domingo, 23 de fevereiro de 2014

INTERNET, QUE ESPAÇO É ESSE?


Desde menina ouço que a internet surgiu de forma a encurtar distâncias e minimizar custos para qualquer empresa, na escola acelera o ensino e a aprendizagem dos alunos, sendo uma nova modalidade a ser usada pelo corpo docente como metodologia; e nas casas, para que ela serve? Seria para a comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático, informação rápida e uma forma de lazer?
                Percebemos que na atualidade esse espaço cibernético já não é exclusividade da classe alta e que não depende de um computador para existir. Ele simplesmente invade a vida das grandes massas de menor poder aquisitivo também, através de aparelhos tecnológicos de custo acessível como alguns telefones celulares. Através de um clic muitas realidades são transformadas.
                As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamento. Mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes virtuais? Onde beijos e abraços não são sentidos e mensagens de carinho são “despersonalizadas”, pois estão fadadas ao ctrl C e Ctrl V. Por que trocamos o útil pelo fútil, o humano pela máquina e o calor humano por vãs palavras trocadas em bate-papos com palavras distorcidas, será que é por isso que estamos embrutecendo e sendo dominados pela tecnologia? Afinal, em que espaço nós vivemos? Será o virtual ou o real? Ou já não dá para separar ambos?
                Internet, quem não a usa? Será um espaço infinito de oportunidades e armadilhas? Vale a pena usá-la, mas com moderação!

Maria Aparecida de Souza

Atividade
1-      Como você tem usado a Internet?
2-      Diga quais as vantagens que você observa no primeiro parágrafo do texto.
3-      Através de quais aparelhos podemos acessar a internet, segundo o texto?
4-       Quais os perigos que esse espaço virtual pode trazer às pessoas?
5-      Você concorda com a autora que as redes sociais (virtuais) esfriaram as relações humanas? Explique.
6-      Defina o que é a Internet para você.
7-   Você acredita que na atualidade o homem consegue ter uma vida normal sem a internet em seu cotidiano? Por quê?

SUGIRO QUE LEIA O TEXTO COM OS ALUNOS, EM SEGUIDA PASSE O VÍDEO "Perigos na Internet" - Fantático disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0lXhhqvXuPQ
APÓS VEREM O VÍDEO, RESPONDAM O EXERCÍCIO COM ELES. Boa Aula.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tema: meio ambiente e solidariedade.


Plante o futuro

            Um senhor já idoso amava muito as plantas. Todos os dias acordava bem cedo para cuidar de seu jardim. Fazia isso com tanto carinho e mantinha o jardim tão lindo que não havia quem não admirasse suas plantas e flores.
          Certo dia resolveu plantar uma jabuticabeira. Enquanto fazia o serviço com toda  dedicação, aproximou-se dele um jovem que lhe perguntou:
- Que planta é essa que o senhor está cuidando?
- Acabo de plantar uma jabuticabeira! - respondeu.
- E quanto tempo ela demora para dar fruto? - indagou o jovem.
- Ah! Mais ou menos uns 15 anos - respondeu o velho.
- E o senhor espera viver tanto tempo assim? - questionou o rapaz.
- Não meu filho, provavelmente não comerei de seu fruto.
- Então, qual a vantagem de plantar uma árvore se o senhor não comerá de seu fruto? O velho, olhando serenamente nos olhos do rapaz, respondeu:
- Nenhuma, meu filho, exceto a vantagem de saber que ninguém comeria jabuticaba se todos pensassem como você.
         O rapaz, ouvindo aquilo, despediu-se do velho e saiu pensativo. Depois de caminhar um pouco, encontrou à sua frente uma árvore e parou para descansar à sua sombra.
         De repente olhou para cima e percebeu que se tratava de uma jabuticabeira carregada de frutos maduros.
         Pôde então saborear deliciosas jabuticabas. Enquanto comia, lembrou-se da sua conversa com o velho e refletiu: "Estou comendo esta jabuticaba porque alguém há 15 anos plantou esta árvore. Talvez essa pessoa não esteja mais viva, mas seus frutos estão." O importante é plantar e saber que um dia alguém será beneficiado.
(Trecho do livro Para Que Minha Vida Se Transforme / Maria Salette e Wilma Ruggeri - Ed. Verus)
Atividade
1-    Qual a atividade diária do idoso a que se refere o texto? De que forma ele a executa e qual o impacto que as pessoas tinham ao ver o resultado de seu trabalho?


2-    O que você imagina que o jovem pensava no momento em que indagou o idoso dizendo: - Então, qual a vantagem de plantar uma árvore se o senhor não comerá de seu fruto?

3-    Retire do texto um trecho que justifique o momento em que o jovem se convenceu da importância do trabalho daquele idoso.


4-    Diante da reflexão desse texto, como você explica o título?

5-    Você cuida do meio ambiente? O que você faz para colaborar com as gerações futuras?

6-    Que consequências você já observa no meio ambiente da irresponsabilidade e ação destruidora do homem?

7-    Ser idoso é uma das fases pelas quais vamos passar, assim como a fase adulta e juvenil. Descreva como gostaria de viver essa fase.

8-    Coloque C para certa e F para errada.

“Atitude que demonstra respeito e solidariedade para com o próximo e para com o meio ambiente...”.

a)    (         ) Reflorestamento.
b)   (         ) Desperdício de água potável.
c)    (         ) Queima de lixo.
d)   (    ) Reciclagem e reaproveitamento de objetos de vidro, plástico, papel ou metal.


9-    Coloque seus conhecimentos em prática e marque a alternativa incorreta quanto as vantagens em se plantar uma árvore frutífera, mesmo que demore décadas para ela dar seus frutos.

a-    Ela vai dar sombra e liberar gás oxigênio, além de contribuir na purificação do ar ao consumir gás carbônico.
b-   Ela vai se fixar ao solo sem necessidade de água e sol para crescer.
c-    Ela vai dar frutos que podem ser apreciados por gerações futuras.

10-  Se você fosse fazer uma campanha em favor de se respeitar o idoso e também o meio ambiente que slogan você criaria? (seja criativo, pode usar mais de uma frase).



obs: Vale a pena assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=n-41nlk6VJI (carta escrita no ano 2070)-

"Preserve a água, cuide das gerações futuras..."

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tema: adolescência x drogas.

Por que alguns adolescentes se drogam?
                A informação sobre os prejuízos do uso das drogas estão estampados nos meios de comunicação, em campanhas antidrogas, em casa e na escola. Daí a dificuldade de se entender por que alguns adolescentes se drogam, e será que eles mesmos sabem o motivo?
                Como sabemos a fase da vida a que chamamos de adolescência é crítica e merece mais atenção, pois é o momento de maturação do corpo, firmação de personalidade, onde os jovens estão ávidos por liberdade, autonomia, enfrentar desafios e conhecer o mundo. Talvez, por se sentir mais independentes – já está fisicamente crescido- e por se sentir psicologicamente mais preparado para a vida, o adolescente queira provar que já cresceu, que tem sua própria opinião. Querendo então provar sua segurança pode experimentar drogas, sem perceber que está fazendo exatamente o contrário de tudo o que ouviu sobre as drogas.
                Além disso, a curiosidade pode também levar um jovem a se drogar, pois a adolescência é a época das descobertas, e o adolescente quer conhecer tudo. No entanto, é preciso saber diferenciar a boa curiosidade da curiosidade nociva, e querer conhecer o mundo das drogas é, de fato, uma curiosidade ruim, já que sabemos efetivamente que as drogas fazem mal à saúde, alteram o pensamento e mudam o comportamento das pessoas.
                Outro fator que pode induzir um jovem a se drogar é a incapacidade de enfrentar problemas. Principalmente aqueles que sempre tiveram tudo e nunca passaram por frustações e tristezas mais sérias. Alguns recorrem às drogas quando estão com problemas pensando que elas os afastarão deles e ainda os cessarão. Na verdade até podem se afastar, mas a certeza é que a droga não resolve nada, ao contrário, quando passa o seu efeito, o conflito ainda existe e acrescido de mais um: o próprio envolvimento com a droga.
                A onipotência juvenil  (o poder ilimitado- a mania de Deus do adolescente) também pode motivar um jovem a se drogar. Acreditando que nada de ruim vai lhe acontecer, ele abusa de tudo: velocidade, sexo, drogas, etc. Mas é justamente esse excesso de confiança em si mesmo que acarreta acidentes automobilísticos, gravidez indesejada, o vício nas drogas.
                É comum ainda o jovem usar drogas para ser aceito pelo grupo que as usa. Outros, querendo mudar seu jeito de ser, recorrem às drogas, pois eles mesmos não se aceitam e acreditam ser esse o caminho para mudarem. Enganam-se. Assim como se enganam os que acreditam que as drogas acabarão com a solidão, ou que preencherão o tempo, quando não houver nada que fazer.
                A pessoa se sente livre quando usa droga? –Quem experimenta drogas sabendo que faz mal à saúde é porque não se sente livre. Quem é livre não precisa experimentar drogas. A liberdade que se consegue através das drogas é um estado químico, e não uma alegria natural.
                Fazer o que quer ou fazer o que nunca fez sob os efeitos das drogas está muito longe de ser um comportamento pessoal, pois elas alteram os níveis de consciência e distorcem a crítica da adequação. Quando voltam ao psíquico natural, são comuns a vergonha e o arrependimento sobre o que fizeram enquanto drogados.
                Gargalhar sob o estímulo de drogas pode significar um choro da própria alma e o sofrimento de todas as pessoas que o amam. A droga isola o usuário, não permitindo a aproximação de outras pessoas, dando-lhe uma vivência isolada que não pode ser compartilhada por ninguém. Portanto, a gargalhada esconde a angustiante solidão.
                A verdadeira liberdade é entregar-se para crescer, é frustrar-se sem se perder, é divertir-se sendo o que é, fazendo o que realmente quiser, quando e como bem lhe agradar. A droga submete a pessoa à obrigatoriedade (e não à liberdade) de usá-la. A liberdade permite aprender, com as experiências alheias, a não fazer do seu corpo um laboratório de química das drogas, nem repetir o que já está comprovado que não faz bem.
               
Por que será que os drogados são discriminados pela sociedade?
                As pessoas não gostam de conviver com drogados, pois, como eles não se encontram em seu estado normal, não acompanham um diálogo, comportam-se inadequada e inconvenientemente e, às vezes, até de modo perigoso. Se é uma ou outra vez que se drogam, podemos até aguentar, mas se é a toda hora, não há “santo” que aguente. Além disso, o critério de valores de um drogado passa a ser bem diferente do nosso. Caso não tenha dinheiro para comprar a droga, ele não se incomodará em roubar, seja da própria família, seja de amigos. As mulheres podem se prostituir quando pressionadas por essas situações.
                As conversas, as atitudes, os interesses dos drogados também não interessam àqueles que querem viver saudavelmente. Além disso, como são pouco motivados a trabalhar (ou estudar) porque já não têm mais a mesma capacidade, num ambiente de trabalho (ou estudo) só atrapalham. Os drogados têm, ainda, dificuldade de enfrentar as frustações decorrentes das atividades do dia-a-dia, reagindo a elas de modo agressivo ou impulsivo, o que os torna inadequados ao ambiente familiar, profissional ou social.
                As pessoas que trabalham com drogas (traficantes) são obviamente discriminadas por serem marginais, já que o tráfico de drogas é, pela lei brasileira, um crime hediondo (pavoroso) e inafiançável (Lei antitóxico nº 6368 de 21/10/76). E como os drogados são obrigados a adquirir drogas nesse mundo da ilegalidade, onde estão os traficantes, mais um motivo para as pessoas se afastarem deles.
Içami Tiba. 123 respostas sobre as drogas.2.ed.São Paulo: Scipione, 1995. Com adaptações.

Exercício
1-      Substitua as palavras abaixo por sinônimos ou o que significam.
a)      Contra as drogas:____________________________
b)      Jovens entre doze e vinte anos:_________________
c)       Razão:_____________________________________
2-      Resumam, em poucas palavras, alguns motivos pelos quais os jovens se drogam.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-      No seu entender, em que consistem a boa curiosidade e a má curiosidade?
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4-      Qual o perigo dos jovens (com relação às drogas) que sempre tiveram tudo do bom e do melhor e que nunca enfrentaram dificuldades na vida?
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5-      O que acontece na vida de um jovem que se droga toda vez que encontra um problema sério?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-      A que leva o excesso de confiança que muitos jovens têm em si mesmos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-      No seu entender, as drogas conseguem tirar alguém da solidão?
8-      Será que as drogas realmente libertam as pessoas?
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9-      O que acontece com as pessoas quando passa o efeito das drogas?
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10-   Comente:
a)      “A verdadeira liberdade é entregar-se para crescer, é frustrar-se sem se perder.”
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b)      “A droga submete a pessoa à obrigatoriedade de usá-la.”
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11-   Por que as pessoas não gostam de conviver com drogados?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12-   O que são capazes de fazer os viciados para conseguir as drogas?
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13-   Como fica a capacidade de estudo e de trabalho dos jovens que se drogam?
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14-   Como são enquadrados pelas leis brasileiras os traficantes de droga?
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Tema: Valores Humanos


No Dicionário Aurélio, de língua portuguesa, temos valor como: qualidade que faz estimável alguém ou algo; importância de determinada coisa; preço; legitimidade.

 Mas o que são valores humanos?

Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então, certos motivos para justificar as nossas decisões.

Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:
a)    Os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;
b)    Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.

Exemplo: Participar numa manifestação a favor da categoria dos professores em prol de melhorias de salário e qualidade no ensino pode significar que atribuímos a essa ação um valor que chamamos de solidariedade.

Os valores humanos seriam, portanto, as razões ou motivos pelos quais nos faz se aproximar ou se afastar de certas pessoas ou que nos fazem optar por determinadas escolhas e decisões.

Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas apreciações ou julgamentos que traduzem nossas preferencias.
Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto a sua natureza da seguinte forma:

·         Valores éticos: São aqueles que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa vida.  Exemplos: solidariedade, honestidade, verdade, bondade, altruísmo...
·         Valores estéticos: São os valores de expressão. Exemplo: harmonia; belo; feio; sublime (digno);trágico.
·         Valores religiosos: São os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplo: Sagrado, pureza, santidade, perfeição.
·         Valores políticos: São valores que geralmente estão voltados para opiniões, decisões, julgamentos e consensos universais. Exemplo: Justiça, Igualdade, imparcialidade, cidadania, liberdade.
·         Valores vitais: são aqueles referentes a vida, exemplo: saúde, força, entre outros.

Dinâmica: Escrever no quadro alguns valores sem seus conceitos e ler apenas o significado para ver se a turma consegue decifrar de que valor se trata.

 Valores Éticos
·   Amizade – sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;

·         Amor – sentimento que predispõe alguém a desejar o bem a outrem, ou de alguma coisa.

·         Bom Humor – capacidade de perceber, apreciar ou expressar o que é cômico ou divertido.

·         Compaixão - pesar que em nós desperta a infelicidade, a dor, o mal de outrem; piedade, dó, condolência.

·         Cooperação – ato ou efeito de cooperar. Associação entre duas espécies que, embora dispensável. Traz vantagens para ambas.

·    Coragem – bravura em face do perigo, intrepidez, ousadia. Resolução, franqueza, desembaraço.

·         Disciplina – regime de ordem imposta ou livremente consentida.

·         Doçura – bravura, suavidade, serenidade, meiguice, ternura.

·         Entusiasmo – veemência, vigor, no falar ou no escrever, flama;

·         Felicidade – qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento. Bom êxito, sucesso;

·         Fidelidade – constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;

·         Generosidade - ação ou atitude generosa que deixa as pessoas mais alegres.

·   Gratidão – qualidade de quem é grato. Reconhecimento por um benefício recebido, agradecimento;

·      Honestidade – qualidade ou caráter de honesto, honradez, dignidade, probidade, decoro, decência, virtude;

·         Humildade – virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. Respeito, reverência, submissão;

·         Justiça – conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.

·         Liberdade – faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação.

·         Poder de agir no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas;

·         Misericórdia – compaixão suscitada, pela miséria alheia, indulgência, graça, perdão.

·         Paciência – Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. Perseverança tranqüila;

·         Perseverança - qualidade ou procedimento de perseverante, pertinácia, constância, firmeza;

·         Polidez – delicadeza. Cortesia, civilidade, urbanidade. Formas de tratamento mais ou menos formais, ou de marcadores como, por favor, por gentileza;

·         Prudência – qualidade de quem agi com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou de dano. Cautela, precaução;

·         Pureza - limpidez, transparência, nitidez, inocência, singeleza, sinceridade;

·     Respeito – reverência, veneração, obediência, deferência, submissão, acatamento. Lado pelo qual se encara uma questão, ponto de vista, aspecto;

·         Responsabilidade - qualidade ou condição de responsável,. Capacidade de entendimento ético-jurídico e determinação volitiva adequada, que constitui pressuposto penal necessário da pontualidade;

·         Simplicidade – naturalidade, espontaneidade, elegância. Caráter próprio, não modificado por elementos estranhos, ingenuidade, desafetação. Sinceridade, franqueza.

·         Temperança – qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões; sobriedade.

·         Tolerância – tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.

·         Trabalho – aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; esforço incomum, luta, faina, lida, lide.

·         União – junção de duas coisas ou pessoas. Contato, justaposição. Pacto, aliança, liga. Reunião de forças, de vontades, etc., coesão, unidade.


Atividade

Leitura do Texto:
Valores humanos

Será que damos “valor” às pessoas que nos rodeiam? Quanto valem os nossos amigos? Qual o “preço” de uma amizade? Somos pequenos “pedaços de madeira” perdidos neste “mar” a que chamamos sociedade, pedaços de madeira como aqueles que podem ser apanhados por qualquer pessoa numa praia, atirados e maltratados, mas que também podem ser acarinhados e polidos pelas mãos de quem souber dar “valor” ao que está por trás desse pedaço de madeira…
A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras. Quantos de nós não demos valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa? Apesar do nosso valor estar na importância que temos para as pessoas que nos rodeiam, está também e principalmente na nossa própria valorização e na capacidade de tentarmos ser melhores.
Muitas vezes não valorizamos as pessoas que nos rodeiam, e de um dia para o outro podemos perder alguém querido, sem termos oportunidade de lhe dizer e mostrar o quão importantes eram e o quanto valiam para nós.


Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividade-Avaliativa-De-Ensino-Religioso/775913.html

