sábado, 21 de setembro de 2013

SUGESTÃO PARA O 4º BIM

Sabemos que o quarto bimestre é pequeno e os alunos já não querem mais copiar, já estão mais cansados e loucos para que cheguem as férias. Nós professores também nos cansamos de estar na monotonia de usar o quadro-branco, cadernos (vistos) e provas. Então vai a dica:

Para todas as turmas, inclusive 6º ano, sugiro que no quarto bimestre trabalhe apenas com seminários e produção textual (uma lauda). No entanto, oriente os alunos a elaborar sua apresentação. Dê espaço para a pesquisa e para arrumarem as ideias, retirando dúvidas na semana seguinte.

DISTRIBUA A TURMA EM GRUPOS, COM NO MÁXIMO 4 ALUNOS.


SUGESTÃO DE TEMAS PARA 6º E 7º ANOS.
  • Respeito e preconceito;
  • Solidariedade;
  • Amizade;
  • Perdão;
  • A importância da higiene pessoal;
  • Puberdade;
  • Direitos da Criança e do Adolescente;
  • O que é família e sua importância;
  • O que é Felicidade;
  • O meio ambiente pede socorro.


A intenção é que eles formulem a apresentação de forma objetiva e atrativa, buscando interagir com a turma. Peça para que eles deem conceitos, exemplos práticos do dia-a-dia e pessoas ilustres que bem represente tais valores ou situações.


SUGESTÃO DE TEMAS PARA 8º E 9º ANOS.

  • Diversidade (religiosa, humana,cultural);
  • Motivação;
  • Obesidade: como adquirir hábitos de vida saudável;
  • Anorexia e bulimia- transtornos alimentares;
  • Autoestima;
  • Gratidão;
  • Superação;
  • Timidez;
  • Namoro;
  • Os tipos de amor; amor x paixão.
  • Amizade;
  • Elegância do comportamento (boas maneiras);
  • Trabalho e responsabilidade;
  • Intolerância religiosa e o ecumenismo;
  • As grandes religiões do mundo.(crenças e rituais)



SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO:

  • Coerência e organização das ideias;
  • Postura e participação de todos os alunos na apresentação;
  • Se sabem dar um feedback as perguntas realizadas pelo docente e/ou alunos;
  • Entrega da produção textual elaborada pelo grupo sobre o assunto apresentado;
  • Criatividade (cartazes; dinâmicas; entrega de folders, uso de Datashow, música, teatro, etc. )

Atividade Avaliativa para 8º e 9º ano


Atividade Avaliativa de Ensino Religioso

TEMAS: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL – TRABALHO EM EQUIPE – DIVERSIDADE- AUTOESTIMA

I-                    A partir da leitura do texto e conhecimentos acumulados responda as questões a seguir.

                         A Morte na empresa

    Uma empresa estava em situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores estavam desmotivados, os balanços não saíam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada.

     Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava de que as coisas andavam ruins e que não havia perspectivas de progresso na empresa. Eles achavam que alguém deveria tomar a iniciativa de reverter aquele processo.
     Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram, na portaria, um cartaz enorme, no qual estava escrito: Faleceu, ontem, a pessoa que impedia seu crescimento e o da empresa.

 Está convidado para o velório na quadra de esportes. No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas, depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando o crescimento da empresa.

A agitação na quadra de esporte era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam aproximando-se do caixão, a excitação aumentava:
— Quem será que estava atrapalhando meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu! Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam um seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e saíam cabisbaixos. Pois bem! Ocorre que, no visor do caixão, havia um espelho. Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: você mesmo!

     É muito fácil culpar os outros pelos problemas, mas já parou para pensar se você mesmo poderia ter feito algo para mudar a situação? É o único responsável por sua vida. Ela lhe foi entregue por Deus, o qual te deu livre arbítrio e terá de prestar contas do que fez com ela no final da sua existência. Aliás, o que está fazendo com sua vida?

Autor desconhecido

http://metaforas.com.br/morte-na-empresa

1.       Qual a mensagem que o texto pretende passar?

___________________________________________________________________________

2.       Segundo o palestrante Daniel Gobri, para crescer profissionalmente, ter sucesso, não basta ser inteligente, tem de ser motivado. O que você entende por motivação? ___________________________________________________________________________
3.       Grife no texto uma passagem em que o autor está provocando o leitor a refletir sobre sua postura diante da vida.

II-                  Marque as alternativas corretas.

1-      O uso da palavra morte no texto tem a intenção de:

a) Comunicar o falecimento de um funcionário antigo.

b) Provocar o desejo de mudança nos funcionários, para trocarem de empresa.

c) Sensibilizar e motivar os funcionários para que sejam mais confiantes e produtivos.

2-  Por que cada funcionário após vê quem atrapalhava a sua vida saía cabisbaixo?

a)      Porque quem falecera fora o amigo que trabalhava na mesma repartição da empresa e ele foi um traidor.

b)      Porque descobriu que a única pessoa capaz de limitar seu crescimento era aquele que refletia no espelho.

c)       Porque ficou decepcionado em ver morto um funcionário que não pegava no seu pé.

3-Trabalho em equipe significa...

a) O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou um determinado trabalho.

b) Que sempre haverá alguém sobrecarregado de trabalho, pois, sempre vai existir um preguiçoso.

c) É um trabalho coletivo que objetiva atender o interesse de uma pessoa.

4- Sobre relacionamento interpessoal marque a alternativa INCORRETA.

 a)      Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas.

b)      Relacionamento interpessoal significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre as pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.

c)       Está associado à capacidade de interação e habilidade de saber aceitar as pessoas como elas são.

d)      Todas as alternativas anteriores estão erradas.


5- Leia o fragmento abaixo e formule seu próprio conceito de diversidade.

A Diversidade como o próprio nome já diz, nos faz refletir que mesmo na semelhança encontramos a heterogeneidade, a diferença. Somos seres humanos, pertencemos a uma mesma espécie, no entanto, apresentamos gêneros diferentes, gostos, posturas e crenças também diferentes. São muitos os aspectos que compõem a diversidade e enriquece as relações humanas. Encontramos essa diversidade na linguagem, no estilo de roupa, de dança e/ou de música, nos tipos de crenças, nos hábitos alimentares, nas características físicas das pessoas, nas formas de pensamentos de gerações diferentes (jovens x idosos). E conhecer a diversidade é aprender a conviver e respeitar o próximo, e por que não dizer dar mais entusiasmo a vida? Imagine se todos fossem iguais, como o mundo seria chato!

Maria Aparecida de Souza

_________________________________________________________________________________


5.1- Sobre diversidade marque a alternativa Incorreta.

a) A diversidade nada tem a ver com comportamentos, etnias, diferentes culturas e gerações.

b) Diversidade é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através da escolha: corte de cabelo, ou até mesmo de coisas da própria natureza: cor dos olhos.

c) Na escola a aceitação civilizada da diversidade está longe de ser suficiente, pois alguns alunos insistem em praticar bullying com outros que tem características, gostos e manias diferentes deles.
6- Cite características de uma pessoa que tem uma boa autoestima.

_____________________________________________________________________________

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Atividade Avaliativa para 7º ano- Meio Ambiente


Atividade Avaliativa de Ensino Religioso

I-                    Sobre o tema meio ambiente discutido em seminários, e a partir da leitura do texto abaixo, responda as questões que se seguem:



 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.

Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capaciadade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”

Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.


http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html


Disponível em:http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html

1-      Explique com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2-      Cite duas ações que você e sua família podem praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3-      Escolha um dos quatro elementos e complete as lacunas: (água, fogo, ar e terra)


Elemento:__________________________________________________________

Simbologia:_________________________________________________________

Qual a importância dele para a vida na terra:

__________________________________________________________________

Problemas ocasionados pelo homem que envolve esse elemento (causas e consequências). ___________________________________________________________________

4-      Associe:

(1) reciclagem                                                  (         )Separação do lixo por categoria

(2) degradação                                                (         )destruição do meio ambiente

(3) reflorestamento                                      (         )reaproveitamento da matéria-prima

(5) Coleta seletiva                                          (         )recuperação do solo

II- Se você fosse convidado a criar um slogan (frase)  para um projeto de sustentabilidade, qual sugeria?

_________________________________________________________________________

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atividade Avaliativa para o 6º Ano - Nomes sagrados do Ser Supremo


I-                    A partir da leitura do texto e conhecimentos acumulados responda as questões a seguir.

Ser Supremo e os nomes sagrados que recebem em culturas diversas.

As tradições religiosas escritas dão vários nomes ao deus supremo: Alá, para o Islamismo; Adonai, para os Judeus; Jeová para os cristãos; Brahma (deus criador), Visnhu (deus da conservação) e Shiva (deus da distruição), no livro dos Vedas do hinduísmo, religião politeísta. Os Índios Guaranis, por exemplo, chamam o deus criador de Maíra; já os kaingang o chamam Tupe, os tapuias o chamam Tupã, enquanto os Kulina preferem chamá-lo de Simukari. Para os ciganos ele é Duvel Barô.  Os africanos de cultura Iorubá, trazidos ao Brasil na época da escravidão, chamam o criador pelo nome de Olorum, enquanto os de origem bantu o chamam de Nzambi ou Kalunga. Em outras regiões da África ele é invocado com o nome Mulungu. Já os japoneses xintoístas preferem chamá-lo de  Kami Samá. As tradições religiosas acreditam e ensinam que o ser supremo é bondoso para com todos.

Texto adapatado.

1-      Qual o nome do ser supremo para os judeus?________________________

2-      Alcorão é o livro sagrado de que religião? (marque x)

(     ) Cristianismo         (    ) Hinduísmo    (      ) Islamismo

3-      Sabendo que religião monoteísta é aquela que acredita em apenas um Deus, cite duas religiões:___________________________________________________________

4-      Cite uma religião politeísta:___________________________________________

5-      Tradições orais são aquelas que não possuem livro sagrado. Cite duas tradições orais.______________________________________________________________

6-      Coloque V para verdadeiro e F para falso nos parênteses:

(          ) As tradições religiosas orais, como os cristãos e islâmicos, conservam suas narrativas sagradas por meio do ensinamento dos adultos para as crianças.

(            ) Maíra é como se chama o ser divino para os índios guaranis.

7-      Complete:

a-O ser divino na tradição cigana, chama-se____________________________

b-  ___________________________é o nome que recebe o ser divino de cultura africana Iorubá.

c- Acerca do ser supremo as tradições religiosas ensinam que ele é ______________________________________________________________________

II-                Associe as colunas:


(1) Politeísmo                    (       ) É uma religião monoteísta

(2) Bíblia Sagrada             (        ) Crença em vários deuses

(3) Kalunga                        (        ) Livro sagrado do cristianismo é...

(4) Shiva                              (        ) Deus da destruição, no hinduídmo é...

(5) Islamismo                      (       ) Para africanos de origem bantu deus se chama...

(6) Vedas                               (       ) Livro sagrado do hinduísmo é...