segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tema: a valorização de si e do outro.


O que é Relacionamento Interpessoal?

            Relacionamento interpessoal significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre as pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.

            Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. Quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.

            O homem é a única criatura consciente. E é essa consciência que o torna capaz de controlar seus atos e ser capaz de fazer escolhas, assim como de se relacionar com outras. Qualquer relacionamento envolve expectativas, responsabilidades, decepções, vantagens, enfim, apenas o fato de se envolver ao menos duas pessoas já faz desse envolvimento algo especial. Perceba que, quando nos amamos somos capazes de amor o próximo. Dê valor e respeito as pessoas que receberás de volta.

            A forma como uma pessoa se relaciona com os outros, na vida pessoal ou profissional, faz parte do relacionamento interpessoal. Coisas simples, em nosso cotidiano, como: cumprimentar, agradecer, pedir licença (bom dia, obrigado, posso?), podem fazer bastante diferença em qualquer relacionamento.

            O relacionamento interpessoal consiste na relação desenvolvida entre duas ou mais pessoas e na forma como se estabelece a comunicação entre elas. Está associado à capacidade de interação e habilidade de saber aceitar as pessoas como elas são.


            É comum o termo “relacionamento” remeter a relação amorosa entre um casal quando se usa a palavra isolada. Por exemplo: “O meu relacionamento não vai bem”. No contexto afetivo, o termo também surge nas diferentes maneiras de se relacionar com alguém: relacionamento à distância, relacionamento sério, etc. No contexto familiar, o relacionamento entre pais e filhos, ou entre irmãos, é um tema que muito se discute sob a perspectiva dos inúmeros problemas criados quando não há uma ligação forte e bem estruturada entre os membros de uma família.Vamos rever nossos comportamentos e fortificar nossos relacionamentos?


           

Disponível em: http://www.significados.com.br/relacionamento/ - texto adaptado.

Vocabulário:

Recíproca: mútua (dar e se recebe ao mesmo tempo)

Atributos: qualidades (características)

Empatia: Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa.


ATIVIDADE

1-A partir da leitura do texto e de suas experiências de vida, responda:
O que você entende por relacionamento interpessoal?

a) De acordo com o texto, o que torna um relacionamento difícil?

b) Para você o que é necessário para haver um bom relacionamento, quer seja em casa, na família, na escola ou com os vizinhos?

c) Que tipos de boas maneiras são sempre bem-vindas em qualquer relacionamento?

d) Você já agiu com empatia? Conte uma situação.

e) O homem é a única criatura consciente, isso significa que sempre toma decisões certas? O que deve ser levado em consideração quando se toma uma decisão em qualquer área de nossas vidas?

f)Você já experimentou consequências difíceis de uma decisão errada que tomou? Conte-nos sua experiência e deixe um conselho.

g) Quais são as qualidades de uma pessoa que você costuma apreciar (admirar)? E quais as que você abomina (detesta)?

2- Como você avalia seu comportamento... (marque x)

  • Na escola com (funcionários,professores e equipe pedagógica): 
                                        (     )bom     (    ) precisa melhorar

  • Com os colegas:   (    ) bom      (   )precisa melhorar

  • Na família:             (    )bom     (   )precisa melhorar

3- Feita a avaliação acima, responda:

-Que sentimentos são mais comuns no seu dia-a-dia?

-Você acha que faz o melhor que pode para tornar o convívio com as pessoas do seu dia-a-dia feliz? Em que aspecto você deveria mudar?

4 comentários:

  1. Olá cara Mara, gostei muito deste seus trabalhos didáticos, são bem reflexíveis.
    Gostaria de saber se posso trabalhar utilizando alguns destas reflexões e textos didáticos?, abraço, Laercio.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse texto, é uma reflexão para repensarmo como estamos tratando nosso próximo, de como estamos agindo diante dos problemas dos outros e o quanto as vezes somos egoístas ao achar que nossos problemas são maiores em quanto é nada se compararmos com os problemas de muitos que estão sofrendo.Faz também entendermos que os problemas alheios de certa forma também é nosso e que não devemos fechar os olhos ao sofrimento alheio.

    ResponderExcluir
  3. Qual é o maior desafio nas diferenças

    ResponderExcluir