terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Atividades Avaliativa - 8° e 9°



AVALIAÇÃO DE ENSINO RELIGIOSO
1-      Esse poema é uma recriação de uma tradicional canção infantil, e tem por objetivo:

 
 





I)                    Divertir.
II)                  Apresentar uma visão crítica da realidade.
III)                Provocar reflexão do leitor.

Está (ão) correta(s):
A)     I e II
B)      II e III
C)      Apenas a II



2- Para responder a questão a seguir leia o poema de Roseana Murray:
“Procura-se algum lugar no planeta
Onde a vida seja sempre uma festa
Onde o homem não mate
nem bicho nem homem
e deixe em paz as árvores da floresta”
·         De acordo com os versos:
a)      O homem sempre deixa em paz as árvores da foresta;
b)      O homem não é um bicho que mata;
c)       A vida é sempre festa em qualquer lugar do planeta;
d)      Em muitos lugares, o homem destrói a natureza e provoca mortes
e)      Existe um lugar no planeta onde o homem, os bichos e as florestas vivem em harmonia. 

3-   Leia o texto e responda:

OBESIDADE INFANTIL

Hoje em dia, o excesso de alimentação e a vida sedentária (parada, sem exercícios físicos) já estão na lista das causas de mortalidade A prevalência da obesidade infanto-juvenil tem aumenado bastante nos últimos anos.Sem falar que a cada dia percebemos os jovens e adultos, mais envolvidos com as novas tecnologias, passam horas sentados em frente a um computador, ao invés de se movimentar, correr, andar de bicicleta, entre outros exercícos simples. Crianças e bebês bem “gordinhos”, ao contrário do que pensam mães e avós de antigamente, não é sinal de saúde, já que podem levar a obesidade até a vida adulta e desenvolver várias doenças secundárias.
(Texto de Joselaine Sturmer, adaptado por Maria Aparecida de Souza)


 
I-                    Vida sedentária” equivale a vida:                               
a)      Agitada;
b)      intranquila;
c)       hiperativa;
d)      Inativa.

II-                  A obesidade infanto-juvenil atinge:
a)      Crianças e idosos;
b)      Adultos e jovens;
c)       Crianças e jovens;
d)      Bebês e adultos;


III-                O perigo de ser uma criança “gordinha”, segundo o texto é:
a)      Alimentar-se em excesso;
b)      Desenvolver enfermidades no futuro;
c)       Ter má aparência;
d)      Ter uma vida sedentária;
e)      Ter dificuldades motoras; 



IV-               O texto serve de:

a)      Incentivo a favor de uma boa alimentação;
b)      Alerta contra os perigos da obesidade;
c)       Conselho aos pais de crianças saudáveis;
d)      Crítica a mães e avós;
e)      Elogio a nutricionistas.
 





           4-  Sobre o texto abaixo responda as questões I e II.

O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o culto à verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé e do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.
(ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, p.10. Adaptado.)

I. O texto demonstra:
a) um protesto contra a tecnologia e seu uso desumanizante.
b) um elogia a tecnologia que respeita os valores éticos.
c) lembra que na Segunda Guerra já existia a máquina e a boa convivência no trabalho.

II. “A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo.”
Com a relação de causa e efeito, expressa neste fragmento, o autor pretende mostrar:
a) o progresso da tecnologia e da ciência que salva vidas.
b) a expansão da ciência através da tecnologia que dá emprego.
c) a ética e o humanismo estão estreitamente relacionados.
d) o respeito da ciência pelos valores éticos.

5-   Sobre o tema autoestima estudado em sala, responda:
a)      O que é autoestima?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b)      Que sentimentos ou características estão mais associadas a quem tem uma autoestima baixa?
....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO ANO NOVO!

2 comentários:

  1. Onde achamos os gabaritos, pois algumas questões nos deixam em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disponibilizo o gabarito aqui, pois essas atividades são utilizadas por professores e com certeza os alunos buscam as respostas, então não seria interessante, desculpa.

      Excluir