AVALIAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO
|
I)
Divertir.
II)
Apresentar uma visão crítica da realidade.
III)
Provocar reflexão do leitor.
Está (ão) correta(s):
A)
I e II
B)
II e III
C)
Apenas a II
2- Para responder a questão
a seguir leia o poema de Roseana Murray:
“Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma festa
Onde o homem não mate
nem bicho nem homem
e deixe em paz as árvores da floresta”
·
De acordo com os versos:
a)
O homem sempre deixa em paz as árvores da foresta;
b)
O homem não é um bicho que mata;
c)
A vida é sempre festa em qualquer lugar do planeta;
d)
Em muitos lugares, o homem destrói a natureza e provoca
mortes
e)
Existe um lugar no planeta onde o homem, os bichos e as florestas
vivem em harmonia.
3- Leia o texto e responda:
3- Leia o texto e responda:
OBESIDADE INFANTIL
Hoje em dia, o excesso de
alimentação e a vida sedentária (parada, sem exercícios físicos) já estão na
lista das causas de mortalidade A prevalência da obesidade infanto-juvenil tem
aumenado bastante nos últimos anos.Sem falar que a cada dia percebemos os jovens
e adultos, mais envolvidos com as novas tecnologias, passam horas sentados em
frente a um computador, ao invés de se movimentar, correr, andar de bicicleta,
entre outros exercícos simples. Crianças e bebês bem “gordinhos”, ao contrário
do que pensam mães e avós de antigamente, não é sinal de saúde, já que podem
levar a obesidade até a vida adulta e desenvolver várias doenças secundárias.
(Texto de Joselaine Sturmer, adaptado por Maria
Aparecida de Souza)
I-
“Vida sedentária”
equivale a vida:
a)
Agitada;
b)
intranquila;
c)
hiperativa;
d)
Inativa.
II-
A obesidade infanto-juvenil
atinge:
a)
Crianças e idosos;
b)
Adultos e jovens;
c)
Crianças e jovens;
d)
Bebês e adultos;
III-
O perigo de ser uma criança “gordinha”, segundo o texto é:
a)
Alimentar-se em excesso;
b)
Desenvolver enfermidades no futuro;
c)
Ter má aparência;
d)
Ter uma vida sedentária;
e)
Ter dificuldades motoras;
IV-
O texto serve de:
a)
Incentivo a favor de uma boa alimentação;
b)
Alerta contra os perigos da obesidade;
c)
Conselho aos pais de crianças saudáveis;
d)
Crítica a mães e avós;
e)
Elogio a nutricionistas.
4- Sobre o texto abaixo responda as questões I e II.
O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do
desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A
tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso,
não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido
mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o
êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o culto à verdadeira imagem
do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim,
perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé e do amor. As máquinas andaram
por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.
(ARNS, Paulo
Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, p.10. Adaptado.)
I. O texto demonstra:
a) um protesto contra a tecnologia e seu uso desumanizante.
c) lembra que na Segunda Guerra já existia a máquina e a boa
convivência no trabalho.
II. “A
tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso,
não tiveram respeito algum para o humanismo.”
Com a relação de causa e efeito, expressa neste
fragmento, o autor pretende mostrar:
a) o progresso da tecnologia e da ciência que salva vidas.
b) a expansão da ciência através da tecnologia que dá emprego.
c) a ética e o humanismo estão estreitamente relacionados.
d) o respeito da ciência pelos valores éticos.
5-
Sobre o tema autoestima estudado em
sala, responda:
a) O que é autoestima?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Que sentimentos ou características
estão mais associadas a quem tem uma autoestima baixa?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
FELIZ
NATAL E UM MARAVILHOSO ANO NOVO!
Onde achamos os gabaritos, pois algumas questões nos deixam em dúvida.
ResponderExcluirNão disponibilizo o gabarito aqui, pois essas atividades são utilizadas por professores e com certeza os alunos buscam as respostas, então não seria interessante, desculpa.
Excluir