domingo, 23 de fevereiro de 2014

INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?


Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer?
                Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas.
                As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos?
                Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!

Maria Aparecida de Souza

Atividade
1-      Como você tem usado a Internet?
2-      Diga quais as vantagens que você observa no primeiro parágrafo do texto.
3-      Através de quais aparelhos podemos acessar a internet, segundo o texto?
4-       Quais os perigos que esse espaço virtual pode trazer às pessoas?
5-      Você concorda com a autora que as redes sociais (virtuais) esfriaram as relações humanas? Explique.
6-      Defina o que é a Internet para você.
7-   Você acredita que na atualidade o homem consegue ter uma vida normal sem a internet em seu cotidiano? Por quê?

SUGIRO QUE LEIA O TEXTO COM OS ALUNOS, EM SEGUIDA PASSE O VÍDEO "Perigos na Internet" - Fantático disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0lXhhqvXuPQ
APÓS VEREM O VÍDEO, RESPONDAM O EXERCÍCIO COM ELES. Boa Aula.

3 comentários: