I- Leia atentamente o texto a seguir para responder às
questões que se seguem:
TEXTO:
Exercício
da cidadania requer aprendizagem e prática
Atitudes como
não jogar lixo na rua, dar lugar ao idoso em meios de transporte coletivo e
esperar que as pessoas saiam do metrô antes de entrar são questões corriqueiras
na vida da população que se encaixam perfeitamente na concepção de cidadania
pretendida pelo cientista jurídico Ovídio Jairo Rodrigues Mendes. "No
entanto, pela correria diária, essas atitudes não são observadas e acabam por se
tornar problemas sociais. E a cidadania requer aprendizagem e prática, sob pena
de funcionar como mero rótulo", destaca.
Para Mendes, a
questão da cidadania está, hoje, mais vinculada a uma relação de consumo do que
a um processo de formação de personalidade. “Quando a pessoa vai fazer um
documento no banco, ela pega um pedaço de papel e, com esse ato, se considera
um pouco mais cidadã. Mas cidadania não é isso: é viver em harmonia com o
outro, transformar princípios e valores em atitudes que não beneficiam só
interesses individuais, mas interesses coletivos. Por exemplo, eu varro a rua
para evitar que o lixo se acumule e prejudique tanto a mim quanto aos meus
vizinhos”, explica.
EXERCÍCIO da cidadania requer
aprendizagem prática. Revista Sociologia. Disponível em:
<http://sociologiacienciaevida. uol.com.br/ESSLO/Edicoes/0/exercicio-da-cidadania-requer-aprendizagem-e-pratica-207231-1.asp>.
Acesso em: 5 abr. 2012. Adaptado.
1-A
leitura do texto permite afirmar:
A) A cidadania torna-se um conceito
sem efeito à medida que os indivíduos não a praticam em seu cotidiano.
B) O exercício da cidadania só será
garantido no dia em que as pessoas possuírem poder econômico igualitário.
C) O fato de assumir atitudes
educadas em relação ao próximo, embora seja um comportamento cidadão, não se
relaciona ao conceito de cidadania.
2- No
contexto em que está inserida, a palavra “corriqueiras” (linha 2) pode ser
substituída, sem prejuízo do valor semântico, por:
A) indiscriminadas.
B) irresponsáveis.
C) desnecessária.
D) infrequentes.
E) comuns.
3- Que
relação podemos fazer do texto acima com o slide que assistimos no laboratório
de informática “De quem é o balde?
4- Cite,
no mínimo, duas formas de elegância do comportamento que aprendemos em sala, ou
mesmo que o texto cite.
5- Redija 5 linhas sobre o tema DIVERSIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário