quinta-feira, 2 de abril de 2015

Apreciação dos espaços sagrados, sinais do transcendente.

    
Há muitas possibilidades de compreensão e de classificação dos lugares sagrados. De maneira sintética, pode-se dizer que se dividem em: lugares construídos pelo ser humano e lugares da natureza. Todas as casas de reza da população indígena, igrejas dos cristãos, mesquitas islâmicas, sinagogas dos judeus, terreiros de candomblé e umbanda e templos hinduístas, entre outros, são exemplos de lugares sagrados construídos pela mão humana.
Muitas vezes o traçado, a configuração física religiosa, transmite mensagens sobre o entendimento que determinada cultura religiosa faz do culto ao transcendente e ao sagrado. Percebe-se que este traçado de arquitetura religiosa transmite, através de suas formas, o que está para além delas, configurando uma passagem para que se estabeleça, religue o contato entre o mundo humano e o divino. Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades.
Sabe-se, entre outros casos, que todo islâmico deve fazer o possível para, pelo menos uma vez em sua vida, visitar a cidade sagrada de Meca. Jerusalém também se configura nos moldes de uma cidade sagrada, como também a cidade inca, construída com pedras, denominada Machu Picchu (Peru), entre outras.
Além das cidades, apresentam-se como lugares sagrados construções como capelinhas, certas casas, alguns túmulos, etc. Existem verdadeiras peregrinações a certos túmulos, considerados como lugares privilegiados de contato entre os vivos e uma determinada pessoa que já faleceu e que, crê-se, é capaz de agir sobre a vida dos vivos, ajudando-os em suas dificuldades; ou, mesmo, por se tratar de um túmulo de um ser humano que é tido como um exemplo em vida a ser seguido e, por isso, a ser venerado, logo se tornando sagrado o monumento, a construção, que tenta eternizar a memória dessa pessoa.


Lugares Sagrados


O RIO GANGES: UM RIO SAGRADO DA ÍNDIA

Há, em um país do oriente, chamado Índia, um rio bastante importante: o rio Ganges. Segundo uma das histórias mitológicas sobre o surgimento deste rio, conta-se que se originou nos céus. São águas que descem do céu e correm para terra. Conforme o mito, acredita-se que seja um lugar de travessia, de ligação de um ponto com o outro, do mundo terreno com o divino. O rio Ganges é então considerado o mediador entre essas duas dimensões, o mundo material e o mundo espiritual. Por isso, muitos mortos são cremados em suas margens e as cinzas entregues ao rio. O rio Ganges não é o único rio sagrado do mundo, existem muitos outros, porém, este rio conquistou fama mundial e não são poucos os turistas que vão até a Índia para conhecê-lo. Acreditando nos poderes misteriosos do rio, muitos hinduístas, seguidores da antiga religião nativa, procuram fazer suas devoções enquanto se banham em suas águas, as quais acreditam serem capazes de trazer purificação espiritual e física.



CASA DE CANDOMBLÉ

O Ilê é a casa de candomblé, também conhecida como roça ou terreiro. É o lugar sagrado que está sob os cuidados de um Babalorixá (homem) ou de uma Yalorixá (mulher) e sob a proteção principal de um orixá. Os orixás são elementos de ligação entre os candomblecistas e Oxalá. Os orixás se relacionam diretamente com as energias da natureza. Em Curitiba aconteceu uma reunião na qual seguidores do candomblé se encontraram para discutir problemas específicos de suas comunidades. Em certo momento, um homem se levantou e disse que em sua cidade eles estavam trabalhando em um projeto de recuperação da natureza, principalmente na despoluição dos rios. Afirmava que se a natureza estiver morta, os orixás também estarão e com isto a religião afro-brasileira também. Pode-se perceber aqui a relação do espaço sagrado dentro de religiões como esta, que se situa para além da casa de candomblé e que se estende por toda a natureza. Cuidar e proteger a natureza significa honrar os seus ancestrais e os seus orixás.



ATIVIDADE

1-    Responda de acordo com o texto e seus conhecimentos:

a)    Segundo o texto, como são classificados os lugares sagrados?
b)    Cite três lugares sagrados criados pela mão humana e, no mínimo, um lugar sagrado natural.
c)    Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades. Cite apenas três.
d)    Segundo o texto o que conduz uma pessoa a fazer peregrinações a certos lugares como determinados túmulos?
e)    Você conhece algum lugar natural ou construído pelo homem em sua cidade que é considerado sagrado? Qual ou quais?
f)     Como deve agir um fiel dentro de um templo sagrado?

Atividade complementar.

·         Pesquise ou converse com líderes de sua denominação religiosa e pergunte-os:
-  Qual o conceito de sagrado e de profano. Mostre que entendeu o conceito através de um desenho ou exemplifique apenas descrevendo.
- Cite um ambiente considerado sagrado e diga o porquê de sua sacralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário