quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tema: Trabalho


Trabalho: um objetivo a ser alcançado.

O trabalho permite a pessoa humana desenvolver sua capacidade física e intelectual, conviver de modo positivo com muitas pessoas e realizar-se integralmente como pessoa. Por isso, o trabalho deve ser visto como um direito de todo ser humano.

Mas, o trabalho é ao mesmo tempo, o modo pelo qual cada pessoa expressa a solidariedade devida às demais pessoas, é o meio através do qual cada um dá sua retribuição por tudo o que recebe dos demais. Visto desse ângulo, o trabalho é um dever de toda pessoa humana.

Todas as atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentando o bem-estar material, proporcionando satisfação estética, favorecendo o equilíbrio psicológico e propiciando a paz espiritual, são dignas e úteis. Assim, todos os trabalhadores são igualmente merecedores de respeito, seja qual for o trabalho que executem, pois todos contribuem para que as outras pessoas tenham atendidos suas necessidades básicas e possam viver melhor.

Em muitas sociedades, são mais valorizados os que realizam trabalhos intelectuais, gozando de menor prestígio social os que se dedicam a trabalhos físicos. De modo geral, entretanto, essa diferenciação já não é tão evidente como foi há pouco, sendo outros os critérios para a conquista de prestígio e de melhor retribuição.

Assim, por exemplo, na sociedade brasileira gozam de situação mais vantajosa os banqueiros e dirigentes de instituições financeiras, os empresários industriais e comerciais e os que atuam com evidências nos esportes profissionais e atividades recreativas. Trabalhos tipicamente intelectuais, como o de professor e de escritor, são muito mal remunerados e não asseguram especial consideração perante a sociedade, que nos últimos anos foi condicionada a valorizar mais as pessoas que demonstram ter conseguido maior sucesso econômico. O preparo intelectual e a contribuição para o bem da humanidade são quase irrelevantes, valendo mais a capacidade para ganhar dinheiro e acumular riqueza, o que é absurdo, pois geralmente quem mais acumula riquezas é menos útil aos outros seres humanos.

Numa organização social justa, não se pode admitir que haja grande diferença de nível entre os trabalhadores de qualquer espécie. Todo trabalho socialmente útil é digno e merecedor de respeito, não sendo admissível que uma pessoa valha mais ou menos que outro, por causa da natureza do trabalho que cada um executa.

Autor: Dalmo de Abreu Dalarri

ATIVIDADE

Por que o trabalho é, ao mesmo tempo, um direito e um dever de toda pessoa?

Hoje em dia, que tipo de atividades a sociedade brasileira mais valoriza, por quê?

Para o autor, o que torna um trabalho digno e merecedor de respeito?

De acordo com o 1° parágrafo, quais as vantagens que o trabalho permite a pessoa humana?

 “O preparo intelectual e a contribuição para o bem da humanidade são quase irrelevantes, valendo mais a capacidade para ganhar dinheiro e acumular riqueza...”. A palavra destacada no fragmento significa:

(a)Importantes       (b) atuantes        (c) trivial     (d) sem importância


ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Produza uma redação com no mínimo 15 linhas, respondendo as questões abaixo:

- O que você entende por trabalho?

- Quais as profissões mais valorizadas na atualidade?

- Qual a importância de se trabalhar e que profissão escolheria ter? Não esqueça de dizer as razões da escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário