quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tema: Adolescência


A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura, o que não significa deixar de precisar da atenção e orientação dos pais. A adolescência é este período no qual uma criança se transforma em adulto. Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade. Boa parte dos jovens insiste em não crescer, parecem tão comprometidos com algumas coisas,tais como: namoro, facebook,festas, etc, mas, negligentes com outras,como: familia e educação. Os jovens revelam muitos direitos e poucos deveres, precisam de limites. Poucos valorizam os estudos e poucos pensam no seu futuro afetivo e profissional.
Texto adaptado.
1-    Responda de acordo com o texto e com suas experiências de vida.
a)    O que você acha que marca a passagem da infância para a adolescência?
b)    Por que será que cresce assustadoramente a marginalização entre os jovens?
c)    “Os jovens revelam muitos direitos e poucos deveres, precisam de limites”.Como jovem como você percebe em que áreas deveriam ser impostos esses limites?
d)    Explique com suas palavras a frase: “O futuro é um palco com a cortina fechada”.
e)    Cite alguns comportamentos típicos da fase da adolescência.
f)     Para você o que é namoro?
g)    Diante das transformações da sociedade, sobretudo, com a era da tecnologia, mídia e consumo, percebemos crianças queimando etapas e adultos querendo congelar o tempo. Como você exemplifica ou explica essas afirmação?
h)      Adolescente está sempre antenado com o mundo virtual e você como tal, como se sente usando redes sociais? Não sente falta do encontro presencial? Diga que vantagens e desvantagens você percebe na utilização delas.

2-      Sobre o vídeo Educação para a Sexualidade, responda:

a)      Você considera, importante trabalhar esse tema na escola? Por que?
b)      Você sabe que meio contraceptivo evita gravidez indesejada e Dsts?
c)      Você sabe a partir de que momento a menina e o menino estão se preparando fisicamente para a concepção de uma criança?
d)     Como você avalia a gravidez na adolescência?
e)    O que mais lhe chamou a atenção no vídeo?
f)     O que é necessário para haver durabilidade em um relacionamento a dois?
g)    Dúvida, medo e vergonha, nos faz calar ou tomar atitudes erradas, a quem você aconselha pedir ajuda?
h)    O que você entende por sexualidade?
 I) Para fazer sexo existe idade adequada? Como você pensa sobre isso? O que é necessário saber antes dessa prática?


OBS: “A sexualidade não é sinônimo de conjunção carnal, é muito mais do que isso, é a forma como as pessoas veem a outra, pensam, sentem, agem  e interagem entre si em busca de amor e afeto, está também relacionada com a saúde física e mental.”

2 comentários: