terça-feira, 29 de setembro de 2015

Atividade Avaliativa para 8 e 9

I- Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões que se seguem:
TEXTO:

Exercício da cidadania requer aprendizagem e prática

Atitudes como não jogar lixo na rua, dar lugar ao idoso em meios de transporte coletivo e esperar que as pessoas saiam do metrô antes de entrar são questões corriqueiras na vida da população que se encaixam perfeitamente na concepção de cidadania pretendida pelo cientista jurídico Ovídio Jairo Rodrigues Mendes. "No entanto, pela correria diária, essas atitudes não são observadas e acabam por se tornar problemas sociais. E a cidadania requer aprendizagem e prática, sob pena de funcionar como mero rótulo", destaca.
Para Mendes, a questão da cidadania está, hoje, mais vinculada a uma relação de consumo do que a um processo de formação de personalidade. “Quando a pessoa vai fazer um documento no banco, ela pega um pedaço de papel e, com esse ato, se considera um pouco mais cidadã. Mas cidadania não é isso: é viver em harmonia com o outro, transformar princípios e valores em atitudes que não beneficiam só interesses individuais, mas interesses coletivos. Por exemplo, eu varro a rua para evitar que o lixo se acumule e prejudique tanto a mim quanto aos meus vizinhos”, explica.


EXERCÍCIO da cidadania requer aprendizagem prática. Revista Sociologia. Disponível em: <http://sociologiacienciaevida. uol.com.br/ESSLO/Edicoes/0/exercicio-da-cidadania-requer-aprendizagem-e-pratica-207231-1.asp>. Acesso em: 5 abr. 2012. Adaptado.

1-A leitura do texto permite afirmar:


A) A cidadania torna-se um conceito sem efeito à medida que os indivíduos não a praticam em seu cotidiano.
B) O exercício da cidadania só será garantido no dia em que as pessoas possuírem poder econômico igualitário.
C) O fato de assumir atitudes educadas em relação ao próximo, embora seja um comportamento cidadão, não se relaciona ao conceito de cidadania.


2- No contexto em que está inserida, a palavra “corriqueiras” (linha 2) pode ser substituída, sem prejuízo do valor semântico, por:

A) indiscriminadas.
B) irresponsáveis.
C) desnecessária.
D) infrequentes.
E) comuns.

 3-   Que relação podemos fazer do texto acima com o slide que assistimos no laboratório de informática “De quem é o balde?




4-    Cite, no mínimo, duas formas de elegância do comportamento que aprendemos em sala, ou mesmo que o texto cite.


5- Redija 5 linhas sobre o tema DIVERSIDADE.





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