terça-feira, 30 de junho de 2015

Atividade Avaliativa 6 a 9 anos

I-              Responda as questões de 1 a 4 de acordo com o texto e conhecimentos adquiridos em sala.

Como se desenvolve o fenômeno bullying em sala de aula.

Segundo as explicações do professor Dan Olweus, é comum entre os alunos de uma classe a existência de diversos tipos de conflitos e tensões. Há ainda inúmeras outras interações agressivas, às vezes como diversão ou como forma de auto-afirmação e para se comprovarem as relações de força que os alunos estabelecem entre si. Caso exista na classe um agressor em potencial ou vários deles, seu comportamento agressivo influenciará nas atividades dos alunos, promovendo interações ásperas, veementes e violentas. Devido ao temperamento irritadiço do agressor e à sua acentuada necessidade de ameaçar, dominar e subjugar os outros de forma impositiva pelo uso da força, as adversidades e as frustrações menores que surgem acabam por provocar reações intensas. Às vezes, essas reações assumem caráter agressivo em razão da tendência do agressor a empregar meios violentos nas situações de conflitos. Em virtude de sua força física, seus ataques violentos mostram-se desagradáveis e dolorosos para os demais.
Geralmente o agressor prefere atacar os mais frágeis, pois tem certeza de poder dominá-los, porém não teme brigar com outros alunos da classe: sente-se forte e confiante. Se há na classe um aluno que apresenta características psicológicas como ansiedade, insegurança, passividade, timidez, dificuldade de impor-se e de ser agressivo e com frequência se mostra fisicamente indefeso, do tipo bode expiatório... ele logo será descoberto pelo agressor. Esse tipo de aluno representa o elo frágil da cadeia, uma vez que o agressor sabe que ele não vai revidar se atacado, que se atemorizará, vindo talvez a chorar, não se defenderá e ninguém o protegerá dos ataques que receber.
Ainda, segundo esse autor, não há dúvida que a maioria dos casos de bullying acontece no interior da escola. Entretanto, para que um comportamento seja caracterizado como bullying, é necessário distinguir os maus-tratos ocasionais e não graves dos maus-tratos habituais e graves. Portanto, os atos de bullying entre os alunos apresentam determinadas características comuns: são comportamentos produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima; apresentam uma relação de desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima; ocorrem sem motivações evidentes; são comportamentos deliberados e danosos. Os comportamentos bullying podem ocorrer de duas formas: direta e indireta, ambas aversivas e prejudiciais ao psiquismo da vítima. A direta inclui agressões físicas (bater, chutar, tomar pertences) e verbais (apelidar de maneira pejorativa e discriminatória, insultar, constranger); a indireta talvez seja a que mais prejuízo provoque, uma vez que pode criar traumas irreversíveis. Essa última acontece através de disseminação de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da vítima do seu grupo social.
(FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying. 2.ed. Campinas: Verus, 2005, p. 49 -50, com adaptações)

1-     O que você entendeu por Bullying?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-     Quais as características das vítimas que geralmente sofrem de Bullying?

a)                       São pessoas que precisam de auto-afirmação e para se comprovarem as relações de força agridem as outras sem motivo aparente;
b)                        São pessoas agradáveis e se divertem com os apelidos que a colocam;
c)                         São pessoas educadas, tímidas e frágeis, e não reagem aos insultos;
d)                        Todas as alternativas estão corretas.

3-     Diferencie as duas formas de Bullying cujo cita o texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-     Coloque V para verdadeiro e F para falso dentro dos parênteses.
a)       (           )Não existe uma idade ou ano escolar exclusivo para haver a prática de bulllying na escola.
b)       (        )São características de bullying: violência e ataques físicos gozações verbais, apelidos, insultos, ameaças e intimidações.
c)       (         )Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, agressivo e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ajudar os outros a serem mais felizes e brincalhões.
d)       (         )Bullying é uma nova modalidade de educação física, onde o aluno extrapola suas emoções e agressões em qualquer pessoa.

II-                  Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

 (        1    )Bullying
(        2    )Rede Social
(        3    )Amizade

(                )É uma relação de cuidado em que as pessoas se ajudam e se confortam nos momentos mais tristes e difíceis.
(               ) Palavra que define relações de violência que seja física, verbal ou psicológica.
(               ) É uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.

III-                Muita gente usa as redes sociais, sobretudo, virtuais, no entanto, se não bem usadas àquelas informações compartilhadas podem ser perigosas. Que conselhos você daria para quem usa redes sociais para que esse usuário se previna de perigos?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
IV-                Faça uma leitura crítica das imagens abaixo e diga qual relação existe entre elas. 


________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na constante utilização da Internet como fonte de pesquisa, seja para se informar, divertir, trabalhar, enfim, para se comunicar, o usuário de informática desenvolveu uma afinidade em relação ao seu uso, de modo que se tornou um instrumento de absorção de conhecimento muito eficiente. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/834
V-                 Você concorda com o fragmento acima? Justifique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VI-               Como você definiria o “amigo tóxico” cuja curta metragem sobre amizade apresentou?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VII-             Coloque dentro dos parênteses CERTO ou ERRADO para as frases que define o amigo de verdade.

a)        Amigo jamais contraria nossa opinião. (                                )
b)        Amigo é aquele que nos aconselha, nos ouve e nos repreende quando estamos errado. (                                 )
c)         Amigo não fica apontando nossos defeitos e aprende a perdoar quando ofendemos. (                                      )
VIII-           Quais os benefícios que as redes sociais podem nos proporcionar?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário