quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tema: Bullying



Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
            As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying  pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
             Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
            O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
Texto adaptado.

1-    O que você entende por Bullying?
2-    Quais as características de quem sofre de Bullying?
3-    Como é o perfil do agressor?
4-    Por que a internet é uma ferramenta que auxilia o praticante de bullying?
5-    O bullying é um fenômeno que ocorre exclusivamente entre estudantes de certa idade? Justifique.
6-    Explique a frase, dentro do contexto Bullying, “Só tem palhaço porque tem gente que dá risada”.
7-    Que estratégia você sugere para neutralizar os agentes do Bullying?
8-    Você já foi vítima ou testemunha de algum tipo de bullying? Como aconteceu e o que você fez?

3 comentários: