quinta-feira, 26 de julho de 2012

Texto e Atividade 5


Vendo com o coração

Além das descobertas científicas, invenções tecnológicas e habilidades artísticas, o homem precisa desenvolver a potencialidade das emoções, dos sentimentos, dos afetos, da ternura. Os antigos localizavam no coração a fonte dessas qualidades. A palavra “coração” vem do latim cor ou cordis. Dela deriva as palavras cordial e cordialidade. Cordialidade é a qualidade de quem é cordial: amoroso, afetuoso, compreensivo e sensível às necessidades dos outros.

O ser humano deve ver e interpretar a natureza, o mundo, pela inteligência e pelo coração. É importante aprender matemática, informática, ciências e tecnologia, mas isso não basta. Quem não desenvolve as qualidades do coração é uma pessoa humanamente deficiente. E, com certeza, não é feliz. A cordialidade é uma maneira de ser, de viver com e para os outros. Ela é a base, o fundamento do relacionamento humano.

Jesus diz que pelos frutos se conhece a qualidade de uma árvore. Toda árvore boa dá bons frutos e a árvore má dá maus frutos.(Mateus 7,17-18)

Quais são os frutos da nossa sociedade?

Tecnologia, ciência, informática, grande produção, pesquisas, mas... e a cordialidade? E as qualidades do coração? Apesar do fantástico desenvolvimento tecnológico e de produção de riquezas, dois terços da humanidade não tem alimento, moradia, cultura e a qualidade de vida de que toda pessoa precisa para se realizar, ser feliz. Esse é o fruto ruim da humanidade, que ainda não descobriu o valor do coração.

Agora responda as questões.

a)      O que é cordialidade?

b)      Explique a frase: “O ser humano deve ver e interpretar a natureza, o mundo, pela inteligência e pelo coração.”

c)      Quais as potencialidades humanas mais importantes? Por quê?

d)      Como se explica o fato de que dois terços da humanidade não têm o alimento, a moradia, a cultura e a qualidade de vida, necessários para ser feliz?

e)    O ser humano possui um leque de potencialidades ou capacidades para desenvolver. Classifique as palavras em potencialidades da inteligência e do coração.





- Marque um X nas expressões que complementam a frase: “Há cordialidade quando as pessoas...”

a)Se tratam bem.            b)Mostram-se gentis.                      c)Ignoram os outros.

d)Se compreendem.     e) Falam mal uma das outras.   f)Se ajudam mutuamente.

g)Se preocupam com o bem estar de todos.             h)Se tratam com indiferença.

- O que é empatia? (ver dicionário)



 

9 comentários: