terça-feira, 16 de junho de 2015

Atividade avaliativa 6 ano


I-                    Responda as questões de  1 a 3 de acordo com o texto que se segue:
Mãe, Meu Tudo.
Mãe, você é aquela que supriu sempre minhas necessidades...

É aquela que me deu vida, amor, cuidado, enxugou minhas lágrimas, corrigiu meus erros, me levantou de meus tombos, me deu conselhos, disse não na hora certa, é uma grande amiga, é um pai, é uma mãe, você é a única pessoa que consegue ser todas ao mesmo tempo, você comemorou as minhas conquistas.
Para esta mulher incrível, eis minha declaração incondicional de Amor!
Disponível emhttp://www.mundodasmensagens.com/depoimentos/mae-meu-tudo/Acesso em:13 de junho de 2015.
1-      O texto “Mãe, Meu tudo” é:
a)      Um texto que explica as dificuldades de ser mãe;
b)      Uma homenagem para esse ser especial “Mãe”;
c)       Uma carta para as mães que não contribuem com o desenvolvimento dos filhos.
2-      Qual o perfil da mãe citada do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-      Ser mãe segundo o texto é:
a)      Sempre agradar os filhos e nunca contrariá-los.
b)      É dar conselhos sem impor limites.
c)       É cuidar e corrigir quando necessário.

II-                  A partir do que estudamos em sala e da leitura do fragmento abaixo, coloque V para verdadeiro e F para falso dentro dos parênteses:
Exploração sexual de crianças e
adolescentes: por que falar sobre isso?
Anna Flora Werneck
Childhood Brasil
É importante entender que o “sexual” é apenas um caráter da violência. Falar de exploração sexual é falar também de violência física, emocional e psicológica. Quando crianças ou adolescentes são vítimas de exploração sexual, outros direitos fundamentais também são violados. E os impactos são tremendos: além de interferir diretamente no desenvolvimento da sexualidade saudável e nas dimensões psicossociais da criança e do adolescente, a violência causa danos muitas vezes irreversíveis. Uso de drogas, tendência ao suicídio, gravidez precoce e exposição a doenças sexualmente transmissíveis são apenas algumas das consequências.

(                        ) Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, pessoas em desenvolvimento e que precisam ser protegidas parcialmente.
(                      ) A criança ou adolescente mesmo consciente de que é aliciada por adultos para cometer atos de prostituição ainda se configura uma vítima.
(                           ) Falar de exploração sexual nada tem a ver com violência física, emocional e psicológica.

III-associe a segunda coluna de acordo com a primeira. Veja que de agora em diante a temática é “Nomes sagrados do ser supremo”.
a)      Livro dos hindus                                            (                ) Duvel Barô
b)      O Islamismo tem como ser divino...          (                ) Adonai
c)       Para os ciganos deus é...                             (                )  Vedas
d)      O Cristianismo é uma religião ...                (                ) Alá
e)      Ser divino para os judeus...                         (                ) Monoteísta

IV-                Preencha corretamente o quadro abaixo.
RELIGIÃO
LIVRO SAGRADO

DIVINDADES

Cristianismo

.........................

(       )Monoteísta
(       )Politeísta


(    )Alá
(    )Jeová
(    )Shiva


Hinduísmo



.........................

(       )Monoteísta
(       )Politeísta


(      )Pai, Filho e Espírito Santo
(      )Shiva, Visnhu e Brahma
(      )Alá, Maomé e Jesus

TRADIÇÃO
ORAL




INDÍGENA

GUARANIS

DIVINDADES



........................................................................

TAPUIAS

DIVINDADES




.........................................................................

KULINA

DIVINDADES


(     )Maíra  (    )Nzambi  (    )Simukari  (    )Tupã (  )Olorum

V-           Diante da leitura abaixo e do que vimos em sala de aula preencha os espaços das frases que se segue.

Ainda hoje, há algumas tradições religiosas que se utilizam da oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, as australianas (aborígines), as africanas, entre outras. Nestas, a oralidade é o meio utilizado para repassar os ensinamentos revividos em diferentes rituais. Apesar de algumas dessas culturas dominarem a escrita, preferem preservar o texto oral para que a mensagem divina não perca a sua essência. Outras tradições religiosas, com o advento da invenção da escrita, fizeram a opção de escrever os seus textos sagrados, como forma de garantir a preservação de seu conteúdo. Entre as tradições com registro escrito dos textos sagrados tem-se, por exemplo, a judaica, a cristã, a muçulmana, etc.

a)     _______________é o nome que recebe o ser divino de cultura africana Iorubá
b)    As tradições religiosas orais conservam suas narrativas por meio da________________________

VI-            Marque a alternativa incorreta.
a)     Tradição oral é aquela que não possui livro sagrado.
b)    As tradições orais, como indígenas e cristãs, conservam suas narrativas através da oralidade.
c)     As tradições religiosas ensinam que o ser supremo é bondoso para com todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário