terça-feira, 16 de junho de 2015

Atividade avaliativa 7 a 9anos

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕS 1, 2 E 3.

Sou contra a redução da maioridade penal

A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal. A violência seria resultado das penas que temos previstas em lei ou do sistema de aplicação das leis? É necessário também pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
De qualquer forma, um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência e formará mais quadros para o crime. Além disso, nosso sistema penal como está não melhora as pessoas, ao contrário, aumenta sua violência.
O Brasil tem 500 mil trabalhadores na segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que supera 171 milhões de pessoas. O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra a redução da idade penal porque tenho certeza que ficaremos mais inseguros e mais violentos. Sou contra porque sei que se há possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes, está na correta aplicação do ECA. Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Agora não podemos esperar que adolescentes sejam capturados pelo crime para, então, querer fazer mau uso da lei. Para fazer o bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal, além de ineficiente para atacar o problema, desqualifica a discussão. Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam a opinião pública, o que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema seriamente. Problemas complexos não serão superados por abordagens simplórias e imediatistas.
Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
(Autor desconhecido)
QUESTÃO 1:Indique o tema central tratado no texto:

(A) Desigualdade Social
(B) Redução da idade penal
(C) Preconceito
(D) Violência

QUESTÃO 2:Com base na leitura do texto, assinale a alternativa que expressa a opinião do autor e não um fato narrativo.

(A)O Brasil tem 400 mil trabalhadores na segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que supera 171 milhões de pessoas.
(B)No ECA então prevista seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.
(C)Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valoriza a vida em todas as suas formas.
(D)A brutalidade cometida contra os dois jovens de São Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal.

QUESTÃO 3: Qual a sua opinião sobre a redução da maioridade penal?(Sua posição a respeito do assunto é positiva ou negativa? argumente seu pensamento).
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QUESTÃO 4:

Leia a música abaixo:
“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.”

A expressão “se envaidece”, destacada no fragmento acima, refere-se:

(A)Aos homens.
(B)Aos anjos.
(C)Ao mal.
(D)Ao amor.

QUESTÃO 5:

Ainda sobre a música da questão 4, marque com X qual das alternativas está correta.

(A) O amor é desprezível se falarmos a linguagem dos anjos.
(B) Sem amor é difícil querer o mal para os homens.
(C) Onde há amor, não há maldade.
(D) Quem ama fala até a língua dos anjos.
(E) Todas as alternativas anteriores estão erradas.



QUESTÃO 6:

O necrológio dos desiludidos de amor

Os médicos estão fazendo a autópsia
dos que se mataram.
Que grandes corações eles possuíam.
Vísceras imensas, tripas sentimentais
e um estômago cheio de poesia.

Carlos Drummond de Andrade




De acordo com a linguagem poética de Carlos Drummond podemos concluir que:

(A) Os médicos estudam anatomia.
(B) Que existia anomalias genéticas nos cadáveres.
(C) Que dentro coração dos suicidas foi encontrado os nomes de pessoas que foram muito amadas.
(D) Que pessoas saudáveis perderam a vida por não saberem lidar com problemas sentimentais.


QUESTÃO 7: Escolha um dos temas listados nas alternativas da questão 1 e crie um texto dissertativo. Dê um título ao seu texto. (no mínimo 10 linhas)

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QUESTÃO 8: Leia o fragmento abaixo sobre o tema inteligência emocional e coloque nos parênteses V para Verdadeiro ou F para falso.
Inteligência Emocional.

            Até pouco tempo, o conceito de inteligência era muito restrito ou limitado. Só era considerado inteligente quem se saía bem nas disciplinas escolares, tais como: matemática, português, entre outros ramos do saber que utilizam a memória, o raciocínio ou a razão. Atualmente esse conceito foi ampliado uma vez que também abrange as emoções que tem muita importância para nossa realização pessoal, em nossa vida escolar, social e profissional. Não basta ser detentor de todos os saberes se não tivermos controle sobre nossos próprios pensamentos e sua materialização através de nossos impulsos emocionais.

(          ) A falta de controle emocional é consequência do excesso de inteligência.

(          ) A inteligência tem seu conceito restrito ao raciocínio e a razão.


(          ) Somos inteligentes e portanto temos liberdade de escolhermos nossos comportamentos.

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