Responda:
1) O que você entende por valores humanos? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Você dá valor às pessoas ao seu redor? Elas também te valorizam? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Você se valoriza? Que atitudes você toma para que isto seja possível? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quais os valores humanos, que na sua opinião, contribuem para a convivência do homem em sociedade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Cite exemplo de, no mínimo, dois valores para cada tipo de valores abaixo:
* valores éticos:_____________________________________
*valores políticos:____________________________________
6) Quanto vale um amigo? Há quem diga que é “Melhor ter amigo na praça do que dinheiro na caixa.” Isto é um clichê muito ouvido quando o assunto é amizade. E você, concorda? Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- O que você compreendeu pela expressão “pedaços de madeira” usada pelo autor dentro do contexto do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Tente explicar o que o autor quis dizer no trecho “A muitas pessoas falta valor, não parecem ter qualidade alguma nem utilidade, no entanto, acredito que essas pessoas servem para darmos valor a outras.”
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9- Você acha justo não darmos o devido valor a alguém por termos sido maltratados ou ignorados por outra pessoa?
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10- Relacione com o texto “valores humanos” e Explique a frase: “Cuide bem do seu jardim que as borboletas aparecerão.”
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11- Diz um dito popular que a gente só dar valor as pessoas e/ou coisas quando perdemos. Você concorda? Justifique.
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12- Leia os provérbios, escolha três deles e dê seu ponto de vista.

        As aparências enganam.
      Amor com amor se paga.
      Quem procura acha.
      Homem que é homem não chora.
             A corda arrebenta no lado mais fraco.
        A pressa é inimiga da perfeição.
             A mentira tem pernas curtas.


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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Primeiro Bimestre: Primeiro contato...

É importante se apresentar, dar as boas vindas aos alunos e os parabéns, tanto para os novatos e iniciantes de tal ano escolar, como para os veteranos e, inclusive, para os que repetem pois já são vitoriosos em não desistir.
É importante ressaltar que a escola tem regras e destacar qual é o papel do aluno para que eles desenvolvam senso de responsabilidade.

Mostre o que é a disciplina de Ensino Religioso, qual sua conotação hoje e a de tempos mais remotos, isto é, tranquilize seus alunos de que você não vai doutrinar ninguém, e sim passar um pouco de conhecimento sobre as religiões e temas pertinentes a vida cotidiana, que são os temas transversais, fale sobre sua metodologia e como pretende o feedback (avaliá-los).

Sonde o que eles entendem por religião;
Escreva no quadro a palavra religião e pergunte-os o que vem  a memória ao ouvir esse nome...depois de colhidas as palavras, tais como: Deus, missa, casamento, Bíblia, cristianismo, oração, igreja, entre outros. Você pode explorar a palavra religare, etmologia da palavra religião, o porquê de existir as religiões e alguns conceitos elementares como distinguir religiões monoteístas e religiões politeístas; doutrinas, rituais,livros sagrados, etc...

Crie junto a turma um conceito para religião.

Uma dinâmica interessante é a entrevista, pois facilita um melhor convívio entre os alunos, eles passam a se respeitar mais, julgar menos e por afinidade formar grupos quer seja para trabalhos escolares quer seja para uma amizade para além dos muros da escola.

Forme pares e peça que um entreviste o outro, como sugestão, temos:

-Nome;
-Preferências Musicais;
-Sonho;
-Passa tempo;
- O que não gostaria que o façam;
-O que mais admira em suas amizades;
-Quais seus planos para 2014;
-O que gostaria de estudar em Ensino Religioso;
-Deixe uma frase de otimismo ou de reflexão para a turma.

Caso não queira fazer dinâmica sugiro que leve uma reflexão.Como: "Aprender a aprender ou a desaprender o que é mais difícil?" ou ainda "No primeiro dia de aula", veja no google.


Para casa você pode passar uma atividade a qual lhe possibilite conhecê-los um pouco mais, até para entender certos comportamentos e ajudá-los junto a equipe pedagógica da escola, quando necessário.

Exemplo: represente através de desenhos, redação, poesia ou o que achar conveniente, os sentimentos que você mais experimenta em seu dia-a-dia. Destaque e assine. (Deixe-os seguros de que é um segredo entre vocês e que não haverá constrangimento algum.)

Para as aulas futuras sugiro que escreva no quadro os conceitos básicos que serão estudados na disciplina, como: religião; doutrinas; rituais; símbolos; cultura; como podemos chamar Deus (transcendente, ser divino, sobrenatural, supremo), entre outros e crie um exercício para que eles respondam a seu modo de pensar.

Um abraço e boas aulas.