quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tema: O jovem contemporâneo



I- ANALISE OS TEXTOS ABAIXO E DESENVOLVA AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEGUIDA:

TEXTO 1

“Os jovens de hoje rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres.”

(Sócrates, filósofo grego – 470 a.C. – 399 a.C)


TEXTO 2

“O adolescente considera tudo o que é mais antigo do que ele como arcaico e obsoleto. Ao passo que tudo seu é novo, criativo, algo que sem dúvida dará certo. Essa praga só pensa em sexo e contestação.”

(Anônimo, escrito numa placa da Mesopotâmia, há cerca de 4000 anos)



TEXTO 3

Os jovens de hoje estão órfãos de famílias que os eduquem e deem a eles uma estrutura de valores morais que façam deles cidadãos que exercitem efetivamente a liberdade e não a permissividade.

(Moacir teles Maracci)

Atividade 1



A crítica ao jovem é bem antiga, e ao que parece, continua valendo para os dias atuais.

a) Pesquise sobre o jovem contemporâneo. Compare o comportamento, a educação e os valores dos jovens atuais com as afirmações dos dois primeiros pensamentos ;
b) Apresentação de uma redação contendo as idéias básicas da pesquisa, no mínimo 20 linhas, no máximo 30. Seja objetivo e não faça cópia, use suas ideias.

Atividade 2


Entrevistar uma pessoa adulta: (siga o roteiro abaixo) 
1- O que o Sr./Sra. admira no jovem de hoje? O que não gosta?
2- O que fez na sua juventude e não faria hoje se fosse jovem?
3- O que pensa sobre a educação que recebeu?
4- Que conselhos daria para um jovem hoje?
(Podem acrescentar questões)


Atividade 3

Dramatizar comparando como se comportavam e pensavam os jovens da época de nossos antepassados com os jovens de nossos tempos atuais. Escolha um perfil de jovem e crie uma situação, após dramatizar exponham seus pontos de vista.



As  três atividades fazem parte de um único trabalho: sugiro que todos os grupos entreguem as redações na data marcada, em seguida cada um fará a dramatização e dará sua opinião sobre o que apresentaram. Após as dramatizações  acontecerá um grande debate a partir das informações colhidas em entrevistas. Bom Trabalho!

Atividade elaborada a partir da fonte:

Disponível em: http://www.ensinoreligiosoescolar.blogspot.com.br/2009/06/atividade-direcionada-aos-alunos-e.html. Acesso em 15-05-2014.

3 comentários:

  1. Aparecida gosto muito do seu blog sempre vejo motivação nos teus textos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, tento preparar meus alunos para a vida, reconhecendo-os como educandos mas antes de tudo como seres humanos que merecem atenção! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Como eu poderia fazer essa dramatização, eu não consegui entender.

    ResponderExcluir