ATIVIDADE
AVALIATIVA DE ENSINO RELIGIOSO
Existe
esperança.
Não
havia como deixar de relatar fato inusitado ocorrido conosco neste
início de segunda-feira. Não eram nem 7h, as ruas estavam tomadas
basicamente por jovens estudantes. Minha esposa estava a levar nossa
filha para a escola. Bem à frente dela, seguia um sonolento ônibus.
Até aqui, nada de diferente. Eis que o inusitado acontece: na
movimentada Avenida Coronel Martiniano, o imenso ônibus parou em uma
faixa de pedestres para que as crianças pudessem atravessar a
avenida. Repito: o motorista parou por vontade própria, não havia
sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de
pedestres pintada no asfalto. O motorista simplesmente parou o
coletivo.
Estaríamos
nós em algum país europeu? Na Suíça talvez, Luxemburgo, talvez na
Bélgica? Num país, numa cidade onde os motoristas respeitam a vida
humana, respeitam literalmente o próximo? Nada disso: foi bem aqui
em Caicó.
A
vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e
recomendá-lo para as autoridades constituídas para receber uma
medalha de honra ao mérito. Infelizmente esta postura, que deveria
ser regra, passa a ser merecedora de prêmio em uma cidade com um
trânsito desumanizado, agressivo e mal-humorado.
Se 50%,
pelo menos isso, a metade dos motoristas de nossa Caicó, agissem
como este anônimo motorista de ônibus, juro, me daria por
satisfeito. Parabéns, desconhecido motorista, minha filha recebeu
encantada esta bela aula de cidadania, de amor ao próximo. Se a
grande maioria dos motoristas daqui pudesse aprender e se espelhar em
você, já seria uma grande vitória da vida, da civilidade.
Texto
adaptado por Maria Aparecida;
novembro de 2009.
COM
BASE NO TEXTO, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE COMPLETA
CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 06
- O fato inusitado relatado no texto diz respeito a um condutor de ônibus que...
(A)
parou o veículo por vontade própria, para preservar a vida de
jovens estudantes.
(B) foi
parado por um guarda de trânsito quando orientava a travessia de
estudantes.
(C)
atravessou uma faixa de pedestres em obediência à orientação de
um guarda de trânsito.
(D) se
viu obrigado a respeitar a sinalização em uma faixa para a
travessia de pedestres.
- O título do texto, “Existe esperança”, indica que, para o autor...
(A)
apenas a metade dos motoristas que trabalham nas cidades são
agressivos e mal-humorados.
(B) os
estudantes precisam sempre receber aulas de cidadania e de civilidade
para se tornarem bons
Motoristas.
(C) só
será possível tornar o trânsito das cidades mais humano e
organizado premiando os bons
motoristas.
(D)
mesmo em cidades que têm um trânsito agressivo e violento, é
possível encontrar motoristas
civilizados,
que respeitam as leis.
- Em “Infelizmente esta postura, que deveria ser regra, passa a ser merecedora de prêmio”, o autor...
(A)
afirma que só em países estrangeiros existem motoristas que
respeitam a vida humana.
(B)
critica a ausência de sinais de trânsito em ruas movimentadas por
onde circulam jovens estudantes.
(C)
lamenta que nem todos os condutores se comportem de modo civilizado
como o motorista do
coletivo.
(D)
justifica o comportamento do motorista que trabalha em uma cidade
cujo trânsito é violento e
desumanizado.
- O motorista do texto não pode ser caracterizado como...
(A)
civilizado e cortês.
(B)
paciente e amável.
(C)
urbano e respeitador.
(D)
sonolento e indiferente.
05. No
enunciado “Não havia como deixar de relatar fato inusitado
ocorrido conosco neste início de
segunda-feira”
a palavra destacada significa...
(A)
inabitual
(B)
ordinário.
(C)
costumeiro.
(D)
extravagante.
06. Em
todos os enunciados abaixo, há referência ao veículo dirigido pelo
motorista que motivou a
crônica,
EXCETO em...
(A) “O
motorista simplesmente parou o coletivo”.
(B) “não
havia sinal ou guarda de trânsito, nada além de uma muda faixa de
pedestres pintada no
asfalto”.
(C) “A
vontade foi de ir atrás deste ônibus, identificar o motorista e
recomendá-lo para as autoridades
constituídas”.
(D) “na
movimentada Av. Coronel Martiniano, o imenso transporte parou em uma
faixa de pedestres para que as crianças pudessem atravessar a rua”.
07. A
partir do trecho da Revista Veja e do que vimos em sala de aula sobre
o tema justiça teça um breve comentário sobre o que você entende
por: justiça
e corrupção
caracterize-os.
“O
PT me transformou em bandido,”desabafa.Valério
sabe que essa rotina em breve será interrompida. Ele é o único dos
37 réus do mensalão que não tem um átimo de dúvida sobre seu
futuro. Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem
de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de
prisão.” Veja,19 de setembro,2012,p.63
Justiça:
_______________________________________________________________________
Corrupção:____________________________________________________________________
08. Leia
o fragmento abaixo e identifique qual
o problema que ele trata
e diga o
que falta entre os povos para haver paz religiosa.
“É
odioso, condenável, grotesco e deseducado fazer troça da religião
de outras pessoas- e até da própria. A fé se confunde com a mais
profunda consciência que as pessoas têm de si mesmas. Portanto, é
natural que as ofensas religiosas sejam percebidas como ataques
pessoais.” Revista Veja, 26 de setembro, 2012,p.82.
____________________________________________________________________________
9- A paz
social é aquela que resulta de...
a)
diálogo inter-religioso com forte resquícios de caridade como
paliativo da pobreza.
b) de
uma justa distribuição da riqueza econômica e cultural do país
entre todos os cidadãos.
c)
valorização da mão de obra barata e corrupção política e
solidária.
10- Sobre o tema família, já abordado em
sala, marque a alternativa INCORRETA.
- A família é constituída por pessoas que independem do sexo.
- A família é apenas constituída pela união de heterossexuais.
me manda o gabarito
ResponderExcluirAtividades excelentes.Vou Montar o gabarito aqui,pois trabalho com essa disciplina também.
ResponderExcluirOi Maria Aparecida , gostei muito do seu trabalho e quero muito poder trabalhar com seus textos em minhasua aulas de ensino religioso, Obrigada.
ExcluirOk!
ExcluirÓtimo.vou trabalhar com esse texto
ExcluirSeja bem vindo e volte sempre que precisar! Obrigada pela compreensão e boas aulas...
ResponderExcluirn entendi nada
ResponderExcluirDesculpa Luciele Alves e Jerônimo Matias, mas não disponibilizo o gabarito pois essas atividades são usadas por professores em sala de aula e sabendo que os alunos buscam respostas na net, não quero atrapalhar o trabalho de nossos colegas profissionais. Espero que entendam e boa reflexão!
ResponderExcluirDisponibiliza o gabarito só para professores através de um cadatro e senha.
ResponderExcluirO texto é de fácil entendimento e propõe uma boa reflexão. Não creio que seja necessário um gabarito.
ResponderExcluirMuito obrigada. Texto excelente pra trabalhar com os alunos.
ResponderExcluirExcelente.
ResponderExcluirMuito bem
ResponderExcluirmuito bom !
ResponderExcluirmuito bom ! irei usar em minhas aulas
ResponderExcluirExcelente texto!
ResponderExcluirÓtimo texto, utilizei na minha aula como fechamento do conteúdo sobre os pilares do Caráter. Onde foram trabalhados, Cidadania, Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Zelo e Senso de Justiça.
ResponderExcluirServiu de complemento da avaliação.
Obrigada.
muito bom o material, excellent
ResponderExcluirÓtima atividade! Obrigada !
ResponderExcluir