARA DEUS
Ser sobrenatural, transcendente ou ser supremo.

7 ano
Apreciação dos espaços sagrados, sinais do transcendente;
Há muitas possibilidades de compreensão e de classificação dos lugares sagrados. De maneira sintética, pode-se dizer que se dividem em: lugares construídos pelo ser humano e lugares da natureza. Todas as casas de reza da população indígena, igrejas dos cristãos, mesquitas islâmicas, sinagogas dos judeus, terreiros de candomblé e umbanda e templos hinduístas, entre outros, são exemplos de lugares sagrados construídos pela mão humana.
Muitas vezes o traçado, a configuração física religiosa, transmite mensagens sobre o entendimento que determinada cultura religiosa faz do culto ao transcendente e ao sagrado. Percebe-se que este traçado de arquitetura religiosa transmite, através de suas formas, o que está para além delas, configurando uma passagem para que se estabeleça, religue o contato entre o mundo humano e o divino. Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades.
Sabe-se, entre outros casos, que todo islâmico deve fazer o possível para, pelo menos uma vez em sua vida, visitar a cidade sagrada de Meca. Jerusalém também se configura nos moldes de uma cidade sagrada, como também a cidade inca, construída com pedras, denominada Machu Picchu (Peru), entre outras.
Além das cidades, apresentam-se como lugares sagrados construções como capelinhas, certas casas, alguns túmulos, etc. Existem verdadeiras peregrinações a certos túmulos, considerados como lugares privilegiados de contato entre os vivos e uma determinada pessoa que já faleceu e que, crê-se, é capaz de agir sobre a vida dos vivos, ajudando-os em suas dificuldades; ou, mesmo, por se tratar de um túmulo de um ser humano que é tido como um exemplo em vida a ser seguido e, por isso, a ser venerado, logo se tornando sagrado o monumento, a construção, que tenta eternizar a memória dessa pessoa.


ATIVIDADE

1-    Responda de acordo com o texto e seus conhecimentos:

a)    Segundo o texto, como são classificados os lugares sagrados?
b)    Cite três lugares sagrados criados pela mão humana e, no mínimo, um lugar sagrado natural.
c)    Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades. Cite apenas três.
d)    Segundo o texto o que conduz uma pessoa a fazer peregrinações a certos lugares como determinados túmulos?
e)    Você conhece algum lugar natural ou construído pelo homem em sua cidade que é considerado sagrado? Qual ou quais?
f)     Como deve agir um fiel dentro de um templo sagrado?

Atividade complementar.

·         Pesquise ou converse com líderes de sua denominação religiosa e pergunte-os:
-  Qual o conceito de sagrado e de profano. Mostre que entendeu o conceito através de um desenho ou exemplifique apenas descrevendo.
- Cite um ambiente considerado sagrado e diga o porquê de sua sacralidade.

8 ano e 9 ano
LIVROS SAGRADOS
As tradições religiosas preservam seus ensinamentos e normas através de textos que são considerados sagrados. Atribui-se a eles uma origem divina através de um mensageiro, um iluminado ou um discípulo. Os textos são expressões da relação do humano com o divino. Neles há um forte apelo do Criador e das forças sobrenaturais para que o ser humano torne-se mais justo, compassivo, bom e santo.  O leitor sabe que, ao acolher os ensinamentos dos textos sagrados, pode tornar-se perfeito ou aproximar-se da divindade, dando maior sentido à sua existência.  Os livros sagrados revelam o desejo de transcendência presente nas culturas e povos das mais diferentes regiões do planeta nos diversos períodos da história.
São exemplos de escrituras sagradas: o Bhagavad-Gita do hinduísmo; a Torá do judaísmo; o Tri-Pitakas do budismo; o Novo Testamento do cristianismo e o Alcorão dos muçulmanos. Há muitos textos e saberes sagrados difundidos pelo globo, mas estes são os mais conhecidos e pela maior parte da população mundial.
A Torá original foi transmitida por Deus a Moisés, após ter permanecido 40 dias e 40 noites sem comer, dormir ou beber. A Torá foi ensinada ao povo e seu conteúdo foi compilado na íntegra, para que jamais fosse esquecido e permanecesse imutável, mesmo com a morte dos sábios que a transmitiram, de geração a geração. A Torá também é conhecida como Pentateuco, composta pelos cinco primeiros livros da bíblia.
Quem preserva seus ensinamentos e normas através dos textos sagrados?
Através de quem atribuiu aos textos uma origem divina?
Qual apelo do Criador e das forças sobrenaturais há nos textos sagrados?
O que revelam os livros sagrados?
Cite 3 exemplos de escrituras sagradas. ///////////O que é Pentateuco?
À quem Deus transmitiu a Torá?////////////////////O que são os textos sagrados?
O que o leitor sabe que ao acolher os ensinamentos dos textos sagrados?
Qual o livro sagrado dos muçulmanos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário