sexta-feira, 24 de abril de 2015

Atividade Avaliativa 1

EU E OS OUTROS SOMOS NÓS

Serrob

CADA SER HUMANO TEM A SUA HISTÓRIA DE VIDA.
A HISTÓRIA DE CADA UM É UMA HISTÓRIA DIFERENTE.
EU SOU EU. TENHO A MINHA HISTÓRIA DE VIDA E VOCÊ É VOCÊ E TEM A SUA.
CONVIVEMOS COM OS NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS E COM MUITAS OUTRAS PESSOAS. ASSIM, CADA UM DE NÓS ESTÁ CONSTRUINDO A SUA HISTÓRIA DE VIDA.
NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA COMUNIDADE RELIGIOSA, EU, VOCÊ E AS OUTRAS PESSOAS SOMOS NÓS.
NÓS FORMAMOS GRUPOS DE PESSOAS QUE CONVIVEM JUNTAS.
ISTO É VIVER EM COMUNIDADE.

A partir da leitura do texto marque as alternativas verdadeiras com um X. (Questões de 01 a 03)

01-   O texto nos mostra que:
a)      Não precisamos dos outros para viver em comunidade.
b)      A história de vida de cada ser humano é necessariamente igual, pois não são divinos.
c)       Somos iguais enquanto seres humanos, mas podemos ter histórias diferentes.

02-   No verso: NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA COMUNIDADE RELIGIOSA, EU, VOCÊ E AS OUTRAS PESSOAS SOMOS NÓS.
a)      Percebemos que o ser humano é extremamente egoísta.
b)      Demonstra que unidos somos mais fortes independente de nossos laços afetivos.
c)       Afirma que nós não sabemos conviver em comunidade.

03-   Viver em comunidade exige...
a)      Mais paciência, amor e compreensão entre as pessoas.
b)      Estar sempre de bom humor e concordar com tudo, mesmo que o outro esteja errado.
c)       Abrir mão de sua felicidade para que o outro seja mais feliz.

Responda as questões de 04 a 05, assinalando apenas as INCORRETAS.
Campanha a favor da vida: dengue é problema meu e seu e a vida é nossa.

Atualmente, a dengue, doença infecciosa febril aguda causada pelo mosquito Aedes aegypti, é uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social. Mas juntos podemos combate-la se evitarmos sua proliferação. Vistoriar a casa e o quintal, enquanto moradores e cidadãos preocupados com a saúde de todos é o mínimo que podemos fazer. Busquem identificar locais de existência de objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros de mosquito transmissor da dengue para então fazer sua retirada, destruição ou vedação dos mesmos. Os mosquitos contaminados gostam de água limpa e parada. Mexa-se você também nessa campanha. Não ignore os sintomas da dengue, procure orientação médica, o descuido pode ser fatal.

Texto adaptado.

04-   O título do texto nos sugere que:

a)      O problema da dengue é responsabilidade de todos.
b)      A dengue pode prejudicar muitas vidas, inclusive a sua.
c)       A campanha incentiva apenas que você deve se proteger.

05-   Dengue é...
a)      Um problema que não diz respeito a coletividade.
b)      Uma doença causada por um mosquito chamado Aedes Aegypti e pode ser fatal.
c)       Um problema que se alastra no Brasil e que deve ser combatido com medidas de prevenção.

Sobre os conceitos básicos que estudamos em sala, responda a questão 06.
06-   Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1)    Religião                                             (          )Crença em vários deuses.

(2)    Doutrinas                                          (          )Vem do latim “religare” que significa “religação” do homem                                                  ao transcendente.
(3)    Crença                                                                (          )Certeza íntima e pessoal do que se crê é verdadeiro sem                                                               precisar que se prove; fé religiosa.

(4)    Rituais                                                (          )São os ensinamentos.

(5)Politeísmo                                          (         )São as formas de manifestação de culto.

07-   Sobre o tema religiosidade, responda com V para verdadeiro e F para falso.

a)      (          ) Ao seguir uma religião, busca-se, em regra, encontrar o caminho para sermos mais bondosos, mais amigos, mais sábios, mais felizes.
b)      (           )Ser religioso é  buscar o sentido da vida no transcendente.
c)       (          ) Religião é uma forma de se afastar daquele ser sobrenatural o qual chamamos de deus.

08-   Na disciplina de Ensino Religioso que nomes podemos atribuir a “deus”? Cite no mínimo dois nomes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09-   Marque a alternativa correta.

O objetivo da disciplina de Ensino Religioso é....

a)      Formar seguidores de uma determinada religião.
b)      Ensinar a rezar, fazer confissões e ter a alma limpa de pecados, além de respeitar a diversidade religiosa e a pluralidade cultural.
c)       Formar cidadãos e através do conhecimento sairmos da ignorância e por conseguinte do preconceito e da intolerância religiosa.

10-   O que é monoteísmo?__________________________________________________________________

TEMA: Símbolo “Fogo”.


Símbolo: algo que representa e faz lembrar outra coisa, como por exemplo: um coração faz lembrar o amor, a água faz lembrar a possibilidade de vida de todos os seres, e assim muitas outras coisas. Os símbolos religiosos representam as crenças e os ensinamentos de cada tradição religiosa, como a luz, que lembra a existência e a presença de Deus, ou o círculo, que lembra a imortalidade.

Texto: A crença no poder do fogo.

Os seres humanos que viveram no fim da Pré-História – os chamados Homo Sapiens – eram inteligentes, mas não possuíam os conhecimentos que temos hoje. Viam os fenômenos naturais, imaginavam que fossem resultados de forças transcendentes e faziam oferendas aos espíritos da natureza para obter deles proteção.
            O fogo foi o mais forte símbolo do transcendente, porque ao ser descoberto trouxe benefícios: a luz na escuridão da noite, o calor nos longos invernos, a sobrevivência dentro da caverna durante as tempestades de neve, o conforto dos alimentos cozidos e da água quente, o afastamento dos animais perigosos e outros.
            As pessoas imaginavam que o fogo fosse um espírito talvez enviado pelo Sol, o deus maior, para proteger o clã. Com isso, a fogueira passou a marcar o ponto de encontro da convivência social e dos ritos religiosos.
Com o passar dos milênios e o avanço da cultura e das civilizações, a fogueira foi figurada pela tocha, a lamparina, o candelabro, a vela e, finalmente, a lâmpada elétrica. Mas a luz que vem da chama é o símbolo principal, por isso seu fascínio permanece.

Fonte: Carniato, Maria Inês. Expressões do sagrado na humanidade: 7º ano, professor. Ed. rev. E ampl. – São Paulo: Paulinas, 2010. p.19- (Coleção ensino religioso fundamental)

 Exercício
      O que você entende por símbolo? Dê exemplo de algum símbolo que você conhece e sua significação.
      Como se comportavam o Homo Sapiens diante dos fenômenos naturais?
      Por que o fogo foi considerado o mais forte símbolo do transcendente?
      Cite duas utilidades do fogo que persistem desde o tempo das cavernas.
       Você já imaginou a vida doméstica sem eletricidade? Que utensílios voltariam a serem usados para obtermos luz, calor e um pouco mais de conforto?
      O fogo é um dos símbolos utilizados nas cerimônias e nos ritos religiosos. Ele significa purificação, espiritualidade e também o fim. Você conhece algum rito religioso, festa ou cerimônia que se utiliza do fogo? Qual ou quais?
      O fogo também tem alto poder de destruição, de transformar a matéria em cinzas. Cite situações em que ele atinge a coletividade de forma negativa em grandes proporções.





quinta-feira, 2 de abril de 2015

Apreciação dos espaços sagrados, sinais do transcendente.

    
Há muitas possibilidades de compreensão e de classificação dos lugares sagrados. De maneira sintética, pode-se dizer que se dividem em: lugares construídos pelo ser humano e lugares da natureza. Todas as casas de reza da população indígena, igrejas dos cristãos, mesquitas islâmicas, sinagogas dos judeus, terreiros de candomblé e umbanda e templos hinduístas, entre outros, são exemplos de lugares sagrados construídos pela mão humana.
Muitas vezes o traçado, a configuração física religiosa, transmite mensagens sobre o entendimento que determinada cultura religiosa faz do culto ao transcendente e ao sagrado. Percebe-se que este traçado de arquitetura religiosa transmite, através de suas formas, o que está para além delas, configurando uma passagem para que se estabeleça, religue o contato entre o mundo humano e o divino. Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades.
Sabe-se, entre outros casos, que todo islâmico deve fazer o possível para, pelo menos uma vez em sua vida, visitar a cidade sagrada de Meca. Jerusalém também se configura nos moldes de uma cidade sagrada, como também a cidade inca, construída com pedras, denominada Machu Picchu (Peru), entre outras.
Além das cidades, apresentam-se como lugares sagrados construções como capelinhas, certas casas, alguns túmulos, etc. Existem verdadeiras peregrinações a certos túmulos, considerados como lugares privilegiados de contato entre os vivos e uma determinada pessoa que já faleceu e que, crê-se, é capaz de agir sobre a vida dos vivos, ajudando-os em suas dificuldades; ou, mesmo, por se tratar de um túmulo de um ser humano que é tido como um exemplo em vida a ser seguido e, por isso, a ser venerado, logo se tornando sagrado o monumento, a construção, que tenta eternizar a memória dessa pessoa.


Lugares Sagrados


O RIO GANGES: UM RIO SAGRADO DA ÍNDIA

Há, em um país do oriente, chamado Índia, um rio bastante importante: o rio Ganges. Segundo uma das histórias mitológicas sobre o surgimento deste rio, conta-se que se originou nos céus. São águas que descem do céu e correm para terra. Conforme o mito, acredita-se que seja um lugar de travessia, de ligação de um ponto com o outro, do mundo terreno com o divino. O rio Ganges é então considerado o mediador entre essas duas dimensões, o mundo material e o mundo espiritual. Por isso, muitos mortos são cremados em suas margens e as cinzas entregues ao rio. O rio Ganges não é o único rio sagrado do mundo, existem muitos outros, porém, este rio conquistou fama mundial e não são poucos os turistas que vão até a Índia para conhecê-lo. Acreditando nos poderes misteriosos do rio, muitos hinduístas, seguidores da antiga religião nativa, procuram fazer suas devoções enquanto se banham em suas águas, as quais acreditam serem capazes de trazer purificação espiritual e física.



CASA DE CANDOMBLÉ

O Ilê é a casa de candomblé, também conhecida como roça ou terreiro. É o lugar sagrado que está sob os cuidados de um Babalorixá (homem) ou de uma Yalorixá (mulher) e sob a proteção principal de um orixá. Os orixás são elementos de ligação entre os candomblecistas e Oxalá. Os orixás se relacionam diretamente com as energias da natureza. Em Curitiba aconteceu uma reunião na qual seguidores do candomblé se encontraram para discutir problemas específicos de suas comunidades. Em certo momento, um homem se levantou e disse que em sua cidade eles estavam trabalhando em um projeto de recuperação da natureza, principalmente na despoluição dos rios. Afirmava que se a natureza estiver morta, os orixás também estarão e com isto a religião afro-brasileira também. Pode-se perceber aqui a relação do espaço sagrado dentro de religiões como esta, que se situa para além da casa de candomblé e que se estende por toda a natureza. Cuidar e proteger a natureza significa honrar os seus ancestrais e os seus orixás.



ATIVIDADE

1-    Responda de acordo com o texto e seus conhecimentos:

a)    Segundo o texto, como são classificados os lugares sagrados?
b)    Cite três lugares sagrados criados pela mão humana e, no mínimo, um lugar sagrado natural.
c)    Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades. Cite apenas três.
d)    Segundo o texto o que conduz uma pessoa a fazer peregrinações a certos lugares como determinados túmulos?
e)    Você conhece algum lugar natural ou construído pelo homem em sua cidade que é considerado sagrado? Qual ou quais?
f)     Como deve agir um fiel dentro de um templo sagrado?

Atividade complementar.

·         Pesquise ou converse com líderes de sua denominação religiosa e pergunte-os:
-  Qual o conceito de sagrado e de profano. Mostre que entendeu o conceito através de um desenho ou exemplifique apenas descrevendo.
- Cite um ambiente considerado sagrado e diga o porquê de sua sacralidade.